Resumo do 1º dia do grupo – quase todo brasileiro – na Liga Sulamericana

Escrito por
Publicado em: 28/11/2012

Por Rubão

Confesso que fui bem empolgado ao ginásio do Pinheiros acompanhar  os dois primeiros jogos do Grupo 75% brasileiro da Liga Sulamericana.  Afinal, era uma oportunidade rara para o paulistano (o cidadão, não o clube) assistir a uma partida entre Flamengo e Brasília, os dois únicos vencedores do NBB e uma das maiores rivalidades do Brasil. Mas, infelizmente minha euforia não foi compartilhada pela cidade, o ginásio estava longe de estar cheio e posso afirmar que metade da torcida presente era do Flamengo.

Flamengo (BRA) X Brasília (BRA)
Como não poderia deixar de ser, o jogo foi marcado por muito equilíbrio.  Flamengo estava desfalcado de sua principal estrela, Marcelinho Machado, no entanto, já é de conhecimento geral que a equipe conta com um banco para lá de privilegiado.
Marquinhos foi um dos destaques do Flamengo na vitória sobre o Brasilia. (Crédito: Gaspar Nobrega/FIBA Américas)

Marquinhos foi um dos destaques do Flamengo na vitória sobre o Brasilia. (Crédito: Gaspar Nobrega/FIBA Américas)

O primeiro tempo foi vencido pelo Brasília por 47 a 43. O Flamengo conseguiu a virada no terceiro quarto, graças às mãos certeiras de Benite, Marquinhos e um Olivinha calibrado na linha de 3 pontos.  No último quarto a equipe carioca conseguiu abrir certa vantagem e a partida ganhou em nervosismo. Ocorreram muitas faltas, Arthur e Alex foram desclassificados por cometerem a 5°, e houve muita reclamação por parte do Brasília em relação à arbitragem. E, por fim, a polêmica final: faltando 9 segundos para o término da partida, com a partida já decidida em favor do Flamengo, o técnico José Neto resolveu pedir tempo. A equipe do Brasília ficou revoltada com essa atitude. Terminada a partida, Alex e José Neto bateram boca no meio da quadra, discussão logo apartada pelos juízes.
Flamengo venceu o jogo por 92 a 82, com destaque para Benite que marcou 21 pontos, Marquinhos com 19 pontos e 6 assistências e Olivinha, conseguindo um Double Double, com 22 pontos convertidos e 10 rebotes. Do lado do Brasília Arthur marcou 20 pontos e Nezinho conseguiu 14 pontos e 5 assistências.
Pinheiros (BRA) X Tiburones (VEN)
Terminado o primeiro jogo o ginásio esvaziou, e muito. Curiosamente, era possível ver os jogadores do Flamengo e do Brasília circulando pela arquibancada, enquanto aguardavam o ônibus para irem aos seus hotéis.
Paulinho Boracini foi um dos 7 jogadores do Pinheiros a registrar pelo menos 10 pontos contra o Tiburones. (Crédito: Gaspar Nobrega/FIBA Américas)

Paulinho Boracini foi um dos 7 jogadores do Pinheiros a registrar pelo menos 10 pontos contra o Tiburones. (Crédito: Gaspar Nobrega/FIBA Américas)

A 2ª partida começou equilibrada e parecia que seria assim até o final, pois ainda ressoava na memória a boa partida que o Tiburones fez contra o São José na primeira fase. O Pinheiros venceu o 1° quarto com uma vantagem de apenas 3 pontos, 22 a 19. No entanto, o 2° e 3° quartos foram verdadeiros massacres, com bom aproveitamento na linha de 3 pontos (49% de 37 bolas tentadas de fora do perímetro!!!), o Pinheiros disparou e no fim do 3° quarto vencia por 86 a 55. Com o jogo praticamente decidido, restou apenas administrar a vantagem, terminando com a vitória do time da casa pelo placar centenário de 108 a 79.
Houve boa rotação no plantel do Pinheiros e sete jogadores ultrapassaram a marca de dois dígitos na pontuação. Smith foi o cestinha da partida, com 23 pontos e Rafael Mineiro conseguiu seu Double Double, com 10 pontos e ótimos 13 rebotes. Por parte do Tiburones, Alejandro Barrios marcou 20 pontos e Axiers Sucre fez 16 pontos e apanhou 11 rebotes.
Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273