Paulistano segue imbatível contra Franca e abre 1-0 no playoff semifinal

Escrito por
Publicado em: 2/01/2009

(Ainda hoje, mais atualizações)

Começa na próxima segunda-feira, dia 5 de janeiro, as semifinais, em séries melhor de cinco, do Campeonato Paulista de Basquete. A data marca também o início da cobertura do basquete brasileiro pelo Draft Brasil neste 2009. Um dos representantes da capital paulista viaja à cidade mais basqueteira do país para o jogo 1, para enfrentar a pressão da torcida Francana e o bom time comandado por Hélio Rubens. Se o mando de quadra por ter feito a melhor campanha na fase de classificação pesa pró Franca, o adversário ameaça por um motivo em especial: venceu os dois duelos na fase preliminar.

Celebrando o ano que se inicia e dando o cartão de visitas da nossa cobertura, preparamos um inédito pré-jogo.

Fase de Classificação: 2-0 Paulistano

Em Franca, 77 X 72 (estatísticas aqui)

Em São Paulo, 103 X 90 (estatísticas aqui)

Segunda-feira:

Local: Pedrocão (6 mil lugares)

As portas do ginásio serão abertas às 19h. Os ingressos custam de R$6,00 a R$ 10,00.

Transmissão: ESPN Brasil, Rádio Difusora e Rádio Hertz.

Pedrocão

Franca Basquetebol (22-6, 3 X 1 no GRSA/Bauru BT)

Titulares: Helinho, Márcio, Felipe, Rogério, Drudi

Principais Reservas: Guilherme Luz e Matheus

Técnico: Hélio Rubens


William Drudi - Foto: Databasket

Destaque Individual: William Drudi (14.5 pontos e 6.5 rebotes por jogo)

A expectativa do jogo: com a palavra, Guilherme Luz.

Quais as expectativas para o início dos playoffs, o que esperar do Paulistano?

O Paulistano é uma equipe muito bem estruturada, que utiliza muito a sua juventude, imprimindo um ritmo muito forte de jogo. Possui jogadores de muita qualidade, que são muito perigosos porque jogam com muita confiança do treinador.

Alguma estratégia especial para vencê-los, já que foram duas derrotas na fase de classificação?

Estamos nos preparando de diversas formas, mas se eu te falar alguma surpresa, não seria mais surpresa. (risos) Eles sabem bem como jogar contra o nosso time, mas estamos nos preparando muito bem pras armadilhas que caímos durante a temporada regular.

Paulistano/DIX Saúde (21-7, 3 X 2 no Ulbra/ Rio Claro)

Titulares: Fernando Pena, Fusco, Dedé, Thomas e Atílio

Principais reservas: Fransérgio, Mineiro, Tiaguinho, Mathias

Técnico: João Marcelo

Destaque Individual: Dedé (20.7 pontos por jogo)

A expectativa do jogo: com a palavra, João Marcelo.

O time vai de Fernando Pena, Fusco, Dedé, Thomas e Atílio mesmo? evezam Fransérgio, Mineiro, Tiaguinho, Mathias como principais reservas? Ou você planeja alguma novidade para surpreender Franca?

Correto. Vamos iniciar com esta formação no primeiro jogo, mas com possibilidades de, na continuação da série, podermos mudar o quinteto inicial se necessário.

O que sua equipe tem que fazer para conseguir roubar essa primeira vitória lá?

Por estar em desvantagem na série temos que ganhar ao menos uma partida em Franca. E para conseguir nosso objetivo final são necessárias três vitórias, não importa a ordem com que elas acontecam. É importante a equipe estar focada e jogar toda a série com consistência e regularidade.
Qual sua principal preocupação relacionada a essa primeira partida?
Além da qualidade da equipe de Franca, existe o fator “torcida” que irá lotar o Pedrocão e é o sexto jogador do time. Temos que ter “equilíbrio emocional” para realizarmos nosso plano de jogo do inicio ao final da partida. O principio fundamental para conseguirmos êxito é sem duvida a defesa.

A opinião do especialista: com a palavra, Paulo Murilo.

As duas vezes que Franca X Paulistano se enfrentaram na fase de classificação, deu Paulistano… mas Franca tem a melhor campanha e o mando de quadra. O que o senhor espera desse playoff?

Vai ser duríssimo,não pelo fator casa, e sim pela diferença de sistemas que se utilizam.Infelizmente, Franca perdeu seu pivô.

O que cha que pode fazer a diferença?

Os armadores de Franca, que são 4 de ótima técnica, podendo permanecer em duplas pelo jogo inteiro. O Paulistano não tem essa vantagem, apesar do rebote superior.

Nesse primeiro jogo, no Pedrocão, qual a chave da vitória para Franca? Se tivesse que dizer algo a Hélio para ajudá-lo a vencer o jogo, o que diria?

O que sempre venho dizendo no blog. Use os dois armadores fora do perímetro e faça seus homens altos transitarem permanentemente dentro do perímetro. Essa ação deixa a defesa compromissada na marcação individual, abrindo espaços pelos constantes deslocamentos ofensivos. E a defesa fica mais ágil com dois armadores.

E para João Marcelo, que como o senhor mesmo disse, não tem esses armadores da mesma qualidade de Franca, qual será a saída?

Achar uma solução defensiva baseada permanentemente na anteposição às linhas de passe, pois possui sólido contra-ataque e boa tabela.

Próximos Jogos:

06 de janeiro de 2009 (terça-feira)
20h00 – Vivo/Franca BC x Paulistano/Amil, em Franca (SP)

09 de janeiro de 2009 (sexta-feira)
18h00 – Paulistano/Amil x Vivo/Franca BC, em São Paulo (SP)

10 de janeiro de 2009 (sábado) – se necessário
18h00 – Paulistano/Amil x Vivo/Franca BC, em São Paulo (SP)

15 de janeiro de 2009 (quinta-feira) – se necessário
20h00 – Vivo/Franca BC x Paulistano/Amil, em Franca (SP)

Texto e Edição de Guilherme Tadeu de Paula (guilherme@draftbrasil.net)

Colaboraram: Carlos Henrique Gonçalves e Gustavo Godoi da Silva

order=”0″></a>

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273