40 anos do primeiro Naismith

Escrito por
Publicado em: 31/01/2009

O Naismith Award é o prêmio equivalente ao MVP da NBA, que é dado para o melhor jogador de basquete da NCAA da temporada.

Exatamente 40 anos atrás um jovem pivô magricela conhecido como Lew Alcindor da UCLA faturou o primeiro prêmio da história. As estatísticas oficiais anotadas na época eram 24 PPG, 14.7 RPG e a marca de 63.5% de acerto nos arremessos.

Importante lembrar que ao final do campeonato de 1967 a NCAA baniu a enterrada dos campeonatos universitários, justamente numa tentativa de tirar a maior arma ofensiva de Lew. As enterradas voltaram na década seguinte.

Esse ano o mais cotado para receber o prêmio é outro jovem pivô, mas dessa vez de Oklahoma, Blake Griffin – cá entre nós, com muito mais massa muscular que o primeiro vencedor. Griffin que vem mantendo 22.5 PPG, 14 RPG além da marca de 63.2% de acerto nos arremessos enquanto os Sooners vão fazendo uma campanha decente e podem até surpreender.

Mas faleremos de Griffin outro dia. A onda do DB agora é retro. Então vamos recordar a partida da final daquele campeonato de 69 vencido pela UCLA de Lew contra Purdue.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273