Denver e Lakers: análise dos jogos 3 e 4 da série

Escrito por
Publicado em: 26/05/2009

A decisão do Oeste terminou hoje sua primeira passagem por Denver (Mile High City). Com dois jogos interessantes no Pepsi Center começamos aqui a continuação da análise da série que levará uma equipe para a final da NBA.

JOGO 3: Mais um jogo igual durante quase todo seu decorrer. Os Nuggets aproveitaram a vantagem de jogar em casa e lideraram o placar durante boa parte do duelo, entretanto, no último período o Lakers reagiu e conseguiu retomar o mando de quadra com uma excelente atuação de Kobe Bryant (41 pontos) e Pau Gasol (20 pontos e 11 rebotes). Vale ressaltar que o Denver entregou mais um lateral decisivo na mão de Trevor Ariza e possivelmente bateu um recorde negativo da NBA: entregar dois jogos disputados em cobranças ridículas de laterais. O vilão dessa vez foi Kenyon Martin.

JOGO 4: Com a desvantagem na série o time de Denver foi logo no começo pra cima dos Lakers. Chauncey Billups, Kenyon Martin e Nenê foram os líderes do time que conseguiu manter a vantagem no placar durante o decorrer do jogo. Vale ressaltar o importante papel de Kenyon Martin e Nenê nos rebotes na primeira etapa de partida. No fim, em um quarto período muito aberto (78 pontos no total), os Nuggets mataram os Lakers e empataram a série. JR Smith converteu bolas importantes do perímetro e terminou o jogo com 24 pontos (4-9 3PT). O double-double de Kenyon Martin (13 pontos e 15 rebotes), os 14 rebotes de Chris “Birdman” Andersen e os 24 pontos de Chauncey Billups também devem ser destacados. Nenê foi outro monstro (14 pontos, 13 rebotes e 6 assistências). O brasileiro chegou a lembrar o mítico Arvydas Sabonis em alguns passes de altíssima qualidade. No final, Nuggets120 x 101 Lakers naquele que foi o jogo mais fácil para um dos lados em toda a série.

Com o playoff empatado em 2×2 e um jogo decisivo por vir, ambas as equipes precisam manter o foco no objetivo para não ficarem a uma derrota da eliminação.

O Lakers foi totalmente dominado nesse jogo 4 em Denver. É necessário que Kobe Bryant e Pau Gasol tenham ajuda de mais alguém (banco de reservas principalmente). Lamar Odom não está nem com 10 pontos de média nessa série e seus pontos fazem falta. Sasha Vujacic, Jordan Farmar e Shannon Brown são limitados, não se pode cobrar grandes pontuações deles. Odom é passível sim de cobrança. Por fim, 18 rebotes a menos em um jogo é atestado de derrota, retomar a vantagem nos rebotes é necessário para não perder o divisor de águas que é o jogo 5 (em Los Angeles).

O Denver Nuggets vai com a moral em alta para Los Angeles. Empatou a série em um show ofensivo e de rebotes de seu time. Tudo isso com o principal astro (Carmelo Anthony) em uma noite fraca (lesão no tornolezo aparentemente incomodou o jogador). Chauncey Billups está sendo incrível e o ritmo que dá ao time pode ser fator determinante em uma boa atuação no jogo 5. Além disso, Nenê, Kenyon Martin e Chris Andersen deram um show de rebotes hoje. Nenê pegou 13 (7 ofensivos), Martin 15 (12 defensivos) e Birdman Andersen outros 14 (vindo do banco). No artigo anterior cheguei a citar que era necessário para o time do Colorado melhorar os rebotes defensivos para vencer. Hoje o time fez isso e ainda deu um show de rebotes ofensivos. Lição de casa bem feita e que deve continuar durante os próximos jogos da série. Com o trio reboteiro desse jeito, o voo dos Nuggets será bem mais alto que os do Homem-Pássaro (Birdman). Por fim, Linas Kleiza e todo o banco de reservas do Denver são fatores diferenciais para o time de George Karl. Quando os reservas (liderados por JR Smith e Linas Kleiza) jogam em alto nível o time anda vencendo as partidas. No jogo 5, Smith e Kleiza terão papel fundamental mais uma vez.

Por fim, resta esperar quarta-feira para saber quem estará a uma vitória da final e quem estará a uma derrota de casa. A ESPN transmitirá ao vivo o duelo assim que a partida entre Internacional x Coritiba acabar. Pelas previsões do canal, o quarto e decisivo período será mostrado todo ao vivo.

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273