Exclusivo: Arnaldo Szpiro desabafa ao Draft Brasil

Escrito por
Publicado em: 27/01/2009

Em conversa telefônica, Arnaldo Szpiro, ex-diretor de basquete do Clube de Regatas do Flamengo, contou ao Draft Brasil, em tom de desabafo, detalhes de sua saída e revelou detalhes sobre o funcionamento da Diretoria de Esportes Olimpícos do clube.

Arnaldo afirma, dentre outras coisas, que cabe ao Departamento de Marketing do clube promover a captação de recursos dos esportes olímpico e que isso jamais foi feito. Além disso, afirma categoricamente que o futebol é que desviava dinheiro do basquete no Flamengo, e não o contrário.

O áudio, editado somente nos trechos em que o ex-diretor precisou interromper a conversa, está disponível para o leitor na caixinha logo abaixo.

Arnaldo Szpiro comemora título junto ao elenco do Fla

Confira as principais declarações de Arnaldo Szpiro:

A mudança feita pela presidência do clube na Diretoria de Esportes Olímpicos

“Eu soube via email, como a própria Patrícia (Amorim, ex-diretora de esportes olímpicos do Flamengo). E fui eu que pedi demissão”.

A crise e a ameaça de greve dos jogadores do Flamengo nas vésperas do NBB

“Houve uma pressão do pessoal (dos jogadores), uma pressão até justa. O Flamengo vive uma crise financeira muito grave. E a gente via que as pessoas no clube não estavam dando importância para o esporte olímpico. Então, eles (jogadores) se sentiram abandonados pela direção superior do clube, pela presidência, até porque eles sabiam que ficariam presos, pois se jogasse um jogo, não poderiam atuar por outro clube. Enfim, eles ficaram com medo, fizeram uma certa pressão e deu resultado. Quer dizer, deu resultado paliativo, a gente pagou um mês e começaríamos a fazer uma planilha para acertar o que estava atrasado”.

A receita do basquete do Flamengo

“As pessoas se enganam, pois a receita do basquete, bem como dos esportes olímpicos, não é só da Petrobrás. Todos os patrocínios do Flamengo entram em caixa única. Cabe à diretoria financeira do Flamengo destinar os recursos aos departamentos que ela acha que tenha que destinar. Não há uma previsão contratual no patrocínio da Petrobrás. O contrato da Petrobrás, se eu não me engano, pois eu não tenho acesso a ele, exige que o Flamengo estampe o seu nome na camisa do basquete, do remo e do futebol. Não há alocação de recursos. E as pessoas se enganam, e deve ficar bem claro isso, os recursos do esportes olímpicos são provenientes da Petrobrás, da Nike, das receitas da escolinhas e da receita social daqueles sócios que entram no clube para fazer uma escolinha, pois o cara que entra numa escolinha, precisa ser sócio do clube”.

A função do Departamento de Esportes Olímpicos

A função da Vice-Presidência de Esportes Olímpicos é gerenciar o orçamento que é dado para ela. A sua obrigação não é a captação de recursos. A captação de recursos deve ser feita pelo Departamento de Marketing do clube, coisa que o Departamento de Marketing nunca fez para o esporte olímpico. A Vice-Presidência de Esportes Olímpicos recebe um orçamento, como todos os departamentos, o Fla-Gávea, o Futebol. O Futebol é um pouco diferente, pois se pode arrecadar através da venda de jogadores, coisa que não há no esporte olímpico.

O Marketing não captou, desde que estou lá, um centavo sequer para os Esportes Olímpicos. Ano passado, nós jogamos as finais do Brasileiro, as finais do Sul-Americano, no Maracanãzinho, sem uma placa sequer vendida pelo Departamento de Marketing do clube. O clube não fazia questão de aproveitar (o potencial de receita dos esportes olímpicos), não sei, eu já não sei mais nem o que falar”.

Inexistência de camisas de basquete para vender:

“Essa pergunta deve ser feita diretamente ao Departamento de Marketing e a Nike. Não sei se não há interesse da Nike em fazê-lo, não sei há algo no contrato. Enfim, isso eu não sei te responder”.

O basquete retira verba do futebol?

“Certamente não”.

O futebol retiraria verbas destinadas ao basquete?

“Certamente, você não tenha dúvidas disto. No ano passado, o rombo do futebol foi muito maior do que o dos esportes olímpicos. Nós não estouramos nenhum centavo no orçamento do ano passado. O futebol eu já não posso te responder. A Vice-Presidência cumpriu a missão que lhe é cabida, ou seja, formar times, ganhar campeonatos. Enfim, nós fomos campeões de um campeonato em que nós nunca havíamos sido campeões, chegamos a uma final de Sul-Americano, coisa que nunca havia acontecido”.

A falta de reconhecimento do clube

“Eu não tenho a menor dúvida disso (falta de reconhecimento). Eu acho que ele (presidente do clube) não deu importância aos resultados obtidos”.

Fotos: Internet

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273