Basquete Europeu: crise, grandes elencos e um 2009 que promete

Escrito por
Publicado em: 4/01/2009

Falei com nosso amigo esloveno, Matej Bergant, antigo representante de nosso site no Leste Europeu, ex-responsável pela parte eslovena do Eurobasket.com, atualmente um dos editores do Prostimet e responsável pelo do site do tradicional clube Union Olimpija sobre o calendário basqueteiro deste ano no Velho Continente.

Como desta conversa saiu muitas informações interessantes, sugeri que publicássemos aqui. Seguem os trechos que julguei conveniente e de interesse.


Como é que esta crise tem afetado o basquete por aí?

Bem, eu tenho uma opinião que isso pode ser bom em alguma medida. O preço dos jogadores irá cair assim que muitos clubes não puderem bancar os salários mais altos. Pelo menos não da maneira que é bancado nos últimos tempos. O mercado de jogadores russo foi a maior influência pela supervalorização das folhas salariais e os times menores sofreram porque não conseguiram manter as peças. Agora tudo está mais calmo em função desta crise econômica, o que pode ser bom no sentido de que os clubes irão investir mais em desenvolver seus próprios jovens talentos.

Esse último intervalo de mercado mostrou uma Europa muito forte…

As ligas européias estão ficando cada temporada mais fortes e isso só pode ser bom. O nível de competitividade é um dos mais altos. É maravilhoso que as estrelas européias, como Navarro, Garbajosa, Nachbar e outros tenham retornado à Europa. Como eu disse antes, o nível do basquete e a popularidade só tem aumentado.

Mas a crise não pode interromper esse processo?

Pode ser, mas é difícil de prever agora. A crise é global, então é justo dizer que o mercado da NBA também deve sofrer. De outro lado, você pode olhar do ponto de vista de clubes como Panathinaikos, Olympiakos, que sempre vão encontrar dinheiro para jogadores de qualidade na sua gigantesca base de torcedores e seus bem sucedidos donos que são apaixonados pelo basquete. Já na NBA, a maioria dos donos estão interessados em lucro e considerando que a presença de público já vem caindo, eu acho que os times da NBA podem sofrer até mais que os principais clubes europeus. Os grandes prejudicados, porém, serão os times de médio/baixo orçamento, que sem acesso ao mercado, vão ter que apelar para os jovens talentos – o que retoma aquela questão de que isso pode ser bom para o basquete europeu.

Onde se joga o melhor basquete hoje na Europa?

A melhor liga nacional é a espanhola, a ACB. Eles tem uma liga realmente equilibrada, depois pode ser a Rússia, Itália, Grécia… A Liga Adriática é a melhor se olharmos do ponto de vista do talento, o basquete da antiga Iugoslávia é cheio de grandes talentos e a liga ajuda a desenvolver grandes jogadores.

Mas desde aquele Barcelona de Bodiroga e Jasikevicius que a Espanha não consegue ser campeã da Euroliga.

É verdade. Eu acho que pode acontecer esse ano. Tau Cerámica sempre chega perto, mas nunca dá o passo decisivo. O Barcelona outra vez fez um time forte e tem ainda o Unicaja que sempre pode surpreender alguém, bem… vamos ver. É difícil dizer que tive vai vencer a Euroliga esse ano, mas os favoritos são mais ou menos aqueles já conhecidos, CSKA, Panathinaikos, Tau, Barcelona, Siena e Olympiakos.

E o calendário de seleções pra este 2009?

Vamos ter o Campeonato Europeu na Polônia, em setembro. Tem uma longa lista de favoritos se você me perguntar: Espanha, Rússia, Grécia, Lituânia, Sérvia, Eslovênia, Croácia estão todos candidatos a ficar entre os 3 primeiros. Será um campeonato sensacional.

Post Relacionados

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273