O Flamengo é o time a ser batido no NBB5

Escrito por
Publicado em: 20/01/2013

Quando foi anunciado o pacote de reforços para a atual temporada, o Flamengo foi tido como o time a ser batido, apesar de ser o Brasília o tricampeão do Novo Basquete Brasil. Reforços de peso como Marquinhos, Olivinha, Vitor Benite e o treinador José Neto vieram para se unir-se aos jogadores Marcelinho Machado e Caio Torres e fazer do rubro-negro da Gávea uma das melhores equipes, no papel, dos últimos anos. Apesar do pouco entrosamento de um elenco que manteve apenas três atletas em relação ao último campeonato, o Flamengo não só vem mostrando uma enorme evolução como vai confirmando, através de sua campanha, que tem tudo para fazer um campeonato para ficar marcado na história do Novo Basquete Brasil.

Comandados por um dos melhores treinadores da atualidade, o Flamengo não só ultrapassou o recorde de melhor início na história do NBB, que pertencia ao Brasília, que na segunda edição venceu os oito primeiros jogos, mas como ampliou, e muito, esta marca, tendo 13 bons resultados em 13 confrontos e sobrando na tabela de classificação, já que o segundo colocado, o Uberlândia, possui 73.3% de aproveitamento, com 11 vitórias em 15 partidas.

(Foto:Alexandre Vidal)

Um dos segredos para o sucesso desta equipe, além de um elenco muito bem montado e um treinador de alto nível, é a defesa, a segunda melhor da competição, com médias de 71.9 pontos sofridos por partida, ficando atrás somente do setor defensivo do Franca, que está com médias de 70.8 pontos sofridos.

Se a defesa funciona muito bem, o ataque não deixa a desejar. O rubro-negro carioca é o time que mais pontos anota, em média,  com 91.6 pontos por jogo, única equipe que está com médias de 90 pontos ou mais até o momento. Individualmente, o Flamengo conta com os 21.9 pontos de média do ala Marquinhos, principal cestinha da competição.

No quesito rebotes o time é o segundo melhor, contando com a dupla Olivinha (foto: Alexandre Vidal) e Shilton (agora machucado), que são os dois jogadores que mais pegaram rebotes na história da competição. No NBB5, tendo seu tempo de quadra diminuído em quase dez minutos, as médias de Shilton diminuíram de 7.11, na temporada passada, com o Joinville, para 4.22 nesta temporada, mas Olivinha está com a melhor média deste o campeonato 2010/2011, tendo, no NBB5,  9.5 rebotes por confronto, sendo o principal reboteiro da competição e ajudando o Flamengo a ser o segundo time em médias de rebotes, com 34, perdendo para o Paulistano, com 36, de média.

Com a melhor campanha e o status de time mais eficiente da competição, a torcida, que já comparecia em peso ao ginásio do Tijuca Tênis Clube, está comparecendo ainda mais. Só para se ter ideia, no último jogo do Flamengo em casa, contra o Limeira, que nem é um adversário que rivaliza tanto com o time carioca, havia mais torcedores do que no jogo quatro da semifinal do NBB4, contra o São José.

A “nação”, como é conhecida a torcida do rubro-negro carioca, se denomina como o sexto jogador, o que é, de fato, mas, das 13 vitórias do Flamengo, sete delas foram como visitante e seis como mandante.

Quando joga fora de casa, o domínio dos comandados de José Neto se faz mais presente, superando suas médias na competição.  Longe de seus domínios, o Flamengo tem médias de 94 pontos feitos e 71.2 pontos sofridos, números infinitamente superior ao de quando jogou em casa, quando anota, em média, 88.8 pontos e sofre 72.6 pontos.

Para defender os números como mandante, o Flamengo recebeu adversários muito qualificados, como os finalistas do NBB4 Brasília e São José, enquanto como visitante, enfrentou times como Tijuca Tênis Clube, Palmeiras e Suzano, os três últimos na tabela de classificação.

Muito se fala do quinteto do Flamengo, certamente muito difícil de ser batido, como a própria campanha o mostra, porém, o banco de reversas vem contribuindo bastante nesta temporada, principalmente quando falamos do ala Duda Machado, suplente com a maior produção, com médias de 9.5 pontos, 1.6 rebotes, 1.2 assistências e 1.2 roubadas de bola. Podemos  citar também o jovem Gegê, que consegue dar um bom tempo de descanso para o armador principal, Kojo Mensah. No geral, o banco de reservas é responsável por 35.5% dos pontos da equipe na competição.

Com a união de um treinador que sabe tratar bem o jogo, fazendo uma equipe forte na defesa e no ataque, utilizando bastante o jogo interno, um quinteto muito qualificado e um banco de reservas que dá a condição de manter o ritmo mesmo com os titulares fora de quadra, o Flamengo, em apenas 13 jogos com sua nova equipe, é o time a ser batido no NBB5.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273