Com quatro clássicos, começam hoje as quartas-de-final da Euroliga

Escrito por
Publicado em: 24/03/2009

O principal campeonato de basquete do mundo extra-NBA começa a decidir hoje, em série de melhor de cinco, os times que disputarão o Final Four que este ano será disputado em Berlim. Vejamos os jogos.

Os primeiros a entrar em quadra serão os atuais campeões do CSKA que, comandados pelo treinador Ettore Messina (foto) enfrentam os azarões do Partizan Belgrado, que conseguiram uma improvável classificação no grupo que tinha o Lottomatica Roma e o Unicaja (além dos classificados do Panathinaikos). Os sérvios chegam credenciados pelas quatro vitórias consecutivas contra Roma, duas vezes Unicaja e Panathinaikos, terminando o top 16 com 4-2. Os favoritos do CSKA se classificaram com um 5-1 na segunda fase, e contam com um elenco cheio de estrelas como J.R. Holden, Nikos Zisis, Smodis, Siskauskas, Zoran Planinic, Viktor Krhyapa, Erazem Lorbek, além dos americanos Trajon Langdon e Terence Morris. As equipes já se enfrentaram duas vezes. Uma vitória para cada lado (por um ponto, a do CSKA, por três, a do Partizan).

Depois, será a vez do badalado Panathinaikos que enfrentará o Montepaschi Siena. O time de Obradovic é, no papel, tão ou mais impressionante do que o do CSKA Moscou. O time conta, no trio de armação, com Spanoulis, Diamantidis (foto) e Jasikevicius, além da colaboração do também competente Hatzivrettas. Mais próximo à cesta, os gregos contam com Mike Batiste, Antonis Fotsis e Nikola Pekovic. Um dos elencos mais caros da Europa enfrentará o menos interessante time italiano de Siena, que chega credenciado pela vitória por 18 pontos (74-56) sobre o CSKA. O time conta com quatro jogadores dos Estados Unidos, o mais efetivo Terrell MCintyre (jogou por Clemson no universitário). Entre os europeus, os lituanos Kaukenas e Kristof Lavrinovic são as principais armas.

Mais tarde, a Euroliga vira os olhos para o clássico espanhol entre o Barcelona e o Tau Cerámica, único jogo que terá brasileiros nesta fase da competição (claramente falamos de Tiago Splitter (foto), ala-pivô do Tau). Tiago teve, nesta temporada, problemas de lesões e pessoais, mas ainda conta com excelentes médias para o basquete europeu de 15 pontos e 5 rebotes por jogo na competição. O brasileiro é considerado um dos melhores (senão o melhor) pivôs da Europa. O seu time tentará o quinto Final Four consecutivo, mas para isso, terá de bater os poderosos barcelonistas, que tem no elenco Juan Carlos Navarro, Ersan Ilyasova, David Andersen e Gianluca Basile. Na Euroliga, as equipes só se enfrentaram uma vez, numa decisão de terceiro e quarto no Final Four de Praga há três anos.

Já na liga espanhola, há uma longa tradição de confrontos, tendo os catalães levado a melhor por 58 vezes, contra 31 do time de Vitória. Este ano, porém, os bascos levaram a vantagem vencendo o Barcelona na semifinal da Copa do Rei e na rodada 16 da liga regular.

Por ter tido uma melhor campanha nas fases preliminares, o time que teve Varejão no único título até aqui conquistado da competição (em 2003) tem o mando de quadra, onde ainda não perdeu na Euroliga (embora tenha perdido duas na liga ACB, uma contra o Estudiantes e outra justamente contra o Tau Cerámica).

___

Na mesma hora, se enfrentarão o Real Madri e Olympiacos, melhor confronto das quartas-de-final. Os gregos estão, junto com CSKA e Panathinaikos, na lista de favoritos da competição. Para conferir a afirmação, é só dar uma olhada no elenco do time: Papaloukas, Josh Childress (foto), Bourousis, Janero Pargo, Sofoklis Schortsanitis, Lynn Terrence Greer. Os gregos, comandados pelo também técnico da seleção do país, Panagiotis Giannakis, enfrentarão um perigoso Real Madri, que tem em Felipe Reyes e Louis Bullock as principais armas para a busca da vaga no Final Four.

A ESPN garante a transmissão de algum jogo na tarde de hoje, mas não diz qual.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273