Com novidades, NBB 5 é lançado oficialmente em festa na capital federal

Escrito por
Publicado em: 10/11/2012
Jogadores e treinadores ilustres do basquete marcaram presença no lançamento oficial do NBB 5. (Crédito: João Pires/LNB)

Em festa realizada em Brasília na tarde desta sexta-feira, dia 09/11, a LNB (Liga Nacional de Basquete) lançou oficialmente a 5ª edição do NBB em evento realizado no Memorial JK, museu que preserva a história intacta de um dos grandes presidentes e sonhadores brasileiros (leia aqui a coluna de Guilherme Buso, sobre o mais novo símbolo da capital federal idealizada por Juscelino Kubitschek).

O Draft Brasil compareceu ao lançamento oficial do NBB 5 (confira aqui nosso álbum de fotos no Facebook), que contou com a presença e de diversas personalidades do basquete nacional, entre elas, dirigentes, treinadores (José Vidal, Lula Ferreira, Ênio Vecchi, Régis Marrelli, Alberto Bial, José Neto, Jorge Guerra, Demétrius Ferracciú entre outros) e jogadores  das 18 equipes participantes (Larry Taylor, Marcelinho, Alex, Shamell, Rogério, Neto, Ronald Ramón, Wagnão, Murilo, Fiorotto, Arthur, Benite, Caleb Brown, Tiagão e muito mais), foi dado o pontapé inicial para a principal competição do basquete brasileiro. Antes da apresentação oficial, foi oferecido um coquetel em um dos saguões do memorial onde os convidados puderam colocar o papo em dia.

Todos os presentes na festa de lançamento do NBB 5 em Brasília-DF. (Crédito: João Pires/LNB)

Todos os presentes na festa de lançamento do NBB 5 em Brasília-DF. (Crédito: João Pires/LNB)

A edição 2012/2013 do NBB começará no dia 23/11 com um número recorde de times participantes:  Paschoalotto/Bauru, Uniceub/BRB/Brasília, Flamengo, Vivo/Franca, Cia. Do Terno/Romaço/Joinville, LSB – Liga Sorocabana de Basquete, Winner/Kabum/Limeira, Icatu/Minas, Paulistano/Unimed, Pinheiros/SKY, São José/Unimed, Tijuca/Rio de Janeiro, Unitri/Universo e Vila Velha/Garoto/UVV. E 4 equipes novatas: SKY/Basquete Cearense, Helbor/Mogi das Cruzes, Palmeiras e Suzano/Cesumar/Campestre.

A cerimônia contou com as presenças de Kouros Monadjemi, presidente da LNB, Ricardo Avelar, representante do Ministério do Esporte, Carlos Nunes, presidente da CBB e Rodrigo Costa, diretor de marketing da Uniceub. Além deles, os  2 últimos MVP da liga, Guilherme Giovannoni (Uniceub/BRB/Brasília) e Murilo Becker (São José/Unimed) também participaram.

Apesar da saída do patrocinador master (Eletrobrás) da liga, que deixará de receber um valor acima de R$ 2 milhões, em seu discurso, o presidente afirmou estar emocionado com o sucesso de mais um capítulo da história do basquete brasileiro. “Temos muito o que comemorar além do lançamento do NBB 5. Conseguimos conquistas inegáveis nesses últimos quatro anos e meio. Hoje, estamos organizados, melhorando tecnicamente a cada ano. Esperamos o nosso apogeu nas próximas Olimpíadas, com o adendo de novos ídolos nesses próximos 4 anos”, disse.

Um dos pontos abordados foi o equilíbrio e o aumento do número de partidas disputadas. “Fica equilibrado e mais puxado, um calendário bem ativo, mas isso traz uma boa visibilidade para o campeonato”, disse Guilherme, o ala/pivô do Brasília. “O campeonato está bem equilibrado, mas acredito que vão ter boas surpresas, assim como fez o São José na temporada passada, em que não era favorito e foi para a final”, comentou Murilo, o pivô do São José.

O sistema de rebaixamento também foi outro assunto comentado no evento. Com a criação da 2ª divisão a partir de 2013/2014, os 2 últimos colocados do NBB 5 terão que disputar um quadrangular contra o campeão e vice da Super Copa Brasil, torneio realizado pela CBB.

Agora só nos resta aguardar a rodada inicial da 5ª temporada do NBB para sabermos se alguma das equipes conseguirá desbancar o atual campeão, Brasília. Bauru, Flamengo, Franca, Paulistano, Pinheiros, São Jose e o próprio Brasília são fortes candidatos em busca do posto de campeão nacional masculino de basquete, de uma das maiores competições esportivas da América Latina.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273