Comparado ao NBB, parece outro esporte: e o Barça sai na frente do Tau na final da liga espanhola

Escrito por
Publicado em: 11/06/2009

É uma experiência intrigante ver o jogo 1 da final da liga ACB algumas horas depois de acompanhar o jogo inaugural da final brasileira. Sem vontade de crítica barata, sem querer pegar no pé, sem piadinha fora de hora: parece mesmo outro esporte.

Em que se pese a loucura que foi o final do jogo, o confronto entre Tau Cerámica e Barcelona mostrou um basquete de altíssimo nível, em um confronto de equipes que já se enfrentaram dez vezes ao longo da temporada (7-3 para o Barça até aqui). Aliás, a freguesia dos atuais campeões espanhóis ganhou mais eco quando a equipe foi eliminada pelos rivais nas quartas-de-final da competição mais importante do continente, a Euroliga, há pouco mais de um mês.

A vitória do Barça de hoje, por 82-80 veio na penúltima bola do jogo, em um tiro absolutamente fantástico de Basile (vídeo abaixo), primeira cesta que este fez na partida(!!!). John Lucas III teve a chance ainda de um tiro final, pra três, desmarcado, mas foi lamentável na execução. O triunfo dá aos barcelonistas a chance de decidir em casa (a série é melhor de cinco, duas em Vitória, duas em Barcelona, uma em Vitória).

Sobre o jogo, deve-se destacar a ótima atuação do pivô australiano David Andersen, além das ótimas contribuições do banco que vieram com Fran Vasquez e Ersan Ilyasova. O brasileiro Tiago Splitter esteve bem, mas não o suficiente para parar o poderoso garrafão catalão (sobretudo com o já citado australiano). Aqui você confere as estatísticas da partida.

Nos últimos 14 anos, a equipe que venceu o primeiro jogo nas finais da liga ACB, levou o caneco para casa. Se de um lado, o título, além de bi, representaria ao Tau Cerámica a tríplice coroa (já venceu a Copa e a Supercopa da Espanha), do outro, é a última chance dos catalães conseguirem salvar o ano. Sábado as equipes voltam à quadra.

Foto: ACB.com

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273