Resumo – Elite 8 – March Madness

Escrito por
Publicado em: 31/03/2013

Estamos quase na reta final do March Madness de 2013. E os 4 jogos do ‘Elite 8’ nos proporcionaram muita garra, devoção e emoção em quadra entre os dias 30 e 31/03. As equipes, assim como seus jogadores, buscaram um único objetivo: o caminho para o Final Four em Atlanta, entre os dias 06 e 08/04.

Vitórias amplas, partidas decididas na última posse de bola e as famosas “Cinderelas” bailando pelas finais das regiões. Vimos tudo isso ao longo do NCAA Tournament.  Confira o resumo do blog do Draft Brasil das partidas realizadas nos últimos 2 dias da competição mais “maluca” de todo o território norte-americano.

(3) Marquette 39X55 Syracuse (4)

Foram 40 minutos de pressão e marcação sufocante, de arremessos forçados e confiança nos companheiros de time. Quando executada com perfeição, não há nada melhor do que a defesa por zona implantada por Syracuse em meia quadra. Pela 2ª partida seguida, Syracuse anulou seu adversário e esmagou Marquette por 55X39 para alcançar sua 4ª passagem para o Final Four – a 1ª desde o título de 2003, quando foram liderados pelo astro do New York Knicks, Carmelo Anthony.

ncaa_elite8_jsoutherland

Graças a defesa ‘2-3’ por zona e ao ala James Southerland, Syracuse está de volta ao Final Four.

Os Orange foram comandados pelos 16 pontos do ala James Southerland e pela performance quase completa do armador Michael Carter-Williams (12 pontos, 8 rebotes, 6 assistências e 5 roubadas de bola), limitando os Golden Eagles a um aproveitamento de apenas 22 % dos arremessos de quadra e forçando 13 erros do adversário. O maior pontuador de Marquette, que tinha marcado apenas 7 pontos nos primeiros 14 minutos de partida, foi o armador Vander Blue com somente 14 pontos.

(2) Ohio St. 66X7o Wichita St. (9)

A ‘Cinderela’ vai bailar em Atlanta. Ou melhor, Wichita State. Os Shockers asseguraram uma vaga no Final Four – o que não ocorria desde 1965 – com uma surpreendente vitória sobre Ohio St. por 70X66. Dependendo do ponto de vista, esta partida pode ser considerada uma tentativa de virada por parte dos Buckeyes ou uma sobrevivência por parte de Wichita St., que chegou a abrir 20 pontos de vantagem, antes da furiosa reação de Ohio St. que diminui a diferença para somente 3 pontos nos últimos 3 minutos da partida.

ncaa_elite8_marmstead

O armador Malcolm Armstead lotou as estatísticas na surpreendente vitória da ‘Cinderela’ Wichita State.

A grande atuação da partida foi a do armador dos Shockers, Malcolm Armstead, que totalizou 14 pontos, 7 rebotes, 3 assistências e 3 roubadas de bola. Ao lado dele, os arremessos do ala Cleanthony Early (12 pontos) e do armador Fred Van Vleet (12 pontos) também foram fundamentais para o triunfo de Wichita State. Já pelo lado dos Buckeyes, o destaque ficou para o ala Deshaun Thomas que marcou 21 pontos, porém errou 9 dos seus primeiros 12 arremessos na partida.

(3) Florida 59X79 Michigan (4)

A equipe de Michigan tinha a resposta perfeita para qualquer tipo de tentativa por parte de Florida: o armador Nik Stauskas. Liderados por ele e mais 2 armadores titulares, os Wolverines controlaram o placar contra os Gators sempre acima dos 10 pontos de vantagem na esmagadora vitória por 79X59. Michigan não chegava ao Final Four desde os áureos tempos do ‘Fab Five’ em 1992 e 1993.

ncaa_elite8_nstauskas

O armador Nik Stauskas de Michigan foi quase perfeito nos arremessos de quadra contra a Florida.

Stauskas anotou 22 pontos enquanto converteu um aproveitamento de 7-8 nos arremessos e todas as suas 6 tentativas da linha de 3 pontos. Trey Burke, apesar de jogar com dores nas costas, marcou 15 pontos e Mitch McGary somou outros 11 pontos, além de 9 rebotes e 5 roubadas de bola. Pelo lado da Florida, o armador Kenny Boynton registrou 13 pontos, porém permitiram que Michigan acertassem 47 % dos arremessos de quadra e 50 % da linha de 3 pontos.

(1) Louisville 85X63 Duke (2)

Emocionados e chocados com a terrível contusão do companheiro Kevin Ware, o treinador Rick Pitino e os outros jogadores de Louisville não tinham a mínima ideia de como reagir a isto com praticamente um tempo e meio para se jogar. Mas Ware, ainda ao chão, os encorajou com apenas uma frase: “Voltem lá e ganhem a partida!”. Apesar da partida ser ofuscada pela grave fratura na perna de Ware, os Cardinals superaram sua dor, venceram Duke por 85X63 e carimbaram pela 2ª vez seguida o passaporte para o Final Four.

ncaa_elite8_rsmith

O armador Russ Smith ajudou Louisville a carimbar o passaporte para o Final Four pelo 2º ano seguido.

Liderados pelo trio Russ Smith (23 pontos), Peyton Siva (16 pontos) e Gorgui Deng (14 pontos e 11 rebotes), Louisville conseguiu abrir uma grande vantagem no 2º tempo, graças uma seqüência de 20X4 que minou qualquer tipo de reação por parte dos Blue Devils. Aliás, o melhor jogador de Duke – por incrível que pareça – não foi o armador Seth Curry (12 pontos e aproveitamento de 3-9 nos arremessos). Foi o ala Mason Plumlee, que terminou a partida com 17 pontos e 12 rebotes.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273