Yao Ming se destaca e China vence a primeira

Escrito por
Publicado em: 14/08/2008

China e Angola se enfrentaram em Pequim em busca do que seria a primeira vitória dessas seleções na competição. Os chineses alcançaram seu objetivo e agora tem um triunfo em três jogos. Em compensação, os angolanos viram suas chances de classificação ficarem escassas, afinal, em três jogos não conseguiram nenhum resultado positivo.

A China começou a partida imprimindo o mesmo ritmo alucinante que havia surpreendido a Espanha. Usando muito da velocidade e dos chutes do perímetro, os donos da casa abriram logo ótima vantagem no marcador. Com isso, terminaram o quarto com uma vantagem de 13 pontos (28×15).

Porém, o segundo quarto foi bem diferente do primeiro. Com uma defesa mais forte e um ataque organizado, os angolanos conseguiram uma ótima reação. Mesmo com ótima atuação de Yao Ming, os chineses perderam a parcial por 27×16 e foram para o intervalo liderando por pouco (44×42).

Todavia, a equipe de Joaquim Gomes mostrou muitas fragilidades na segunda etapa. O ataque pareceu não ter um padrão de jogo muito definido, a defesa do perímetro foi péssima e a estatura dos angolanos também não ajuda (foram 37 rebotes chineses contra 19 dos angolanos). Com isso, a China voltou a dominar a partida e com seu tradicional ritmo alucinante abriu uma boa diferença a seu favor.

Por fim, a equipe de Angola não teve forças para reagir no quarto período. Cometendo muitos erros bobos e sem um padrão tático na parte ofensiva, os chineses fizeram a festa e chegaram a liderar por 20 pontos. É importante destacar que os chineses tiveram ótimo aproveitamento nos lances livres (22-25; 88%). No final, o placar ficou em 85×68.

Yao foi o destaque da partida com 30 pontos; além disso, pegou 7 rebotes. Yi Jianlian teve um duplo-duplo com 10 pontos e 11 rebotes. Para os africanos, Gomes terminou o jogo com 17 pontos. Carlos Morais converteu 13.

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Foto: FIBA (ainda indisponível)

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273