Liderado pelo MVP Alex, NBB Brasil vence o NBB Mundo na prorrogação

Escrito por
Publicado em: 5/03/2013

Foi um fim de semana admirável para Brasília, a capital que respira política ao longo dos dias. Desta vez, o assunto mais comentado na cidade foi o basquete, graças a realização da 3ª edição do Jogo das Estrelas do NBB. Com a presença de um público estimado entre 8 a 9 mil pessoas, o ginásio Nilson Nelson viu os melhores jogadores brasileiros e estrangeiros da atualidade protagonizarem grandes enterradas, passes desconsertantes e jogadas plásticas.

sab_jogodasestrelas_mascotes

Os mascotes das equipes do NBB animaram a torcida presente no ginásio Nilson Nelson. (Crédito: Facebook/Basquete Brasília)

O blog do Draft Brasil esteve presente nesta grande festa realizada pela LNB e conta tudo o que aconteceu dentro e fora da quadra ao longo da partida.

sab_jogodasestrelas_hino

As garotas do UniCeub/BRB/Brasília mostraram todo seu charme durante a execução do hino nacional. (Crédito: Facebook/Basquete Brasília)

Pela 1ª vez na história da disputa entre NBB Brasil e NBB Mundo, a partida foi decidida no tempo extra. E para colocar um tempero há mais na competição, o confronto estava empatado em uma vitória para cada lado.

Liderados por Alex do Uniceub/BRB/Brasília, o NBB Brasil venceu o NBB Mundo pelo placar de 146X144. O ala do Brasília terminou a partida com 26 pontos, 7 rebotes e 5 assistências, sendo eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) do jogo. Outros destaques pelo selecionado brasileiro foram o pivô Rafael Mineiro do Pinheiros/SKY (23 pontos e 9 rebotes) e o ala/pivô Olivinha do Flamengo (25 pontos e 3 tocos). Do lado estrangeiro, o grande nome foi o ala/armador Shamell do Pinheiros/SKY, cestinha da partida com 37 pontos. Ao lado dele, outros 2 jogadores tiveram uma boa atuação pelo NBB Mundo: o ala Robert Day do Unitri/Universo (26 pontos e 5 rebotes) e o pivô Toyloy do Paulistano/Unimed (12 pontos e 14 rebotes).

sab_jogodasestrelas_alex

Alex do UniCeub/BRB/Brasília teve uma marcação especial ao longo da partida. (Crédito: Facebook/Basquete Brasília)

sab_jogodasestrelas_rmineiro

Com grande presença no garrafão, Rafael Mineiro do Pinheiros/SKY executou belas enterradas. (Crédito: Facebook/Basquete Brasília)

sab_jogodasestrelas_olivinha

Olivinha do Flamengo foi um dos destaques do NBB Brasil no Jogo das Estrelas de 2013. (Crédito: Facebook/Basquete Brasília)

1º período – NBB Brasil 36X34 NBB Mundo

A partida começou bem movimentada, repleta de bonitas jogadas, com vários arremessos de 3 pontos e contra-ataques velozes. Enquanto o NBB Mundo se preocupava em dar show, o NBB Brasil abria vantagem no marcador. Do lado estrangeiro, Shamell do Pinheiros/SKY demonstrava muita disposição e vigor, ao marcar 10 pontos no período. Enquanto isso, pela equipe brasileira, Olivinha do Flamengo comandou as ações ofensivas ao anotar 11 pontos no período e ajudar os atletas “da casa” a terminar com a vantagem ao final dos primeiros 10 minutos.

sab_jogodasestrelas_shamell

Cestinha da partida, Shamell do Pinheiros/SKY, terminou com 37 pontos. (Crédito: Facebook/Basquete Brasília)

sab_jogodasestrelas_acrobatas

Um grupo de acrobatas dava um show a cada tempo técnico solicitado. (Crédito: Facebook/Basquete Brasília)

2º período – NBB Brasil 78X62 NBB Mundo

O ritmo do confronto seguiu o mesmo no 2ª quarto. O NBB Brasil, orientado pelos treinadores José Neto do Flamengo e Guerrinha do Paschoalotto/Bauru, aproveitava os erros cometidos pelos rivais e aumentava vantagem no placar. Enquanto isso, os “gringos” só queriam saber das jogadas plásticas, especialmente as realizadas pelo ala/pivô Curnell do Palmeiras, que animou a torcida local presente. Quem sobrou no período foi a dupla formada por Nezinho e Alex. Atuando em casa, os anfitriões do UniCeub/BRB/Brasília comandaram a vitória parcial da equipe “tupiniquim”, levando uma liderança de 16 pontos a caminho dos vestiários.

sab_jogodasestrelas_curnell

Curnell do Palmeiras mostrou todo seu repertório de enterradas. (Crédito: Bruno Spada e João Pires/LNB)

sab_jogodasestrelas_pagode

No intervalo, Shamell e Nezinho mostraram a Péricles, ex-integrante do Exaltasamba, que também tem samba no pé. (Crédito: Facebook/Basquete Brasília)

3º período – NBB Brasil 101X96 NBB Mundo

Em desvantagem no placar, o NBB Mundo voltou do intervalo disposto a mudar o tom da partida, o que acabou acontecendo na 3ª parcial. Com um “bombardeio” de bolas de 3 pontos e uma defesa melhor posicionada, a equipe comandada pelos treinadores Lula Ferreira do Vivo/Franca e Régis Marrelli do São José/Unimed equilibrou as ações, trazendo mais seriedade à disputa. Graças à vantagem parcial de 11 pontos dos estrangeiros, o NBB Brasil viu a diferença no placar diminuir para apenas 5 pontos ao final do 3º quarto.

sab_jogodasestrelas_harlenshake

É claro que não faltou o ‘Harlem Shake’ executado pelo NBB Mundo. (Crédito: Facebook/Basquete Brasília)

4º período – NBB Brasil 132X132 NBB Mundo

Como toda boa partida de basquete, o melhor ainda estava por vir no último período. As 2 equipes resolveram acirrar a disputa, melhorando suas estratégias defensivas. A torcida teve o privilégio de assistir um duelo entre 2 grandes jogadores no quarto: Alex, que tomou à frente do NBB Brasil, totalizando 7 pontos no período final e o norte-americano Robert Day do Unitri/Universo pelo lado do NBB Mundo, responsável por 3 arremessos de 3 pontos consecutivos, ajudando a sua equipe a diminuir o déficit para apenas 2 pontos com 20 segundos para o final. E com apenas 1,9 segundos no cronômetro,  as estrelas internacionais tiveram a grande chance de virar o jogo com Shamell. Ele recebeu um passe lateral e chutou uma bola de longa distância no desespero, porém, um dos árbitros assinalou uma falta suspeita, resultando em 3 lances livres. Sob uma vaia do tamanho do ginásio Nilson Nelson, o ala/armador do Pinheiros/SKY converteu os 2 primeiros e, intencionalmente (será?), errou o 3º lance, levando o Jogo das Estrelas de 2013 para a 1ª prorrogação em sua breve história, deixando os torcedores frenéticos.

sab_jogodasestrelas_rday

Robert Day do Unitri/Universo ajudou o NBB Mundo a reagir no último período. (Crédito: Facebook/Basquete Brasília)

Prorrogação – NBB Brasil 146X144 NBB Mundo

No tempo extra, as 2 comissões técnicas deixaram seus melhores jogadores em quadra. Por conta disso, a igualdade prevaleceu no placar por um bom tempo na parcial. Com menos de 2 minutos restantes para o fim da partida, o NBB Mundo tinha uma vantagem de 7 pontos. Mas, o NBB Brasil reagiu e empatou no último minuto, levando o ginásio Nilson Nelson à loucura! Com 13 segundos restantes, Olivinha converteu uma bandeja e colocou os brasileiros na frente. Após um pedido de tempo, Shamell foi o protagonista por mais uma vez do último lance, ao ter a chance de empatar o placar. Mas ao infiltrar o garrafão oponente, errou a bandeja e a vitória ficou com o selecionado nacional.

sab_jogodasestrelas_final

Ao final da partida, os jogadores se cumprimentaram após um belo espetáculo. (Crédito: Facebook/Basquete Brasília)

sab_jogodasestrelas_alexmvp

Eleito o jogador mais valioso da partida, Alex levou a torcida local ao delírio com o prêmio. (Crédito: Facebook/Basquete Brasília)

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273