Flamengo campeão da LDA 2014

Escrito por
Publicado em: 23/03/2014

Com todos os méritos, o Flamengo se sagrou campeão da edição de 2014 da Liga das Américas (LDA) ao derrotar o Pinheiros na noite deste sábado por 85X78. O time do Rio sobrou na competição. Foram 8 triunfos em 8 jogos e uma margem de vitória de 20,6 pontos por partida. O Aguada do Uruguai ficou com o 3º lugar ao vencer os mexicanos do Halcones Xalapa por 113X108.

Com cerca de 8 mil pessoas no Maracanãzinho, a atmosfera era fantástica. No 1º quarto, o Flamengo impôs um placar parcial de 25X15. Tudo levava a crer que seria mais um passeio, no entanto, a partir do 2º período, o time da capital paulista conseguiu equilibrar a partida. O jogo permaneceu com alternância no marcador até o final do último quarto, quando o Flamengo abriu uma pequena vantagem de 4 pontos e cozinhou a partida até o apito final.

lda_mvp

Por mais uma vez, Marcelinho Machado foi decisivo para o Flamento nos momentos finais de um jogo importante.

Destaques

Marcelinho Machado foi eleito o MVP com 24 pontos marcados. É possível questionar algumas decisões que Marcelinho toma dentro de quadra, mas 2 coisas a seu respeito não podem ser negadas: aos 38 anos, ele ainda é um dos melhores do time e nunca se omite nos momentos decisivos.

Shamell do Pinheiros terminou com 25 pontos.  Partindo no um contra um, é um jogador difícil de ser marcado. O jovem Humberto do Pinheiros esteve muito bem. Aos 18 anos de idade, entrou na final e não se intimidou, saiu de quadra com 11 pontos. Nos 26 minutos em que esteve em quadra, seu repertório teve boas infiltrações, bolas de fora do perímetro, 5 rebotes e direito a uma bronca fenomenal – captada pela transmissão de TV – recebida de Joe Smith e Cláudio Mortari, após perder uma bola boba no ataque. Mesmo após a bronca, não se abalou e continuou seu jogo.

Foi bonita a festa, pá

O público presente foi realmente impressionante. Nosso companheiro de blog, Luiz Gomes colocou algumas questões interessantes em relação ao público no Twitter durante o jogo:

“Basquete no Brasil: Jogo grande = público grande, jogo pequeno=público pequeno. Desafio (gigante) é ter público bom em jogo pequeno.”

Desafio colocado, será que alguém aceita?

O jogo foi vendido como a “Libertadores do Basquete” e ao considerar o público presente na final, creio que foi uma boa estratégia. Mas o desejo de quem gosta de basquete é que a LDA realmente se torne uma Libertadores. Quem sabe um dia teremos uma fase de grupos com jogos como mandantes e visitantes?  Novamente, em sua coluna no Draft Brasil, Luiz colocou ponderações mais interessantes que as minhas sobre a organização da Liga das Américas. Quem não leu, vale conferir.

Mas, de qualquer forma, aqui vão os cumprimentos ao Flamengo, que se orgulha de ter um ótimo técnico e um dos melhores elencos da América do Sul. Veremos agora como se sairão contra o campeão da Euroliga no final do ano.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273