Denver e Lakers: análise dos dois primeiros jogos da série

Escrito por
Publicado em: 22/05/2009

Los Angeles Lakers e Denver Nuggets estão decidindo uma vaga na final da NBA em uma série de playoff esperada por todos. É inegável que os dois times mostraram ao decorrer da temporada regular e dos playoffs da liga norte-americana que são duas equipes que jogam um ótimo basquete. Além disso, temos grandes estrelas em quadra (Kobe Bryant, Pau Gasol, Chauncey Billups, Carmelo Anthony). Nenê e Lamar Odom são outros jogadores que engrandecem o duelo entre as duas equipes.

Com o final do jogo 2 a poucos instantes, analisaremos os dois primeiros jogos da série que está empatada em 1×1.

JOGO 1: George Karl mostrou logo de cara suas intenções de roubar o mando de quadra logo no primeiro jogo. Com um Chauncey Billups dando ritmo e organização ao time do Colorado e um Carmelo Anthony totalmente “on fire” o Denver abriu de cara uma ótima vantagem. Kenyon Martin e Nenê também foram importantes nesse início de partida ao dominarem o garrafão ofensivamente. Porém, no segundo período Kobe Bryant começou o seu show e colocou o Lakers novamente na partida. É importante ressaltar que o Denver Nuggets começou nesse segundo período a perder o controle nos rebotes defensivos.

Por fim, a partida tomou ares dramáticos ao ficar emparelhada até os minutos finais (Denver na frente duranta quase todo o tempo), quando Kobe Bryant foi mais uma vez decisivo ofensivamente. O Denver ainda contou com um erro de passe de Anthony Carter na reposição de bola que custou a partida.

Carmelo Anthony citou que o jogo foi “dado de presente” para o adversário. Porém, é necessário citar alguns erros extra-quadra que custaram essa derrota, afinal, ninguém perde de graça. George Karl (treinador do Nuggets) tomou decisões que me pareceram erradas durante a partida. Primeiramente retirou Chris “Birdman” Andersen da quadra para colocar o brasileiro Nenê pendurado em um momento que Birdman e Kenyon Martin estavam dominando os rebotes juntos. A consequência foi a marcação da sexta falta do brasileiro que acabou eliminado precocemente. Com Nenê eliminado, o Denver ficou sem ter alguém no garrafão para desafogar o jogo de Billups e Carmelo. Tanto isso é verdade, que nos derradeiros minutos Chris Andersen teve que forçar uma bola no ataque por falta de opção (se Nenê estivesse em quadra a história poderia ser outra).

Posteriormente, Karl colocou Anthony Carter (armador fraco) para cobrar o lateral mais importante da temporada. Tem sentido? O passe foi ridículo. Na última chance do Denver (2 pontos atrás, poucos segundo no relógio e JR Smith com um lance livre por cobrar) era óbvio que Chris Andersen (maior saltador desse time) devia estar na disputa do rebote do lance livre que seria errado intencionalmente. Isso não acontenceu, Birdman foi requisitado para tentar vir de fora correndo pra pegar o rebote. Quem ficou no seu lugar na disputa foi Carmelo Anthony que conseguiu tomar a frente do seu marcador mais por falta de impulsão não pegou o rebote. Mais uma decisão equivocada.

Do lado do Lakers, Kobe Bryant foi genial. Converteu 40 pontos e foi o principal jogador de sua equipe (como de praxe). Vale citar os arremessos de três em momentos decisivos do armador Derek Fischer (que não vem bem nos playoffs como um todo).

JOGO 2: Hoje foi o Lakers que começou com tudo. Kobe Bryant e companhia abriram logo uma boa vantagem no placar. O Denver Nuggets esteve irreconhecível no princípio, porém, Linas Kleiza (bom ala lituano) entrou e mudou a cara do jogo com ótimas bolas do perímetro. O jogo se manteve mais uma vez equilibrado durante todo seu decorrer (com o Lakers na frente durante quase todo o tempo). A virada dessa vez foi do Denver com ótimas jogadas de Billups e Carmelo. O Lakers ainda teve uma chance no final com Derek Fischer tentando levar a partida para a prorrogação com uma bola de três no desespero. Nada feito.

Hoje, o Lakers pode ter perdido a chance de se garantir na final da NBA. O Denver esteve péssimo no primeiro tempo (até a entrada de Linas Kleiza). Péssimo. Mesmo assim o Lakers não abriu mais de 16 pontos de vantagem pra matar o jogo. Deixou o Denver encaixar algumas bolas do perímetro, voltar pro jogo e pagou caro por isso. Chego a arriscar que Linas Kleiza pagou todos seus dividendos com o Denver Nuggets hoje, afinal, um 2×0 na série complicaria demais a equipe dos Nuggets (em uma série tão disputada, ficar dois jogos atrás é problemático). Kleiza conseguiu jogar, pontuar e pegar rebotes em uma hora que ninguém do Denver fazia nada (só faltas). Acabou com 16 pontos (4-7 do perímetro) e 8 rebotes.

Por sinal, a equipe do brasileiro Nenê (14 pontos no primeiro jogo, 6 no segundo) precisa corrigir os rebotes defensivos. O time apaga em diversos momentos e Pau Gasol fica a vontade para pegar rebotes ofensivos e conectar pontos.

Quanto ao Lakers, Kobe Bryant precisa de ajuda. Trevor Ariza e Pau Gasol jogaram bem hoje mas não é o suficiente. Lamar Odom, Derek Fischer e Andrew Bynum devem aparecer, caso contrário o Denver irá avançar (coletivamente).

Por fim, cabe ressaltar as grandes emoções que os dois jogos proporcionaram ao espectador brasileiro. O nível de jogo é alto, os jogadores de qualidade e as partidas parelhas. Resta agora esperar pelos dois jogos em Denver (que agora tem a vantagem do mando de quadra) e perceber se as equipes revêm seus equívocos. Kobe Bryant precisa de ajuda e definitivamente o Denver precisa pegar rebotes básicos.

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273