Na prorrogação: Espanha vence os donos da casa

Escrito por
Publicado em: 12/08/2008

China e Espanha disputaram mais uma grande partida pelo torneio masculino de basquete dos jogos olímpicos de Pequim. Na quadra uma das equipes favoritas ao título contra os chineses (donos da casa).

O início de partida foi bastante empolgante. Com um bom aproveitamento dos arremessos, ambas as equipes converteram seus ataques e o primeiro período acabou com pequena vantagem espanhola (20×18). Já no segundo período, os chineses imprimiram um ritmo alucinante na quadra e conseguiram abrir uma boa vantagem. É de se destacar a velocidade chinesa no ataque e todo o empenho defensivo dos donos da casa. Com atuação destacada de Yao Ming e Zhizhi Wang a equipe asiática terminou em vantagem o primeiro tempo (46×37). Vale ressaltar também, que no primeiro tempo houveram diversas jogadas de grande beleza plástica.

Na volta do intervalo, a Espanha pareceu estar atordoada com o ritmo chinês e passou a atacar de forma desorganizada. A partir disso, a equipe chinesa conseguiu manter a liderança no placar e acabou finalizando o período na frente do marcador (61×47). No último e decisivo quarto, os espanhóis voltaram melhor. Liderados por Pau Gasol, os europeus se recuperaram no jogo com boa organização ofensiva e ótima defesa. Faltando menos de três minutos para o final, a diferença chinesa que no início do período era de 14 pontos tinha caído para 3. Por fim, a experiência espanhola prevaleceu e com uma cesta no final de Marc Gasol, os europeus conseguiram levar o jogo para a prorrogação. É preciso ressaltar o importante papel defensivo de Ricky Rubio no último ataque chinês.

No tempo extra, os espanhóis embalados pela reação dominaram o jogo. Com boa defesa a equipe conseguiu abrir vantagem no marcador e chegar a vitória (muito complicada). A experiência dos atuais campeões mundiais foi fator determinante nessa vitória. Placar final: Espanha 85x 75 China.

Pau Gasol terminou o jogo com 29 pontos e 8 rebotes. Já Rudy Fernandez converteu 21 pontos, 8 rebotes e 6 assistências. Pelo lado chinês, Yao contribuiu com 11 pontos e Wang com 15. O cestinha da China foi Wei Liu com 19 pontos.

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Foto: FIBA

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273