Confira a prévia da rodada 3 do NBB: rodada dos confrontos regionais

Escrito por
Publicado em: 3/02/2009

A terceira rodada do NBB acontece excepcionalmente na terça em função da viagem marcada dos times de Minas e Brasília para a Liga das Américas no México. Ela será marcada pelos “clássicos” regionais. A Sportv transmite, a partir das 20h, o principal duelo da noite, entre Flamengo e Minas Tênis Clube, em BH. Há também a expectativa (talvez a principal da noite) de que o site da liga voltará a ter as estatísticas em tempo real.

Minas Tênis Clube (1-1) X Flamengo (2-0)

Antes de embarcar para o México, o Pitágoras/Minas recebe o Flamengo/Petrobras, em Belo Horizonte. O técnico Flávio Davis colocará força máxima em quadra, em seu primeiro jogo em casa. Nas duas primeiras rodadas, a equipe perdeu para o Paulistano/Amil e venceu o Pinheiros, ambos os jogos em São Paulo. “É uma rodada de clássicos. Estamos às vésperas de nossa viagem ao México, mas antes temos que focar o NBB.”

Davis acredita que uma vitória sobre o Flamengo/Petrobrás pode motivar ainda mais sua equipe para a disputa do Final Four da Liga das Américas. “Quando você ganha de um time que vem de duas vitórias seguidas e que é um dos favoritos ao título, o moral fica elevado e você passa a ser visto com outros olhos pelos adversários”, disse o treinador, que preparou o Pitágoras/Minas com Sucatzky, Soro, Shipp, Ricardo Probst e Murilo.

O Flamengo/Petrobrás fará sua terceira partida fora de casa. O time carioca foi a São Paulo nas duas primeiras rodadas e venceu o Pinheiros e o Paulistano/Amil. “Serão cinco jogos seguidos fora de casa. Mas os confrontos foram definidos por sorteio e isso faz parte do show”, disse o técnico Paulo Chupeta.

O treinador espera enfrentar dificuldades contra o Pitágoras/Minas, equipe que considera uma das favoritas ao título. “Será um jogo muito difícil. Eles têm uma equipe forte, bem montada pelo Flávio Davis, e se reforçaram com bons jogadores, como o Murilo e o Ricardo Probst”, comentou Chupeta, que deve escalar o seu time com Baby, Jefferson, Marcelinho, Duda e Hélio. (Assessoria do NBB)

Pinheiros (0-2) X Paulistano Amil (1-1)

O EC Pinheiros busca a recuperação no Novo Basquete Brasil (NBB), campeonato nacional gerido pelos clubes, nesta terça-feira (03 de fevereiro), às 20h00, encarando o Paulistano/Amil, no ginásio Poliesportivo do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP). O ‘Clássico da Capital’ é válido pela terceira rodada do turno da fase inicial.

Nas duas rodadas iniciais da competição, o EC Pinheiros acabou superado pelo CR Flamengo e Minas Tênis Clube, jogando no seu ginásio, em dois jogos extremamente equilibrados. Contra o time carioca, a diferença foi de apenas um ponto (89 a 90); enquanto no segundo, diante dos mineiros, foi também de um ponto (80 a 81).

“Temos que pensar na reabilitação, pois enfrentaremos uma equipe forte e que vem bem na competição e que vai brigar estar no playoff, assim como o nosso time. Trata-se de um clássico e uma vitória pode nos alavancar na competição”, analisa Guilherme Filipin, ala do EC Pinheiros.

No recente Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2008 foram dois confrontos entre as equipes da Capital, com uma vitória para cada lado, ambos atuando como visitante: 89 a 67, para o Paulistano/Amil, no turno; e 101 a 85, favorável ao EC Pinheiros, no returno. (Asepress)

Saldanha da Gama (1-1) X Cetaf (1-1)

A partida entre CETAF/Garoto/UVV/PMVV e Saldanha da Gama no basquetebol masculino é sempre um espetáculo a parte, não importa em qual competição estejam participando.

Desta vez, eles entrarão em quadra pela terceira rodada do Novo Basquete Brasil (NBB), campeonato nacional promovido pela Liga Nacional de Basquete (LNB). O jogo será às 20h, no Ginásio Jones do Santos Neves , o DED, em Vitória, no Espírito Santo.

Como dizem os entendidos do esporte, clássico tem uma áurea diferente. Por isso, fica difícil fazer uma previsão de quem é o favorito. Porém, na retrospectiva dos confrontos entre as equipes nesta temporada, o time de Vila Velha está levando a melhor.

Nas quatro etapas do torneio preparatório para o NBB que os dois times participaram juntamente com Pitágoras/Minas e Universo/BRB, o amarelo e preto venceu o seu principal rival por três vezes, com os placares de 88 x 65, 97 x 69 e 89 x 75, e perdeu uma por 82 x 78. No estadual capixaba, o alvirrubro voltou a vencer por 72 x 61. No acumulado, a conta está em 3 x 2 para o CETAF/Garoto/UVV/PMVV.

O técnico do canela-verde, Luiz Felipe Azevedo, destacou que um resultado positivo neste momento do NBB, em que sua equipe acumula uma vitória, em cima do Lupo/Araraquara, e uma derrota, para o Vivo/Franca, deixaria o time mais folgado para série de jogos fora de casa que terão neste mês de fevereiro.

“Vencer o Saldanha é passar a frente de um adversário direto nosso, porque eles também estão lutando para ficar entre os dez melhores. Vai ser nossa última partida antes de uma sequência de cinco jogos fora de casa. Sair do estado com um saldo positivo é a nossa meta”, destacou o treinador. (Assessoria do Cetaf)

Os atletas têm treinado com dedicação e motivação. Antes do treino desta segunda-feira (02), todos foram para o auditório para assistir a um vídeo. Logo depois foram para a quadra, onde participaram de um treino tático.

Apesar de saber da adrenalina que é o clássico, ninguém tentou arriscar um placar e muito menos quem sairá de quadra com a vitória.

“No basquete atual é difícil arriscar quem será o vencedor de um clássico. É o mesmo que arriscar um placar para o confronto de Vasco e Flamengo”, exemplificou o pivô Felipe.

Quem já sentiu várias vezes na pele a adrenalina da disputa e também vestiu a camisa do clube canela verde, como o ala/armador João Gabriel, e que atualmente está na equipe do Saldanha acredita que fazer uma apresentação de respeito para a torcida será muito importante.

“A adrenalina é a mesma tanto de um lado como do outro. Esse prestígio que a torcida tem nos dado nos dá mais vontade de nos apresentarmos bem. Essa torcida é voluntariosa e merece”, destacou o jogador.

O ala Eddy garante que já teve vésperas de jogos entre as duas equipes em que esteve mais nervoso.

“Amanhã viremos para o ginásio com toda a vontade. Alguns dizem que o favorito é o Cetaf, mas em clássico não existe favoritismo”, frisou o atleta.

O técnico Enio Vecchi deverá começar o clássico com o quinteto formado por João Gabriel, Willian, Eddy, Roberto e Marcelo.

O Novo Basquete Brasil terá turno e returno e a série de playoffs (quartas-de-final, semifinal e final) terá cinco jogos (se necessário).

O Saldanha é patrocinado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura Municipal de Vitória e Bristol Hotels.

Jogo

03/02 – terça-feira

Saldanha x Cetaf/Garoto/UVV/PMVV

Horário: 20 horas

Local: Ginásio Jones dos Santos Neves (DED)

Entrada: 1kg de alimento não perecível = 1 ingresso (Assessoria do Saldanha da Gama)

Lupo Araraquara (0-2) X Vivo Franca (2-0)

Araraquara traz péssimas recordações da excursão ao solo capixaba, de onde trouxe na bagagem duas derrotas. O Mesmo passeio foi proveitoso pro time francano: duas vitórias sensacionais, de virada, que conduziram o time de Hélio Rubens ao topo da classificação.

Ciser/Araldite/Univille/Joinville (1-1) X Univates Bira (0-2)

Joinville (SC) – A Ciser/Araldite/Univille faz nesta terça-feira a primeira partida em casa no Novo Basquete Brasil (NBB). Na estreia em Joinville, o time do técnico Alberto Bial recebe o Univates/Bira, de Lajeado (RS). O jogo será às 20 horas, no Ginásio Ivan Rodrigues.

Bial espera um jogo difícil, afinal, o Lajeado é um adversário que sempre deu trabalho para Joinville. “A rivalidade entre catarinenses e gaúchos existe também no basquete”, lembra o treinador.

Segundo o armador Manteiguinha, destaque da Ciser/Araldite/Univille no último jogo – marcou 30 pontos (90% de aproveitamento) -, a equipe está motivada com a vitória de sexta-feira sobre São José dos Campos. O atleta também espera uma grande partida. “Jogar em casa é sempre muito bom. Esperamos ginásio lotado para conseguir mais um bom resultado”, diz. (assessoria Joinville)

O Univates/Bira, de Lajeado (RS), também vai atrás da reabilitação visitando o Ciser/Araldite/Univille/Joinville, às 20h00, no ginásio Municipal Ivan Rodrigues, em Joinville (SC). O time gaúcho, que é comandado pelo técnico Adriano Geraldes, sofreu duas derrotas no estado de São Paulo – São José Basketball/Unimed/Vinac e Winner/Limeira -, mas se apresentou bem.

Para o pivô Rafael Sabbag, um dos reforços do representante de Lajeado para esta competição, a seqüência de jogos está sendo importante para o crescimento do Univates/Bira. “A equipe está bem, correndo bastante e subiu de produção do primeiro para o segundo jogo, pois o ritmo de jogo está melhorando. E, para este desafio em Joinville, creio que será marcado pelo equilíbrio, mas vamos buscar a superação para surpreender o nosso rival, que vem de uma excelente vitória”, analisa.

Na última vez que esteve em quadra, o Ciser/Araldite/Univille/Joinville bateu o São José Basketball/Unimed/Vinac, mesmo fora de seus domínios, por 109 a 91. Já o Univates/Bira foi superado pelo Winner/Limeira, 75 a 72, também longe de sua torcida. (Asepress)

Assis Basket (0-1) X GRSA Bauru (0-1)

As duas equipes enfrentaram o Brasília e, nas palavras de nossos enviados que estiveram no ginásio da Asceb em ambas as partidas, o time de Bauru é muito superior ao de Assis. As equipes tem uma trajetória similar: indefinições pós-Paulista. Porém, os bauruenses comandados por Guerrinha foram mais rápidos e conseguiram não só manter o principal jogador (Assis perdeu Probst, Bauru manteve o ótimo Larry Taylor), como reestruturar a equipe com mais rapidez.

São José/Unimed/Vinac (1-1) X Winner Limeira (2-0)

A Winner Limeira viajará nesta terça feira até São José dos Campos, para enfrentar a equipe local em partida válida pela terceira rodada no NBB (Novo Basquete Brasil). O início do jogo está marcado para as 20h00, e o técnico Zanon contará com seus principais atletas, não havendo assim nenhum desfalque.

A equipe limeirense venceu suas duas partidas disputadas neste início de competição. Na estreia o adversário foi o Joinville do técnico Alberto Bial, e a vitória veio na prorrogação com o placar de 93×88. A segunda vitória da Winner Limeira veio sobre Lajeado, com o placar apertado de 75×72.

Na classificação geral do campeonato, a Winner Limeira ocupa a primeira colocação, ao lado de Flamengo, Brasília e Franca, todos com duas vitórias em dois jogos. (Assessoria Winner)

Após sofrer a primeira derrota no NBB, a equipe do São José Basketball volta à quadra nesta terça-feira (3) para a terceira rodada do NBB enfrentando o Winner/Limeira atual campeão Paulista. A partida com entrada gratuita ao público acontece no Ginásio Lineu de Moura, às 20h.

Para a partida, o técnico joseense Régis Marrelli priorizará a melhoria da defesa que foi fraca durante a partida contra Joinville na última sexta-feira, quando a equipe perdeu pelo placar de 109 a 91.

A equipe entrará em quadra sem o ala/armador Paulo Nery que deslocou o ombro esquerdo durante lance no último jogo. O atleta ficará pelo menos uma semana fora de combate. Também está fora o ala/pivô João Victor que passou na manhã desta segunda-feira (2) por uma cirurgia no pé esquerdo para a retirada de uma membrana (Faceite Plantar) onde ficará mais 20 dias fora.

No treino do último domingo, o técnico Marrelli reforçou o trabalho da defesa. “Precisamos melhorar nossa defesa. Jogamos muito mal contra o Joinville. Vamos jogar mais solto, mais tranqüilo para tentar fazer um jogo equilibrado em casa”, salientou o técnico joseense que também espera que seus atletas consigam tentar parar o armador Nezinho e o ala americano Chamel. “Precisamos tentar parar o Nezinho e o Chamel. São jogadores muito fortes e que normalmente desestruturam os jogos”, complementou.

A equipe joseense espera mais uma vez o grande apoio da torcida que mais uma vez compareceu em peso ao Ginásio Lineu de Moura e fez da partida um grande espetáculo. (Assessoria do São José)

Fique de Olho: Flamengo e Minas farão certamente o melhor jogo da rodada. O Minas precisa encontrar o seu melhor nível enquanto há tempo. Na Liga das Américas, vão enfrentar os poderosos donos da casa, os Halcones de Xalapa (45-2 na liga local), o organizado Biguá e o Universo Brasília. Se Flávio Davis não conseguir fazer com que Ricardo Probst, Sucatzky e Murilo rendam mais, o vexame é certo. Um bom momento para mostrar força é vencer um dos atuais líderes, o Flamengo, que há mais de 20 jogos não perde para uma equipe brasileira. Outra atração interessante da noite é o clássico da capital paulista, no Pinheiros, entre os anfitriões e o Paulistano. O time de Mortari perdeu as duas primeiras partidas por um ponto (ambas em casa) e um terceiro revés poderá complicar a equipe na tabela (joga as quatro próximas partidas fora). O clássico capixaba certamente merece um olhar atento.

Barbada: Há um perigo objetivo em apontar “barbadas”. Essa coluna na estréia quase acertou duas zebras (Joinville e Saldanha). Se acertar, mérito total, se errar, não tem problema, eram zebras mesmo. Agora ao apontar barbadas, o efeito é exatamente o inverso: se acertar, não fez mais que obrigação (eram barbadas mesmo), agora se errar: papelão dos grandes! E quase nosso preview passou por esse papel quando o Univates Bira vencia por ampla margem o Winner Limeira no Vô Lucato já no último quarto. Mas como não aprendemos a lição, seguimos apontando quais as prováveis barbadas da semana: Joinville deve mesmo vencer o Bira, bem como Franca vencer o Araraquara. Bauru e Limeira levam favoritismo contra Assis e São José, respectivamente, o que não configura exatamente uma barbada, mas um grande indicativo de vitória.

E você, caro leitor, tem palpites?

Os deixe aqui e conferiremos ao fim da rodada…

O que mais acertar ganha o prêmio simbólico de sabichão da rodada 3 do NBB!

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273