Quem se deu melhor na troca envolvendo Dwight Howard?

Escrito por
Publicado em: 16/08/2012

Qual equipe ganhou mais com a troca entre Lakers, Nuggets, 76ers e Magic? Os Lakers, que mantiveram Pau Gasol  e trouxeram Dwight Howard? Os Nuggets, que melhoraram defensivamente ao trazer Andre Iguodala? Os 76ers, que agora tem um pivô de elite com Andrew Bynum? Ou talvez o Magic, que vai apostar nas escolhas do Draft para o futuro?

Com a junção de Kobe Bryant e Dwight Howard, os Lakers estão prestes a mudar o panorama da NBA.

Com a junção de Kobe Bryant e Dwight Howard, os Lakers estão prestes a mudar o panorama da NBA.

Para responder esta pergunta, o blog do Draft Brasil fez uma análise detalhada das estatísticas dos jogadores envolvidos nesta transação na temporada passada. Confira a seguir:

Howard tem a reputação de ser uma força defensiva, já que venceu o prêmio de melhor jogador defensivo da NBA por 3 vezes consecutivas (2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011). Mas Bynum, na verdade, permitiu menos pontos por jogadas de “post-up” do que Howard na temporada passada. Howard limitou os adversários a um aproveitamento de arremessos mais baixo e forçou os desperdícios mais vezes, mas a diferença foi nas faltas cometidas. Howard mandou os oponentes para a linha de lances livres mais do que o dobro de vezes nas jogadas de “post-up”.

Bynum limitou os jogadores que definiram as jogadas de  “pick & roll” a um aproveitamento nos arremessos mais baixo do que Howard e enviou seus adversários para a linha de lances livres com menos frequência.

O recém contratado dos Lakers, Steve Nash, é um dos melhores armadores que criam jogadas de “pick & roll” na NBA. Ninguém distribuiu mais passes em jogadas de “pick & roll” do que Nash na temporada passada. Howard pode tirar proveito destas situações mais frequentemente jogando ao lado dele. Na última temporada, Howard ficou em 1º lugar na NBA em pontos por jogada como o cara de definição do “pick & roll” entre os 75 jogadores com pelo menos 50 jogadas deste tipo.

Os 3 principais pivôs dos 76ers antes da troca eram Spencer Hawes, Kwame Brown e Allen Lavoy. Bynum somou mais pontos, rebotes e tocos na última temporada do que Hawes, Brown e Allen juntos.

Números dos virtuais pivôs titulares dos 76ers – Temporada 2011/2012
Bynum
Hawes/Brown/Allen
Pontos
1.123
581
Rebotes
709
498
Assistências
116
66

Com Kobe Bryant e Pau Gasol ao seu redor, Bynum não sofria marcação dupla em cada posse de bola. Mas, nos 76ers, isto deverá ser uma situação diferente. Bynum desperdiçou a bola praticamente 3 vezes mais quando sofreu marcação dupla dentro do garrafão na última temporada, cerca de uma vez a cada 4 jogadas.

Após perder Andrew Bynum e Jason Richardson para os 76ers, como Lakers e Magic reagirão nesta temporada?

Após perder Andrew Bynum e Jason Richardson para os 76ers, como Lakers e Magic reagirão nesta temporada?

Bynum registrou a menor marca de pontos por jogadas de “post-up” quando sofreu marcação dupla entre os 31 jogadores com pelo menos 50 jogadas de “post-up” na última temporada. Somente Kevin Durant desperdiçou a bola com mais freqüência nesse tipo de jogada.

Números de Andrew Bynum em jogadas de “post-up” – Temporada 2011/2012
Com marcação simples
Com marcação dupla
Pontos/jogada
0,96
0,77
Aproveitamento nos arremessos
47,9 %
42,3 %
% de desperdícios
9,5
24,8

Os Nuggets melhoraram sua defesa ao trocar Arron Afflalo e Al Harrington e adquirir de Iguodala. Essa foi uma área de necessidade após permitir a 5ª maior pontuação por jogada na NBA na temporada passada. Na última temporada, 113 jogadores defenderam pelo menos 50 jogadas e Afflalo foi o pior entre eles em termos de pontos sofridos por jogada. Harrington foi o 54º colocado. Iguodala foi 10º melhor, mantendo o aproveitamento de arremessos dos adversários em 37 %.

Números de jogadores envolvidos na troca entre LAL/DEN/PHI/ORL – Temporada 2011/2012
Pontos permitidos/jogada
Ranking
Andre Iguodala
0,77
10º
Al Harrington
0,84
54º
Arron Afflalo
1,00
113º

Esta é apenas a 4ª vez desde 1973 que um jogador com médias de, no mínimo, 20 pontos, 10 rebotes e 2 tocos por partida mudou de uniforme depois da temporada.

Em 2004, os Lakers negociaram Shaquille O’Neal para o Heat. Os Lakers demoraram 4 temporadas para vencer uma série nos playoffs e voltar às finais da NBA. Em 1996, Shaq deixou o Magic para assinar com os Lakers. O Magic não ganhou uma série nos playoff por 12 anos. Os Bucks negociaram Kareem Abdul-Jabbar para os Lakers em 1975, depois de alcançar as finais da NBA em 1974 e não retornaram para as finais desde então.

Depois da constatação de todas estas estatísticas, quem você acha que ganhou mais com a transação entre Lakers, Nuggets, 76ers e Magic, que envolveu Dwight Howard? Responda a nossa enquete, clicando aqui!

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273