Pela 1ª vez na história, França conquista o EuroBasket

Escrito por
Publicado em: 22/09/2013

Finalmente, chegamos à reta final do EuroBasket 2013. E de forma inédita, a França conquistou o título ao derrotar a tradicional equipe da Lituânia na grande finalíssima. Ao lado das 2 seleções, quem também garantiu presença no Mundial da Espanha em 2014 foram a Croácia e a Eslovênia.

Então, se você perdeu algum lance das partidas que decidiram o título e a disputa pelo 3º lugar, confira abaixo um breve resumo do que aconteceu em cada uma delas.

França 80X66 Lituânia

A cidade de Ljubljana, capital da Eslovênia, pôde testemunhar algo inédito na tarde deste domingo, dia 22/09. A França chegou o topo do basquete europeu pela 1ª vez na história, ao derrotar a Lituânia por 80X66 e conquistar a medalha de ouro do EuroBasket 2013.

Após terminar entre as 4 melhores seleções por 13 vezes anteriormente – inclusive com o vice campeonato em 2011 – os franceses finalmente levantaram o troféu do torneio mais importante do continente. Já os lituanos por outro lado, tentavam vencer a competição pela 4ª vez (ganharam em 1937, 1939 e 2003), mas tiveram que se contentar com mais uma medalha de prata – ficaram em 2º lugar em 1995.

Do início ao fim, o roteiro da partida basicamente foi o mesmo: a marcação concentrada da defesa lituana sobre Tony Parker, que anotou somente 12 pontos e distribui 3 assistências. Porém, foram outros 2 jogadores que tiveram papel decisivo na vitória francesa: Nicolas Batum e  Boris Diaw. Batum tinha a missão de se recuperar da fraca performance na semifinal contra a Espanha e acabou sendo o cestinha dos “Les Bleus” com 17 pontos e 6 rebotes. Enquanto Diaw teve uma função coadjuvante – mas não menos importante – ao marcar 15 pontos, 6 rebotes e 4 assistências.

fra_lit_t_parker

Mesmo com a forte marcação imposta pela Lituânia, Tony Parker ainda saiu de quadra com 12 pontos no total.

Pela Lituânia, Linas Kleiza tentou fazer de tudo. O ala terminou como maior anotador da partida com 20 pontos e 5 rebotes. Além dele, Mantas Kalnietis somou 19 pontos, 4 rebotes e 2 assistências, mas não conseguiram evitar o revés para a forte equipe treinada por Vincent Collet.

fra_lit_quinteto

A seleção ideal do EuroBasket 2013 (da esq. p/ a dir.): Marc Gasol, Linas Kleiza, Bojan Bogdanovic, Goran Dragic e Tony Parker (MVP da competição).

Após a final, foram divulgados os prêmios de MVP e do quinteto ideal do torneio. Tony Parker, é claro, levou o prêmio de melhor jogador do EuroBasket com uma média de 19,7 pontos/partida, além de fazer parte da seleção do campeonato, ao lado do esloveno Goran Dragic (15,8 pontos/partida), do croata Bojan Bogdanovic (17,4 pontos/partida), do lituano Linas Kleiza (11,4 pontos/partida) e do espanhol Marc Gasol (13,9 pontos/partida).

Espanha 92X66 Croácia

Mais cedo, a Espanha, atual bi-campeã do EuroBasket, derrotou de maneira confortável a Croácia pelo placar de 92X66 e conquistou o 3º lugar da competição.

esp_cro_s_llull

Sergio Llull saiu do banco de reservas da Espanha para anotar 21 pontos e ajudar a equipe a garantir o 3º lugar do EuroBasket 2013.

Os destaques da equipe comandada por Juan Orenga foram os reservas, Sergio Llull, maior pontuador do time com 21 pontos e Victor Claver, que terminou a partida com 16 pontos e  rebotes no total. Pelo lado croata, a melhor atuação ficou a cargo de Bojan Bogdanovic, que esteve imparável no 1º tempo ao registrar 19 dos seus 22 pontos no jogo.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273