Denver e Lakers: análise final da série

Escrito por
Publicado em: 30/05/2009

Há pouco acabou a série final da conferência Oeste que garantiu o Los Angeles Lakers na final da NBA. O time de Kobe Bryant, Pau Gasol, Lamar Odom, Phil Jackson e companhia chega a sua 30ª final de NBA e busca o 15º título (maior ganhador da história da liga norte-americana). Os Lakers venceram o título do Oeste ao baterem o Denver por 4×2 no playoff melhor de sete jogos.

JOGO 5: Pelo que ouvi no vestiário do Denver antes do duelo, George Karl tratou de mostar ao seu time a importância de vencer o jogo 5 para não ficar a uma derrota da eliminação e na melhor das hipóteses ter que jogar um jogo 7 em Los Angeles. O time do Denver entrou brigando, afim de conseguir a importante vitória. O Lakers do mesmo modo se fez mostrar forte em seus domínios. Depois de uma partida inteira de total equilíbrio, foi no último período que Kobe Bryant, Pau Gasol e Lamar Odom (finalmente elevando o nível de seu jogo nos playoffs) deram show e abriram a vantagem que foi final (103×94). O Denver reclamou muito de faltas que foram marcadas pela arbitragem mas o fato é que com a derrota o time do Colorado ficou em situação delicada na série. Lamar Odom teve grandes números (19 pontos e 14 rebotes) e como dito anteriormente, mostrou que é importantíssimo para o time de Los Angeles.

JOGO 6: Aparentemente o Denver sentiu a derrota e a necessida de duas vitórias consecutivas para chegar nas finais. Desde o início o time atacou mal e desorganizadamente (Chauncey Billups em noite abaixo do normal). A defesa do time treinado por George Karl também não ajudou e já no intervalo a diferença estava perto dos 20 pontos em favor dos Lakers. Nem as tentativas desesperadas de chutes do perímetro (JR Smith, Linas Kleiza e Carmelo Anthony) ajudaram o Denver que foi facilmente abatido por um Los Angeles que contou mais uma vez com seu principal trio em grande forma. Kobe Bryant esteve imparável e terminou o duelo com 35 pontos, Pau Gasol foi fundamental com assistências, tocos e cestas (20 pontos, 12 rebotes e 6 assistências) e Lamar Odom parece ter acordado para o basquete novamente (20 pontos e 8 rebotes). Com isso, os Lakers eliminaram os Nuggets.

Ao final da série, me parece que nos dois últimos jogos (os que decidiram a série em favor do Lakers) a equipe de Phil Jackson finalmente conseguiu fazer aquilo que vinha faltando no começo dessa final do Oeste. Kobe Bryant e Pau Gasol tiveram ajuda. Trevor Ariza esteve nesses dois jogos muito bem mais uma vez. Lamar Odom então nem se fala, o ala-pivô mudou da água pro vinho e, depois de 4 jogos com média perto dos 8 pontos por jogo, fez, nos últimos dois, médias de 19.5 pontos. Além dos quatro principais jogadores, o Lakers teve mais um jogador com dígitos duplos em pontos nas duas partidas decisivas desse playoff. No jogo 5, Derek Fischer converteu 12 pontos e, no jogo 6, Luke Walton ajudou com 10. É esse jogo coletivo que torna a equipe de Los Angeles forte candidata ao título. Kobe Bryant é um fenômeno naturalmente, Pau Gasol outro. Com Lamar Odom, Trevor Ariza e mais um jogador contribuindo de forma sólida, esse time do Lakers joga fácil e difícilmente é derrotado. Se nas finais o time manter essa forma de jogar, tem tudo pra ir longe, entretanto, se jogar como nas finais do ano passado (Kobe Bryant praticamente sozinho) o time sucumbirá mais uma vez.

Em relação ao Denver, resta enaltecer a brilhante campanha do time do Colorado. A equipe terminou a temporada regular em segundo lugar no Oeste e bateu as boas equipes do New Orleans Hornets e Dallas Mavericks nos playoffs. Carmelo Anthony e Chauncey Billups mostraram mais uma vez que são excelentes jogadores. Nenê e Kenyon Martin foram bravos no garrafão e também tiveram atuações destacadas. Chris “Birdman” Andersen é outro que provou seu valor nesses playoffs. Junto com Anderson Varejão, Birdman me parece melhor “energy-guy” da liga, mesmo após 2 anos de suspensão por violar a política anti-drogas da NBA. Vale ressaltar que ele é Free Agent nessa off-season e é um jogador que vale certo investimento (acredito que o Denver tem bastante interesse em renovar o seu contrato e o jogador em permanecer em Denver aonde é ídolo da torcida). Por fim, JR Smith e Linas Kleiza também merecem ser citados por suas boas atuações. Quanto ao time do Denver, acredito que a pífia defesa e o ataque desorganizado do jogo 6 tenham sido resultado da menor experiência em relação aos Lakers. Isso foi fator determinante na série, afinal, os Nuggets “entregaram” dois jogos em reposições laterias que só podem ser explicadas por nervosismo. Talvez esses laterais tenham selado o destino do Denver, porque convenhamos, em uma melhor de sete contra os Lakers, “entregar” duas partidas é atestado de eliminação.

Resta ao Lakers esperar seu adversário na grande final da NBA que começa dia 4 de Junho (com transmissão da ESPN). Orlando Magic (3) x (2) Cleveland Cavaliers fazem o jogo 6 da série amanhã, em Orlando.

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Foto: Denver Post

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273