Dario, o Indeciso

Escrito por
Publicado em: 18/11/2012

Todo garoto nascido em Sibenik, cidade croata com pouco mais de 46 mil habitantes, e que se aventura a jogar basquete, deveria ter como ídolo o mais ilustre habitante local, o fantástico Drazen Petrovic, ainda mais quando se tem o pai como ex-companheiro de time do lendário jogador.

Dario Saric pensa diferente.

Não é que Petrovic não seja um dos seus ídolos, mas o jovem de 18 anos é fã incondicional de Magic Johnson. A idolatria ao ex-craque dos Lakers é tamanha, que Saric tem uma coleção de vídeos com jogos do armador e escolheu usar em sua primeira partida o número 32, como reverência.

Saric deverá ser apresentado definitivamente ao mundo no mundial juvenil do ano que vem, na Republica Tcheca. Grande favorito a MVP do torneio (o brasileiro Lucas Dias, do Pinheiros também aparece entre os favoritos porém, Andrew Bogut foi o único jogador fora da Europa a conquistar tal prêmio), ele poderá ser o terceiro jogador croata a realizar tal feito. Antes, Mario Delas em 2009 e Toni Kukoc (ainda pela Iugoslávia) em 1987.

E por falar em Kukoc, o ex-ala dos Bulls é o parâmetro de comparação para a promessa croata. Com 2,08 m, Saric já foi listado como SF (sua preferida), PF e C. Isto é explicado pela versatilidade que ele tem demonstrado em quadra.  No campeonato europeu sub 16 em 2010, suas médias foram de 24,3 pontos; 11,5 rebotes (liderou estes dois quesitos) e 5,8 assistências (foi o segundo colocado). Na final, contra Lituânia, cravou um triplo duplo – 30 pontos, 11 rebotes e 11 assistências e igualou o feito de Ricky Rubio, que havia feito o mesmo em 2006. Este ano, no europeu sub 18, outro desempenho excelente: 25,6 pontos; 10,1 rebotes e 3,2 assistências por jogo; título para a Croácia e, eleito de forma unânime o melhor jogador da competição.

Cotado para jogar na NBA na próxima temporada (ele e o francês Rudy Gobat são os únicos que atuam fora dos EUA, que deverão ser escolhidos na primeira rodada do draft de 2013), Saric primeiro terá que decidir onde vai jogar na atual. Pretendentes não faltam, mas ele ainda continua parado.

Em 2009, as habilidades do rapaz já eram conhecidas, tanto que o Baskonia, aproveitando-se da amizade do técnico Dusko Ivanovic com o pai do jogador, fez uma oferta de três milhões de euros para levá-lo a Vitória. Devido a discordâncias quanto ao tempo de duração do contrato (o time basco queria um vínculo de onze anos e os representantes do jogador bateram o pé por um de oito) ele optou por permanecer na Croácia e defender o KK Zagreb.

Este ano, após o europeu sub 18, outro time do País Basco, o Gescrap de Bilbao, anunciou um acordo de quatro anos com Saric, e que em uma primeira instância, ele permaneceria na Croácia e defenderia por empréstimo o Cibona Zagreb. Porém, apoiado pela Fiba, o KK Zagreb exigiu que a multa de rescisão fosse paga. Originalmente estipulada em um milhão de euros, ela foi reduzida para 550 mil euros. Mesmo assim, o negócio emperrou.

Imediatamente após a desistência dos espanhóis, dois endinheirados do continente entraram na disputa. O Anadolu Efes, da Turquia e, o CSKA, de Moscou (o que fez o Unicaja, outro interessado pular fora imediatamente). Os turcos chegaram a colocar Saric em seu “roster”, para logo depois anunciar que o acordo não seria tão fácil. O motivo? Não compensaria pagar o valor da multa por um jogador que na próxima temporada teria tudo para bater as asas em direção a NBA.

Mal os rumores silenciaram e um rival do Anadolu, o Fenerbache, anunciou interesse no jogador. Por enquanto, ele segue treinando em Split, junto com a equipe local apenas para manter a forma.

Os sites especializados em fazer projeções do draft listam que um dos pontos a melhorar de Saric são as suas “tomadas de decisão”.

Pelo visto, isto se estende para fora da quadra.

Bingo!

Anderson Varejão. Que o apetite ofensivo não se restrinja a apenas um jogo e se mantenha por toda a temporada. Menção mais que honrosa para o Memphis Grizzlies, o melhor candidato a pedra no sapato.

Amassando o Aro!

Caja Laboral (Baskonia): O time basco, que se tornou simpático aos brasileiros devido a dobradinha Huertas/Spliter, caminha para mais uma eliminação precoce na Euroliga.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273