NCAA 09: Destaques da segunda rodada

Escrito por
Publicado em: 22/03/2009

Começou a acompanhar agora e não sabe o que aconteceu na primeira rodada? Clique aqui.

Enquanto isso vai mais um resumão.

Destaques positivos:

Cole Aldrich é uma dessas surpresas que estoura antes do tempo por causa da pressão e vontade de vencer no torneio mata-mata. Cotado para sair no draft do ano que vém, Aldrich simplesmente mandou um triple double com 13 pontos, 20 rebotes e 10 tocos. Tá certo que o adversário era Dayton que não é lá grande coisa, mas Aldrich foi simplesmente a presença defensiva mais dominante do torneio até agora.

Blake Griffin foi a presença ofensiva mais dominante da rodada. Contra a forte defesa de Michigan o pivô fez simplesmente 33 pontos (70% de acertos), 17 rebotes (oito ofensivos). Mesmo que Oklahoma sofra uma eventual eliminação, apenas Ricky Rubio seria capaz de tirar a primeira escolha do draft deste ano de Blake Griffin.

Destaques negativos:

Quem mais uma vez deixou a desejar foi o armador de Arizona State, James Harden. O jogador do ano da Pac 10 fez um primeiro tempo apático contra Syracuse, quando não acertou um arremesso sequer. Já no segundo tempo mostrou um pouco daquilo que se espera dele. Mas os deuses da NCAA não perdoam quem dá mole, e Harden voltará para Tempe ao invés de viajar para Memphis.

Hasheem Thabeet pivô grandalhão (foto) da Uconn ganhou prêmio de melhor jogador da conferência Big East e vem sendo cotado como um dos melhores jogadores do draft desse ano. Mas não passou de medíocre com seis pontos, quatro faltas e quatro rebotes contra o pivô da Texas A&M, Bryan Davis (12 pontos, nove rebotes). Seu técnico e membro do hall da fama, Jim Calhoun que não pode estar presente no primeiro jogo do mata-mata ainda teve a petulância de dizer “A sorte dos aggies foi que Thabeet não precisou jogar”. Hmmm então tá.

Em tempo: em determinado momento de reação da Texas A&M, Thabeet saiu do banco e sentou próximo ao meio da quadra, sem que Calhoun tivesse dado o comando. Levou uma bronca sem tamanho.

Falou demais:

O armador venezuelano Greivis Vasquez, destaque da última rodada, deu declarações antes da partida entre Maryland e Memphis de que a atual equipe vice-campeã do torneio vence seus jogos apenas porque seus oponentes jogam com medo. O resultado? Memphis 89-70 Maryland.

Balança mas não cai:

Foi no último segundo, mas a vitória de Gonzaga veio contra Western Kentucky. O armador Demetri Goodson teve que correr a quadra toda e conseguiu soltar a bola com 0.9s faltando para o estouro do cronômetro.

Eu pensava que depois do primeiro jogo Louisville acordaria e dominaria a candidata a cinderela do ano, Siena. Não foi o que aconteceu. Mais uma vez os Cardinals demonstraram marra que quase acabou custando a vitória.

Balança e cai:

O único jogo da rodada que o favorito não levou ocorreu foi Purdue e Washington. Os Huskies de Isaiah Thomas não foram páreo para os Boilemakers que ficaram sem um pedido de tempo sequer faltando três minutos para o final da partida.

Números e fatos do torneio:

– Restam apenas duas das sete equipes da conferência ACC que receberam vagas no torneio: Duke e UNC.

– Apenas seis jogadores conseguiram o triple-double na história do torneio mata-mata: Gary Grant (Michigan, 1987), Shaquille O’Neal (LSU, 1992), David Cain (St. John’s, 1993), Andre Miller (Utah, 1998), Dwyane Wade (Marquette, 2003) e claro Cole Aldrich (Kansas, 2009).

– Jim Boeheim técnico do hall da fama e de Syracuse está a uma vitória da marca de 800 em sua carreira. Mas a tarefa será difícil: os Orangeman vão ter que encarar Blake Griffin na próxima rodada.

Cinderela:

Só essa da foto ao lado já que as candidatas Siena e Cleveland State ficaram nessa rodada. Agora resta apenas Arizona como potencial cinderela desse ano. Os Wildcats vão pegar justamente Louisville que anda dando chance pro azar.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273