Sobre o Draft

Quando surgiu a idéia de fazer um site especializado em DRAFT em língua portuguesa, sabíamos que não iríamos atrair para as nossas páginas apenas os especialistas no assunto, nem apenas o público fiel que acompanha a NBA sempre. Estaríamos mexendo também com o pessoal que tem pouco acesso aos sites estrangeiros e às notícias da liga profissional americana. Foi pensando nisso é que criamos essa sessão, que serve para tirar as dúvidas dos marinheiros de primeira (segunda, terceira e quarta também, por que não?) viagem, dos que gostariam de saber questões triviais sobre o tal DRAFT – e também sobre a NBA, por conseqüência – e não tem para quem perguntar. Seguem algumas perguntas freqüentes:

O que é DRAFT?

A melhor tradução para a palavra DRAFT é recrutamento. As 30 equipes da NBA têm direito a escolher um jogador por rodada. Na noite do Draft, 60 jogadores devem ser escolhidos. Os jogadores selecionados não podem ter contrato e nem ter jogado em nenhuma equipe da NBA.

Como se define a ordem das escolhas?

A loteria foi instituída no draft da NBA pela primeira vez no ano de 1985. De lá para cá, as regras foram se alterando, até que em 1990 chegamos ao formato atual, que é também conhecido como “Sistema dos pesos”.

O sistema funciona da seguinte forma:

1. Participam da loteria do draft todas as equipes da NBA que não se classificaram para os playoffs. Como a NBA é formada atualmente por 30 times, podemos dizer que o sorteio é realizado entre 14 equipes, já que 16 participam dos playoffs.

2. A loteria sorteia apenas as 3 primeiras escolhas do draft.

3. Para que as equipes com piores campanhas tivessem maiores chances de ficarem com alguma das 3 primeiras escolhas do draft, foi instituido o sistema dos pesos, no qual a equipe com a pior campanha de toda NBA possuí uma probabilidade maior de ser sorteada, sendo que a penúltima equipe na temporada tem uma probabilidade um pouco menor e, assim sucessivamente, até a 14ª pior equipe da NBA que terá uma chance mínima de ser sorteada.
Na prática, esta probabilidade é determinada pelo número de bolinhas de cada equipe usadas no sorteio.

4. Uma vez sorteadas as 3 primeiras escolhas do draft, a ordem da 4ª a 14ª escolha é estipulada de acordo com a campanha de cada equipe, ou seja, a 4ª escolha irá para a equipe que pior campanha teve dentre aquelas que não foram sorteadas, a 5ª escolha irá para a segunda pior campanha e assim por diante.

5. A ordem de escolha das equipes participarem dos playoffs é definida de acordo com a sua campanha, sendo que a equipe com a melhor campanha da NBA terá direito a 30ª e última escolha do primeiro round do draft.

6. Não existe loteria no segundo round do draft, sendo a ordem determinada unicamente de acordo com as campanhas das equipes na temporada regular.

Por que existem equipes que têm mais de uma escolha no mesmo round?

A escolha é de posse de cada equipe porém, não é intransferível. Ela pode ser negociada. Existem negociações que, buscando um planejamento futuro, uma das equipes aceita como parte do acordo a futura escolha de uma das equipes. Desta maneira, é possível vermos equipes com várias escolhas no mesmo round, todas frutos de uma negociação anterior.

Os jogadores draftados são obrigados a jogar na temporada seguinte?

Não. Os jogadores draftados podem ou não jogar. A escolha é do treinador da equipe. Algumas equipes optam por deixar o jogador no banco pegando experiência no primeiro ano. Kobe Bryant passou por isso. Existem os jogadores que, mesmo draftados, continuam a carreira em seus clubes. Depois de um tempo, quando o time achar por bem que ele sirva à NBA, se ainda estiver em vigor o contrato, ele poderá engrossar o elenco do clube que o draftou. Caso assim aconteceu com Manu Ginóbili, do San Antonio Spurs.

Qualquer um pode se inscrever para o Draft?

Se tiver talento, um bom empresário (isso é fundamental) e uma excelente condição atlética sim. Porém, é necessário que os times se interessem por você. Para isso, uma temporada de treinamentos nos Estados Unidos é indispensável. Até os jogadores mais rodados passam por isso. Trata-se de uma série de treinamentos, denominados workouts que testam não só o seu jogo individual, como o coletivo, as suas fraquezas, especificidades e suas performances físicas e mentais.

Qual a idade mínima e a idade máxima para participar do Draft ?

Até anos atrás, qualquer jogador residente nos EUA podia se inscrever no Draft a partir do momento em que termina o segundo grau escolar, até completar o seu curso universitário. Com o excesso de jovens mal formados na liga, criou-se a nova regra de que agora por lá o jogador tem de ter passagem de pelo menos um ano pela universidade.

Já um jogador estrangeiro, ou melhor, que não resida nos EUA, pode se inscrever para o Draft até o ano em que completa 22 anos. Neste caso, a idade mínima para se inscrever é de 18 anos (completados até a data do Draft).

O que é a lista de pré-inscritos do Draft ?

Todos os jogadores que não completaram o seu curso universitário nos EUA, assim como todos aqueles que residam fora do país, deverão expressar o seu desejo de participar do Draft através de uma carta que deverá ser encaminhada à direção da liga com uma antecedência mínima de 45 dias da data do Draft.

Esses jogadores podem desitir de participar do Draft, comunicando a sua desistência à direção da liga com uma antecedência mínima de 7 dias da data do Draft.

Os jogadores residentes nos EUA e que concluiram o seu curso universitário estarão automaticamente inscritos para o Draft do ano de sua formatura, não sendo necessária a pré-inscrição.

O que acontece com quem não foi escolhido ?

Os jogadores inscritos e não escolhidos no Draft, assim como aqueles com idade superior à máxima permitida para o Draft, tornará-se-ão automaticamente calouros agentes livres, podendo negociar livremente com qualquer equipe da liga.