Rodada de massacres no NBB5

Escrito por
Publicado em: 28/01/2013

A 18° e última rodada do primeiro turno do NBB5 (ainda falta os jogos entre Uberlândia e Flamengo e Brasília e Bauru, atrasados) realizada neste sábado, não foi das melhores no quesito bola na cesta, com muitos times anotando poucos pontos. Mas alguns conseguiram ser pior do que a média e ir muito mal, como o caso do São José, que anotou apenas 57 pontos contra o Brasília, o Tijuca Tênis Clube, que ficou com 52 contra o Paulistano, o Minas, que segue oscilando muito e conseguiu anotar apenas 59 pontos diante do Bauru, e o Palmeiras, que se não fosse pelo Limeira ter aliviado depois do intervalo, poderia terminar a partida com menos de 30 pontos.

No principal jogo da rodada, ou então o segundo, já que o invicto Flamengo recebeu o Pinheiros, Brasília e São José se reencontraram após disputarem o título da quarta edição do Novo Basquete Brasil. Havia muitas baixas para o confronto, com Arthur, do time do Distrito Federal, lesionado. Pelo São José, Dedé, Jefferson e Murilo Becker, que ainda não jogou no NBB5, não puderam ajudar o time treinado por Régis Marrelli pelo mesmo motivo: lesão.

(Foto: Brito Júnior/LNB)

Pilares do time, Jefferson, talvez o melhor jogador do São José atualmente, Murilo Becker, MVP da última temporada, e Dedé, fizeram muita falta. O único jogador de grande destaque na equipe paulista, que atuou contra os atuais campeões, foi o armador Fúlvio, mas os seus 11 pontos e cinco assistências não foram suficientes para o São José vencer, ou melhor, produzir ofensivamente, conseguindo apenas 57 pontos,  a segunda pior marca da equipe na história do Novo Basquete Brasil, superando apenas o jogo contra o Araraquara, no dia 15 de janeiro de 2010, quando anotou 56 pontos, no NBB1.

Quem também seguiu os passos do São José foi o Minas Tênis Clube. Jogando fora de casa, o time mineiro teve 11% nas bolas de três pontos, convertendo 2/18 e acertou 19 bolas de dois em 45 tentativas, terminando com 59 pontos, perdendo para o Bauru por 91 a 59, com show dos donos da casa nas bolas de três, matando 16.

O primeiro período foi produtivo para os visitantes, que apesar de perderem a parcial, conseguiram anotar 21 pontos, a exemplo do São José. O pior quarto foi o terceiro, com oito pontos convertidos.

(Foto: JB Anthero/ Divulgação)

Também como visitante, o Palmeiras ficou muito perto de fazer história…negativamente. Com cinco pontos no primeiro período e seis no segundo, o Verdão, se não fosse pelo fato do Limeira tirar o pé do acelerador, permitindo 27 pontos no terceiro quarto e 29 no segundo, poderia terminar com menos de 30 pontos anotados, o que não só seria uma marca negativa em termos de NBB, mas em termos de basquete mundial.

São José foi mal, Minas e Palmeiras também, mas o Tijuca Tênis Clube, como mandante, conseguiu fazer pior, anotando 52 pontos contra um Paulistano que aliviou no último período, sofrendo, adivinhem, 21 pontos. Se não fosse a “ajudinha” do time comandado por Gustavo De Conti, a situação para o elenco de Miguel Ângelo da Luz seria muito mais vergonhosa, já que o time da Zona Norte carioca iniciou o último quarto com 31 pontos.

A reação do Tijuca, se assim podemos dizer, foi depois do intervalo. Nos 10 minutos iniciais foram 10 pontos, um número muito ruim, mas a parcial seguinte foi 50% pior, com cinco pontos apenas. Isso mesmo, o Tijuca foi para o intervalo com 15 pontos feitos.

Após a partida, tentei conversar com o treinador do Tijuca, Miguel Ângelo da Luz, mas não consegui mais encontrá-lo no ginásio.

Esses foram os times de pior ataque na rodada, mas os outros jogos em si registraram placares muito baixos, como o Joinville vencendo o Suzano por 79 a 67; o Vila Velha parando nos 76 pontos, na derrota para o Liga Sorocabana, que fez 82; e Basquete Cearense, perdendo, em casa, para o Mogi, por 71 a 74.

O único jogo que “salvou” em termos de bola no barbante foi Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/ Fla Imagem) e Pinheiros, também não era para menos, afinal, estamos falando dos times de melhor ataque na competição.

Mesmo sem Paulinho Boracini, Morro e Fiorotto, o time da capital paulista conseguiu 85 pontos contra a  forte defesa do Fla, mas o ataque dos caras é algo impressionante. Foram 102 pontos para vencer a 16° em 16 partidas no NBB5 e se manter na liderança isolada, como a única equipe com 100% de aproveitamento.

Falando em Flamengo, a equipe de José Neto pode fazer história mais uma vez na competição. Caso vença o Uberlândia, vice-líder, nesta segunda-feira, o time carioca vai se tornar o primeiro a iniciar o segundo turno com 100% de aproveitamento. Detalhe: o jogo será em Uberlândia. Em casa, os comandados de Hélio Rubens  ainda não perderam, acumulando oito vitórias.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273