Liga das Américas: conheça o grupo que decide, nos próximos três dias em Sunchales, uma vaga no Final Four da competição

Escrito por
Publicado em: 14/01/2009

Começando a cobertura do grupo C da Liga das Américas que terá início logo mais em Sunchales, Argentina, o Draft Brasil faz uma análise das quatro equipes desse grupo. Libertad Sunchales, Flamengo, Universo/BRB e Deportes Castro. Todos os times do grupo C tem um jogador em seu elenco com passagem pela NBA e devem fazer bons duelos nos próximos dias. Dos quatro, apenas um se classificará ao Final Four que decide a competição. Todos os jogos serão transmitidos pelo Sportv 2.

Libertad Sunchales – Sunchales, Argentina

O elenco do time argentino já era bom (afinal, estamos falando dos atuais campeões nacionais e vice-líderes da temporada 2008/09) , mas o Libertad Sunchales quis mais. Se o regulamento da liga daquele país não permite a presença de mais do que dois jogadores estrangeiros por equipe, a Liga das Américas sim. Por isso, os tigres de Sunchales não se acanharam e correram atrás de um terceiro estrangeiro apenas para participar do torneio continental. Assim, contrataram o pivô Derrick Alston, de 2,11 metros e 36 anos, que atuou em 139 jogos na NBA entre 1994 e 1997 (Philadelphia 76ers e Atlanta Hawks) e estava jogando no melhor time da Nova Zelândia, o New Zealand Breakers. Além do pivô, a equipe conta com outros dois norte-americanos, o ala-pivô Jason Osborne, principal cestinha do time, e o ala-armador Willie Farley. O técnico Julio Lamas espera contar ainda com Sebastian Ginobili, irmão mais velho do astro do San Antonio Spurs. Contando com todos os jogadores citados e a sua apaixonada torcida os argentinos são candidatíssimos a vaga ao Final Four.

Destaque: Jason Osborne – Principal cestinha do time, Osborne tem um bom repertório ofensivo e vem se destacando em competições sul-americanas. No Sul-Americano de Clubes Campeões, disputado em Guayaquil, Equador, Osborne teve médias de 12.4 pontos e 5.8 rebotes em quase 30 minutos por jogo. Espera-se uma atuação igual ou melhor do jogador norte-americano de 34 anos e nascido no Kentucky durante a Liga das Américas.

Foto: Sunchales Hoy

Flamengo – Rio de Janeiro, Brasil

O atual campeão brasileiro viaja para Sunchales com o ótimo reforço de Rafael “Baby” Araújo. O ex NBA (Toronto Raptors e Utah Jazz) é a mais nova aquisição para o garrafão carioca. No elenco do Flamengo, Baby terá a companhia de Marcelinho Machado (ambos disputaram o Pré-Olímpico Mundial pela seleção brasileira). A esperança da gigante torcida rubro-negra é que ambos consigam jogar o seu melhor basquete e ajudem o clube a avançar em terras argentinas. O Flamengo vem de um vice-campeonato na Liga Sul-Americana na sua última participação em torneios continentais. Vale ressaltar que nessa competição os cariocas bateram o Libertad Sunchales por 89×72 (estatísticas aqui). O experiente Marcelinho Machado (foto em destaque – Fibaamericas.com) teve médias de 23 pontos, 6 rebotes, 4 assistências e 3 roubos de bola na competição do ano passado e repetindo essas médias pode ser fator fundamental para a classificação do Flamengo ao Final Four. Por fim, resta saber o quanto a longa viagem feita pelos cariocas irá refletir no desempenho em quadra.

Destaque: Rafael “Baby” Araújo – Com certeza Baby é a maior contratação do basquete brasileiro em 2009. Em tempos que se caracterizam mais por jogadores de nível internacional jogando longe do Brasil, Baby com sua bagagem de NBA é um jogador e tanto. O pivô tem força física invejável e pode dominar o garrafão em todos os jogos do grupo. Basta apenas saber quanto ele jogará e como estará seu ritmo de jogo e forma física. Com tudo em ordem, Baby poderá desempenhar um bom papel em quadra.

Universo/BRB – Brasília, Brasil

O Universo vai a Sunchales porque quer. Podia muito bem estar assistindo os times irem aos seus domínios se tivesse tido competência para sediar o grupo (mais informações aqui). Dentro de quadra, o time treinado por Lula Ferreira vai precisar vencer os donos da casa e o duelo nacional contra o Flamengo para chegar ao Final Four sem depender de outros resultados. O elenco é formado por jogadores de muita experiência internacional, como os armadores Valtinho e Ratto, além dos alas Arthur e Alex (da seleção brasileira). Valtinho por sinal é o organizador da equipe e na última competição internacional do time teve médias de 5 assistências por jogo (Liga Sul-Americana 2008).

Destaque: Alex Garcia – O ala da seleção brasileira é o principal jogador do time de Lula Ferreira. Com sua tradicional raça e empenho defensivo, Alex deve ser fator decisivo para o Universo. Com passagem pela NBA (New Orleans Hornets e San Antonio Spurs) chego a arriscar que Alex seja o melhor jogador individualmente no grupo C.

Foto: Sunchales Hoy – Brasília já treina na Argentina

Deportes Castro – Castro, Chile

Os chilenos podem ser considerados o time mais fraco do grupo, porém, após a vitória do Universidad Concepción sobre o Regatas Corrientes no grupo B (grupo da morte) ninguém pode duvidar dos andinos. O time tem um jogador com passagem pela NBA (Leon Smith) e pode surpreender sim. Além de Smith, se destacam o ala Gonzalo Velásquez Zuñiga (10º cestinha da liga chilena com 20 pontos por jogo e líder no aproveitamento de 3 pontos com 40,5%) e ainda os americanos Larry Lee Posey (ala-pivô) e Cornelius Mcfadgon (ala).

Destaque: Leon Smith – O norte-americano tem passagens pela NBA (Atlanta Hawks e Seattle Super Sonics) e é um bom jogador. O curioso é que Smith foi uma escolha de primeiro round no Draft da NBA (selecionado na escolha #29 do Draft de 1999 pelos Spurs- mesmo ano em que, na posição 57, o próprio SA escolheu Manu Ginóbili. Apesar da fraca passagem pela liga milionária estadunidense, o fato de ser uma escolha de primeiro round já traz uma certa biografia ao jogador. Smith teve também passagem pela CBA (Gary Steelheads) e brilhou na liga secundária norte-americana (18 pontos e 15 rebotes de média por jogo). Na Liga das Américas, Leon Smith deve ser a principal arma ofensiva do Deportes Castro e com seus 2,08m fará as defesas adversárias trabalharem.

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273