Universo/BRB notifica CBB por vaga na Liga Sul-Americana

Escrito por
Publicado em: 29/01/2009

Durou pouco a calmaria harmônica no basquete nacional. A notícia que deve ganhar força em todo cenário basquetebolístico nesta sexta-feira é o ofício encaminhado pela equipe brasiliense, exigindo da Confederação Brasileira de Basquete a vaga do Minas Tênis Clube no Campeonato Sul-Americano.

Em entrevista exclusiva ao Draft Brasil, Marco Bajo, representante da equipe do Universo BRB disse: “Não temos nada contra o Minas. Sabemos que eles já pagaram inscrição, que esse valor será passado total e integral ao Minas se for preciso, pois estamos brigando pelo nosso interresse como entidade esportiva e em momento algum contra eles. Queremos o que é nosso por direito e nada temos contra a equipe mineira que, como foi convidada, deve lutar tambem por sua permanência”.

A equipe da capital federal se baseia na nota oficial 034 de 2008 da CBB, que estabeleceria ao vice-campeão nacional (no caso, o próprio Universo/BRB), o direito de escolher em qual competição internacional deseja participar no ano subseqüente, já que o Flamengo, atual campeão tem o direito de participar das duas (Liga Sul-Americana e Liga das Américas), cabendo ao terceiro colocado a vaga na competição preterida pelo vice-campeão. Confira o dispositivo utilizado pelo Universo/BRB em seu pleito:

“6º – Observados os critérios do art. 2º e seu parágrafo:
a) O Clube campeão do Campeonato Nacional de Basquete do ano/edição anterior ao
das competições internacionais terá o direito de escolha de participação em duas
competições internacionais no ano/edição subseqüente ao que se sagrou campeão.
b) O Clube vice campeão do Campeonato Nacional de Basquete do ano/edição anterior
ao das competições internacionais terá o direito de escolha de participação em uma
competição internacional no ano/edição subseqüente ao que se sagrou vice campeão,
após escolha do Clube campeão.
c) O Clube 3º colocado do Campeonato Nacional de Basquete do ano/edição anterior ao
das competições internacionais terá o direito de escolha de participação em uma
competição internacional no ano/edição subseqüente em que se classificou em 3º
colocado, após escolha dos Clubes campeão e vice campeão”.

Caso a CBB não conceda a vaga requerida, o Universo/BRB pretende ser ressarcido dos prejuízos causados pelo investimento supostamente feito em torno desta competição.

Abaixo, transcrevemos a íntegra do ofício encaminhado pelo Universo/BRB à CBB:

Oficio -005/2009

Ao Sr. Gerasime Nicolas Bozikis – Presidente da Confederação Brasileira de Basketball
AAO Conforme Resolução referente a Participação em Competições Internacionais Art. 2°:

Observados os critérios do Art. 2° finalidades incisos a) ,b) , c) e parágrafo único nossa equipe atende plenamente o artigo.

Com relação as Decisões Aprovadas pela comissão Executiva no seu item 6° conforme anexo abaixo:

Fazemos a seguinte indagação onde se lê no inciso b. Que o Clube Vice-Campeão Brasileiro Nacional de Basquete/edição anterior ao das competições internacionais terá direito de escolha de participação em uma competição internacional no ano/edição subseqüente ao que se sagrou vice Campeão, Após escolha do Campeão. Qual foi a escolha do Campeão????

Pois só a partir desse momento e que se torna possível a escolha do vice-campeão bem claro no parágrafo acima (após a escolha do Campeão) em que momento nos foi outorga o direito de escolha podem esclarecer, existe algum documento ou nota oficial em que somos comunicados da decisão do campeão para que assim possamos legitimar o nosso direito de escolha que reza nas Decisões Aprovadas pela comissão Executiva no seu item 6°

Sendo assim a Equipe UNIVERSOBRB/Financeira Brasília ratifica neste oficio a CBB (Confederação Brasileira de Basketball) que nos critérios já esclarecidos anteriormente vem comunicar que por direito de escolha vai participar da Liga Sul americana-2009 de basquete.

Pois do contrario teremos sérios problemas com multas e ate mesmo com quebra de contrato com nossos patrocinadores, pois constam do contrato com mesmos clausulas denominada cronograma para o ano de 2009, onde por direto nos colocamos a participação de nossa equipe na referida competição.

Na hipótese de não participação do UNIVERSOBRB/Financeirabrasília gostaria que nos fosse passada a forma ao qual a CBB(Confederação Brasileira de Basketball) pretende ressarcir tamanho prejuízo que nossa instituição terá em retorno de mídia e conseqüentemente Não apresentara o retorno aos contratos vigente, junto aos seus patrocinadores (BRB– Banco de Brasília, Financeira Brasília, IDA – Instituto do Atleta, Companhia Atlhetica e Spalding ) justamente no momento que vivemos tantas incertezas econômicas.

Para nossa equipe essa situação pode ser até de conseqüências mais desagradáveis,Diante de tais fatos e na certeza de que com a grandeza que essa instituição sempre honrou as suas resoluções esperando uma resposta positiva dessa nossa participação subscrevo-me

Jorge Bastos
Brasília 25 de janeiro de 2009

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273