Começa hoje a batalha final pelas Américas

Escrito por
Publicado em: 6/02/2009

Quatro equipes começam a disputar nesta sexta-feira a fase final da Liga das Américas, em Xalapa, no México.

Na sua 2ª edição, o torneio organizado pela FIBA Americas passou a ser o principal do continente, principalmente em virtude do esvaziamento da Liga Sul-Americana e também pela participação de equipes da América Central.

Participarão do quadrangular final: Minas Tênis Clube (Brasil), Biguá (Uruguai), Universo/BRB (Brasil) e Halcones de Xalapa (México).

Das quatro equipes classificadas, apenas os anfitriões mexicanos e os uruguaios permanecem invictos, tendo vencido as três partidas disputadas na fase preliminar.

Favoritos ao título, até mesmo por atuar em casa, o Halcones de Xalapa vive um grande momento na liga mexicana. Após vencer 46 das 48 partidas na fase regular, a equipe de Xalapa vai vencendo seu oponente por 2 x 0 nas quartas-de-finais da Conferência Sul. Os mexicanos são liderados por 3 jogadores norte-americanos: Leroy Hickerson, Dontae Truitt e Abdul Mills. (veja aqui como eles chegaram ao Final Four)

Atuais vice-campeões brasileiros e ainda invictos no NBB, com 2 vitórias em 2 partidas, o Universo/BRB conta com Alex Garcia como principal trunfo na busca pelo seu primeiro título internacional. Além de Alex, o Universo tem outros jogadores com passagem na seleção brasileira adulta, como Valtinho, Arthur, Estevam e o veterano Ratto. (veja aqui como eles chegaram ao Final Four)

Já o Minas Tênis Clube, apesar do alto investimento, entra no quadrangular final da Liga das Américas como principal azarão. Em 2008, a equipe mineira foi a única representante brasileira na fase final da Liga das Américas, mas acabou na quarta colocação. Neste ano, a equipe treinada por Flavio Davis ainda não encontrou um bom padrão de jogo e já sofreu 2 derrotas em 3 partidas no NBB. Para surpreender os adversários, o MTC precisará que suas estrelas atuem no seu melhor nível. São elas os brasileiros Murilo e Ricardo Probst, além do norte-americano Joseph Shipp III e do armador argentino Facundo Sucatzky. (veja aqui como eles chegaram ao Final Four)

Atuais campeões da Liga Uruguaia de Basquete, o Biguá também vive um momento especial, após terminarem a fase regular da temporada 2008/09 na primeira colocação, com 33 vitórias em 44 partidas. A equipe conta com jogadores importantes da seleção do Uruguai, como Leandro Morales e Martín Osimani e com dos estrangeiros de qualidade no garrafão: o norte-americano Kevin Young e o argentino Ruben Wolkowyski. O time eliminou os argentinos Corrientes e Peñarol jogando o grupo em Mar del Plata. (veja aqui como eles chegaram ao Final Four)

Site oficial

Campeão da edição 2008/08: Peñarol de Marl del Plata (Argentina)

Jogos do quadrangular final (todos com transmissão do canal Sportv2):

# Data Dia Local Hora 1º Jogo TV
25 6/2 sex Xalapa (MEX) 20:00 Universo/BRB (BRA) x Pitágoras/Minas (BRA)
# Data Dia Local Hora 2º Jogo TV
26 6/2 sex Xalapa (MEX) 22:15 Halcones Xalapa (MEX) x Club Biguá (URU)
# Data Dia Local Hora 3º Jogo TV
27 7/2 sab Xalapa (MEX) 20:00 Club Biguá (URU) x Universo/BRB (BRA)
# Data Dia Local Hora 4º Jogo TV
28 7/2 sab Xalapa (MEX) 22:15 Pitágoras/Minas (BRA) x Halcones Xalapa (MEX)
# Data Dia Local Hora 5º Jogo TV
29 8/2 dom Xalapa (MEX) 18:15 Pitágoras/Minas (BRA) x Club Biguá (URU)
# Data Dia Local Hora 6º Jogo TV
30 8/2 dom Xalapa (MEX) 20:30 Halcones Xalapa (MEX) x Universo/BRB (BRA)
Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273