Sexta-feira de festividades do Jogo das Estrelas 2013 do NBB

Escrito por
Publicado em: 4/03/2013

Como todo grande evento esportivo, não faltou descontração e competição na 6ª feira das festividades do final de semana do Jogo das Estrelas do NBB em Brasília(DF). O evento contou com a realização do Desafio das Habilidades, do Torneio de 3 Pontos e – é claro – do famoso Torneio de Enterradas.

Para aqueles que não puderam acompanhar nenhum dos eventos, o blog do Draft Brasil esteve presente por todo o fim de semana do Jogos das Estrelas e preparou um resumo de tudo o que aconteceu em cada uma das competições, inclusive com o desempenho dos participantes.

Desafio das Habilidades

Representantes: 8 atletas – Jefferson Campos (Suzano/Cesumar/Campestre), Eric Tatu (UniCeub/BRB/Brasília), Marcellus (Tijuca Tênis Clube), Fúlvio (São José/Unimed), Gustavinho (Mogi das Cruzes/Helbor), Victor Correia (Cia. Do Terno/Romaço/Joinville), Kenny Dawkins (Liga Sorocabana) e Fernando Penna (Pinheiros/SKY).

Objetivo: Concluir um percurso composto por obstáculos em zigue-zagues, executar passes picado e direto e converter um arremesso de 3 pontos no menor tempo possível. Os 2 melhores se classificavam para a final.

Defendendo o título dos 2 últimos Desafios de Habilidades, Fernando Penna não deu chances para seus adversários. O armador do Pinheiros/SKY derrotou na final Gustavinho do Mogi das Cruzes/Helbor, conquistando o tricampeonato do evento.

sex_jogodasestrelas_fpenna

Fernando Penna do Pinheiros/SKY conquistou o tricampeonato do Desafio das Habilidades. (Crédito: João Pires/LNB)

Já na fase de classificação, Penna deu indícios de que não iria deixar os outros concorrentes tirarem seu título. Com o tempo de 24,8 segundos – o melhor das eliminatórias – ele passou para final junto com Gustavinho, que com uma atuação excelente, marcou o 2º melhor tempo no geral (26,5 segundos). Porém na fase decisiva, o armador mogiano mostrou sinais de nervosismo e acabou errando até a bandeja de conclusão do percurso, finalizando com o tempo de 35,3 segundos. Diante disso, Penna entrou tranquilo para fazer seu percurso e estabelecer o melhor tempo da competição com 23,4 segundos. Confira abaixo os tempos de cada participante:

Participantes
Tempo – Rodada Inicial
Tempo – Final
Fernando Penna (Pinheiros)
24,8 seg 23,4 seg
Gustavinho (Mogi das Cruzes)
26,5 seg 35,3 seg
Kenny Dawkins (Liga Sorocabana)
26,7 seg
Marcellus (Tijuca)
26,8 seg
Fúlvio (São José)
27,4 seg
Jefferson Campos (Suzano)
29,7 seg
Victor Correia (Joinville)
33,0 seg
Eric Tatu (Brasília)
33,7 seg

 

sex_habilidades_fpenna

Fernando Penna do Pinheiros/SKY. (Crédito: Brito Júnior)

sex_habilidades_etatu

Eric Tatu do UniCeub/BRB/Brasília. (Crédito: Brito Júnior)

sex_habilidades_kdawkins

Kenny Dawkins da Liga Sorocabana. (Crédito: Brito Júnior)

Torneio de 3 Pontos

Representantes: 6 atletas – Rossi (UniCeub/BRB/Brasília), Guto (Palmeiras), Matheus (SKY/Basquete Cearense), Matheus Dalla (Winner/Kabum/Limeira), Bruno Irigoyen (Icatu/Minas) e Helinho (Unitri/Universo).

Objetivo: Somar o máximo de pontos possíveis em um total de 25 bolas espalhadas por 5 posições distintas ao longo da linha de 3 pontos no prazo de 60 segundos. Os 2 melhores passavam para a final.

O evento mais emocionante e disputado da 6ª feira do fim de semana do Jogo das Estrelas, o Torneio de 3 Pontos deixou o público de pouco mais de 3 mil pessoas de pé nas arquibancadas! O campeão só foi conhecido após 2 empates na grande final, quando Matheus Dalla do Winner/Kabum/Limeira derrotou Matheus do SKY/Basquete Cearense.

sex_jogodasestrelas_mdalla

Conterrâneo do vencedor do Torneio de 3 Pontos Matheus Dalla, o presidente da LNB, Cássio Roque, entrega o troféu ao campeão do evento em 2013. (Crédito: João Pires/LNB)

Mostrando mais mecânica nos arremessos, o ala limeirense e o armador cearense sobraram na fase classificatória contra os outros atletas, somando 21 e 18 pontos respectivamente. Mas foi na final, que os 2 jogadores mostraram o porquê de estarem na disputa pelo título do evento. Na 1ª tentativa, os 2 jogadores terminaram empatados em 19X19, levando a decisão para mais rodada. Apresentando um pouco de cansaço, os finalistas continuaram empatados, só que desta vez por 17X17. Foi aí que brilhou a estrela de Matheus Dalla. Mais inteiro na disputa, ele cravou 19 pontos contra 13 do seu adversário, levando o título para a equipe do interior de São Paulo. Confira abaixo a pontuação de cada competidor rodada a rodada do Torneio de 3 Pontos:

Participantes
Pontuação – Rodada Inicial
Pontuação – Final #1 Pontuação – Final #2
Pontuação – Final #3
Matheus Dalla (LIM)
21 19 17 19
Matheus (CEA)
18 19 17 13
Rossi (BRA)
16
Guto (PAL)
16
Bruno Irigoyen (MIN)
16
Helinho (UBE)
15

 

sex_3pts_mdalla

Matheus Dalla do Winner/Kabum/Limeira. (Crédito: Brito Júnior)

sex_3pts_matheus

Matheus do SKY/Basquete Cearense. (Crédito: Brito Júnior)

sex_3pts_rossi

Rossi do UniCeub/BRB/Brasília. (Crédito: Brito Júnior)

Torneio de Enterradas

Representantes: 5 atletas – Isaac (UniCeub/BRB/Brasília), Desmond Holloway (Liga Sorocabana), Jefferson Socas (Vivo/Franca), Danilo Fuzaro (Icatu/Minas) e Gui Deodato (Paschoalotto/Bauru).

Objetivo: Totalizar a maior soma de notas dadas por 5 jurados em enterradas executadas sozinho e com a ajuda de um companheiro. Os 2 melhores avançavam para a final.

No evento mais esperado das festividades da 6ª feira, o Torneio de Enterradas tinha tudo para ser o mais equilibrado das edições anteriores. Apresentando vários jogadores da nova geração do basquete nacional, justificando suas presenças na competição, coube a Gui Deodato do Paschoalotto/Bauru defender sua coroa conquistada no evento de 2012. E ele fez isto, ao incorporar novamente sua identidade secreta: a do Batman.

sex_jogodasestrelas_gdeodato

Gui Deodato do Paschoalotto/Bauru se inspirou novamente no Batman e levou o título do Torneio de Enterradas. (Crédito: João Pires/LNB)

Apesar de intensidade, força e pouca criatividade demonstradas pelos outros jogadores na fase de classificação, um duelo particular marcou a fase: o confronto entre Gui Deodato e Danilo Fuzaro do Icatu/Minas. Mostrando uma mistura de acrobacia e atleticismo, os 2 competidores conquistaram a nota máxima dos jurados (50 pontos) nas 2 primeiras tentativas. Utilizando a ajuda de outros jogadores na 2º rodada de cravadas, os 2 ainda receberam nota 49 dos jurados, se classificando tranquilamente para finalíssima. Na final, o ala/armador mineiro não mostrou a mesma intensidade da fase anterior, deixando o caminho livre para o ala de Bauru conquistar o bicampeonato com uma bela enterrada de costas, usando sua fantasia de “Homen Morcego”. Confiram as maiores notas de cada competidor no Torneio de Enterradas:

Participantes
Maior Nota – Rodada Inicial
Maior Nota – Final
Gui Deodato (Bauru)
50 49
Danilo Fuzaro (Minas)
50 44
Isaac (Brasília)
47
Jefferson Socas (Franca)
46
Desmond Holloway (Liga Sorocabana)
42

 

sex_enterradas_gdeodato

Gui Deodato do Bauru/Paschoalotto. (Crédito: Brito Júnior)

sex_enterradas_dfuzaro

Danilo Fuzaro do Icatu/Minas. (Crédito: Brito Júnior)

sex_enterradas_isaac

Isaac do UniCeub/BRB/Brasília. (Crédito: Brito Júnior)

sex_enterradas_jsocas

Jefferson Socas do Vivo/Franca. (Crédito: Brito Júnior)

sex_enterradas_dholloway

Desmond Holloway da Liga Sorocabana. (Crédito: Brito Júnior)

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273