Liga das Américas: Tudo que aconteceu no grupo C

Escrito por
Publicado em: 17/01/2009

Dando continuidade à Liga das Américas, foi disputado em Sunchales, Argentina, o grupo B da competição. Entre os dias 14 e 16 de Janeiro, Libertad Sunchales (Argentina); Universo/BRB e Flamengo (Brasil) e Deportes Castro (Chile) disputaram a terceira vaga ao Final Four da competição. Após a intensa cobertura de toda a semana, o Draft Brasil analisa agora tudo que aconteceu no grupo (assim como fez com os grupos A e B).

Na primeira noite o Libertad Sunchales massacrou o Deportes Castro e o Flamengo venceu o Brasília. Destaques individuais para Willie Farley (Sunchales) e Rafael “Baby” Araújo (Flamengo).

No segundo dia de competições foi a vez do Flamengo atropelar os chilenos do Deportes Castro com mais uma ótima atuação de Baby. Enquanto isso, o Universo/BRB venceu o Libertad Sunchales (campeão argentino) em casa e conquistou um resultado expressivo para o basquete brasileiro. Nessa importante vitória Alex foi o grande destaque do time de Brasília.

O terceiro e último dia de jogos prometia emoção e foi isso que aconteceu. Ao Universo/BRB restava vencer os chilenos do Deportes Castro e torcer para uma derrota do Flamengo não superior a 34 pontos. Ao Libertad Sunchales restava vencer por mais de 34 pontos ou torcer para uma “milagrosa” vitória do Deportes Castro sobre o Universo/BRB. A missão mais fácil era a do Flamengo, bastava o rubro-negro carioca vencer o Libertad Sunchales que estaria no Final Four. Alex salvou a noite para os brasileiros e com uma cesta do perímetro faltando menos de três segundos para o final do duelo contra os chilenos (vídeo aqui) garantiu a vitória e a posterior classificação do Universo/BRB (graças a vitória do Libertad Sunchales sobre o Flamengo no jogo de fundo).

Como fiz nos artigos anteriores sobre o grupo A e B, farei uma análise do time que avançou ao Final Four e também uma projeção da equipe na fase final da competição.

O Universo/BRB mereceu a vaga ao Final Four. Sem dúvidas foi a equipe que apresentou o melhor basquete durante os três dias de grupo C. Alex está em uma forma incrível e terminou o grupo com média de 24 pontos por jogo (inclusive acertando arremessos do perímetro que não são o seu forte). Valtinho é um armador de nível considerável e vem conduzindo bem o time de Brasília. Ratto, Estevam, Marcio Cipriano e Arthur são jogadores sólidos e experientes que sempre contribuem e Diego vem crescendo individualmente. Lula Ferreira vem tentando criar um padrão para esse time e aparentemente conseguiu no jogo contra o Libertad Sunchales. Por sinal, essa vitória contra o atual campeão argentino credenciou e muito o time de Brasília a ter aspirações maiores. Entretanto, a vitória apertada contra os chilenos do Deportes Castro (87×85) enquanto os demais times do grupo venceram os andinos por placares elásticos serve como sinal de alerta. O time não poderá se dar ao luxo de jogar mal no Final Four, afinal, os adversários (por enquanto Minas Tênis Clube e Biguá) são muito fortes e não perdoarão erros. Vale ressaltar a experiência desse grupo do Universo/BRB. Em um Final Four de competição continental é importante ter a cabeça no lugar e caso o Universo consiga isso, é candidato ao título. O time de Brasília teve uma média de 89,3 pontos por jogo durante a fase de grupos e manter esse bom ataque é importante para a equipe. Com um ataque forte, uma defesa concentrada e um time experiente, o Universo/BRB disponta como mais uma força no Final Four.

Destaques: Alex, Valtinho, Ratto, Arthur, Marcio Cipriano (Universo/BRB); Marcelinho Machado, Baby (Flamengo); Willie Farley, Derrick Alston, Jason Osborne, Sebastian Ginobili (Libertad Sunchales); Cornelius Mcfadgon (Deportes Castro).

Líderes em pontos: Alex (72 pontos, 24 por jogo); Marcelinho Machado (72 pontos, 24 por jogo); Willie Farley (70 pontos, 23.3 por jogo).

Líderes em rebotes: Baby (22 rebotes, 7.3 por jogo); Marcio Cipriano (20 rebotes, 6.6 por jogo); Estevam (18 rebotes, 6 por jogo).

Líderes em assistências: Sebastian Ginobili (10 assistências, 3.3 por jogo); Pablo Moldú (10 assistências, 3.3 por jogo); Duda (10 assistências, 3.3 por jogo).

Líderes em roubadas de bola: Derrick Alston (6 roubadas, 2 por jogo); Jefferson (6 roubadas, 2 por jogo); Rodrigo Alejandro Zili (5 roubadas, 1.6 por jogo).

Líderes em bloqueios por jogo: Marcio Cipriano (4 tocos, 1.3 por jogo); Alex (2 tocos, 0.7 por jogo); Baby (2 tocos, 0.7 por jogo).

Melhor jogador: Alex (24 pontos, 3 assistências, 3 rebotes, 1.3 roubadas e 0.7 tocos)

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273