Brasil X Espanha – Vencer ou não vencer, eis a questão

Escrito por
Publicado em: 6/08/2012

“Se eu pedir para os meus jogadores perderem agora, como vou pedir para ganharem mais adiante?” Essas foram as palavras de Rubén Magnano, após ser questionado sobre a possibilidade da seleção brasileira de basquete masculino entrar em quadra contra a Espanha, com o objetivo de perder para garantir – teoricamente – um caminho mais tranquilo para a disputa da medalha de ouro olímpica.

O treinador da seleção brasileira de basquete masculino, Rubén Magnano, descartou que a equipe vai entregar a partida para a Espanha. (Crédito: Terra)

O treinador da seleção brasileira de basquete masculino, Rubén Magnano, descartou que a equipe vai entregar a partida para a Espanha. (Crédito: Terra)

No sábado, a imprensa espanhola levantou a questão de uma possível “marmelada” envolvendo a seleção comandada por Sergio Scariolo (clique aqui para conferir o resultado da pesquisa). Isto porque quem sair com a derrota nesta partida, ficará na 3ª colocação do grupo B, evitando assim um confronto com os EUA na semifinal e podendo enfrentar equipes menos fortes, como França, Argentina ou Lituânia. Segundo o jornal Marca, a partida contra o Brasil pode “premiar” a equipe perdedora. Já o diário esportivo As aponta que uma vitória sobre o Brasil implicaria em quartas de final mais difíceis e, sobretudo, cruzaria em uma possível semifinal contra os EUA. Para o periódico, “ninguém quer esse confronto antes da final”.

Contrariando o resultado da pesquisa, onde 56 % dos internautas prefere que a Espanha perca para não encarar os EUA na semifinal, o presidente da Federação Espanhola de Basquete, José Luis Saez, deixou claro que a equipe europeia não vai entregar a partida contra o Brasil. Em sua conta no Twitter, Saez afirmou que a equipe da Espanha vai buscar a vitória. “No basquetebol espanhol, nem jogador, nem treinador, muito menos presidente sabe perder um jogo. Que valores passaríamos ao torcedor com isso (perder propositalmente)?”, postou o dirigente.

Seleção espanhola sai de quadra abatida após a derrota para a equipe da Rússia. (Crédito: Reuters)

Seleção espanhola sai de quadra abatida após a derrota para a equipe da Rússia. (Crédito: Reuters)

“Sobre especulações na seleção da Espanha, não falo uma palavra. Vamos entrar para vencer. No meu dicionário basqueteiro, a palavra medo não existe. Tenho preocupações, mas não medo de enfrentar este ou aquele adversário – afirmou Magnano, com a autoridade de quem já derrubou os americanos por 2 vezes, uma no Mundial de 2002 e outra nas Olimpíadas de 2004.

O armador brasileiro Marcelinho Huertas não acredita que os atuais vice-campeões olímpicos entrem para perder na segunda. Ele citou o caso do badminton, em que 4 duplas tentaram entregar seus jogos no fim da 1ª fase para pegar um adversário teoricamente mais fraco. “Pode ser até arriscado para eles. Depois do que aconteceu com o badminton, está todo mundo de olho. Seria uma mancha muito grande para o basquete espanhol. Não acredito que façam isso, pelo menos de maneira descarada.”, avaliou Huertas.

Jogador mais experiente da seleção, Marcelinho Machado afirmou que não pensa na derrota contra a Espanha. “Esse negócio de escolher adversário não costuma dar certo, não. É importante que a gente garantiu uma das 3 primeiras colocações. Ou a gente é 2º ou 3º e a gente evita os EUA nas quartas de final, que era o nosso 1º objetivo. Mas o que vem a seguir, a gente não sabe. Vamos sentar e conversar. Só que nesse nível que a gente está, a gente tem que entrar sempre para vencer”, afirmou categoricamente o ala-armador brasileiro.

Diante de tal polêmica, o blog do Draft Brasil também quer saber sua opinião. Como torcedor brasileiro, você acha que a seleção de basquete masculino deve perder p/ a Espanha? Clique aqui e deixa seu voto.

Brasil e Espanha encerram sua participação na fase de classificação do grupo B do basquete masculino nesta 2ª feira, a partir das 16:00, com transmissão pelo SporTV, ESPN, Record e Band Sports.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273