Síndrome de #1

Escrito por
Publicado em: 29/01/2009

Nas últimas três semanas tem sido assim: a equipe votada #1 pela associação de técnicos da NCAA perde na rodada de meio de semana.

A primeira a cair foi Pittsburgh que ocupava o lugar mais alto do ranking a duas semanas. Os Panthers foram até o Freedom Hall no estado do Kentucky e viram o ala Terrence Williams (foto) comandar um show a parte por Louisville. Com 20 pontos, sete rebotes e quatro assistências, Terrence afundou os Panthers, até então invíctos na liga universitária. Os Cardinals de RIck Pitino venciam um time #1 pela primeira vez desde 2003.

Mas foi apenas o início das surpresas.

Na semana seguinte, a Universidade de Wake Forest, notória por ter revelado nos últimos anos Tim Duncan, Josh Howard e Chris Paul, foi eleita a nova #1 do ranking após uma vitória contra Clemson – até então invícta. Os Demon Deacons não figuravam na primeira colocação desde 2004, quando justamente tinham Chris Paul no comando da armação.

Dois dias depois, Wake Forest recebeu em casa uma desacreditada Virginia Tech. E lá se foi mais um número um e mais um time invícto.

O prodígio ala Al-Farouq Aminu teve que sair de quadra logo no primeiro tempo quando recebeu uma cotovelada abrindo um corte que precisou de pelo menos oito pontos, de AD Vassalo dos Hokies.

Não bastasse a perda de Aminu, Wake Forest ainda assistiu a cinco desperdícios do armador Jeff Teague enquanto Virginia Tech em noite inspirada acertou 50% dos arremessos tentados.

Mas a síndrome do #1 continuou por mais uma semana.

A bola da vez foi Duke. Os Blue Devils se tornaram #1 pela centésima décima primeira vez em sua história – ficando atrás apenas do recorde da UCLA – e também pela primeira vez desde 2005. A nomeação veio após o massacre de 85-44 contra a frágil Maryland no sábado.

Foi aí que na noite de quarta-feira a equipe do Coach K teve que encarar justamente Wake Forest fora de casa. A partida equilibrada, disputada o tempo todo, quando o jovem promissor combo ala Gerald Henderson acertou um pull up jumper, igualando o placar com apenas 11 segundos para o final. Após a saída de bola Jeff Teague partiu como um foguete para o ataque, mas errou a bandeja. Aminu pegou o rebote mas também errou o arremesso. Quando tudo parecia caminhar para a prorrogação, foi Henderson quem pegou o rebote defensivo mas cometeu o pecado: andou. Na saída de bola do fundo da quadra, o segundo anista James Johnson recebeu a bola, enganando a defesa de Duke que esperava uma jogada para Jeff Teague, e finalizou com perfeição com 0.8 segundos faltando no cronômetro.

Placar final, Wake Forest 70-68 Duke. Henderson cestinha da partida anotou 20 pontos (53% de acerto), enquanto que Aminu e Teague anotaram 15 e 11 pontos respectivamente. E mais um #1 invícto na conferência era derrotado.

O choro é livre.

Assista aqui o video dos últimos minutos do jogaço entre Duke e Wake Forest:

Duke x Wake Forest – Últimos 2 minutos

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273