Aumento da linha de três não afeta placares, apenas jogadores na NCAA

Escrito por
Publicado em: 28/01/2009

O aumento da linha dos três pontos na liga universitária de basquete masculino de 6.2 metros para 6.6 metros quase não afetou os placares das partidas, apesar da discussão continuar. Ao contrário do que se previa, a diferença na verdade melhorou o nível das partidas e deu maior destaque para os melhores arremessadores.

Apesar da linha ainda ser menor do que os 7 metros da NBA, o total de arremessos além da marca caiu apenas 1.6%, enquanto que a quantidade de acertos caiu menos de 1%.

Algumas equipes se aproveitaram da regra para expandir a marcação por zona, tornando os jogos mais interessantes e disputados. Exemplos são Syracuse que vem mantendo os adverssários abaixo de 29% de acerto e Louisville com 31.4%. Esses resultados tiveram impacto direto nas campanhas de ambas as equipes, já que Louisville está entre as dez melhores universidades e Syracuse entre as 15 na maioria dos rankings. Ano passado a campanha de ambas quase passou desapercebido.

Para Jodie Meeks (destaque do video), assim como outros atletas, a mudança da linha também não afetou seu desempenho. Muito pelo contrário. O armador de Kentucky é o quinto melhor arremessador da liga, com 45% de acerto o que lhe garante 26 pontos de média – um aumento significativo de quase 20 pontos em relação ao último ano – incluíndo sua melhor marca, 54 pontos contra Tennessee fora de casa. Stephen Curry, outro jogador da mesma posição é apenas o sétimo melhor nesta estatística.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273