Londres 2012 – Basquete Masculino – Resumo – Dia 31/07

Escrito por
Publicado em: 31/07/2012
Tyson Chandler e os EUA passaram o rodo contra a Tunísia. (Crédito: Getty Images)

Grupo B – Rússia 73X54 China – Com outro bom desempenho, Rússia vence a China com facilidade

Após a boa estreia contra a Grã-Bretanha, a Rússia venceu com extrema facilidade a China por 73X54, em partida válida pela 2ª rodada do torneio de basquete olímpico. Não encontrando dificuldades, a equipe russa comandou o ritmo do jogo nos 2 primeiros períodos e foi para o intervalo com uma vantagem no placar de 40X25. Ao final do 3º quarto, a diferença no placar já havia aumentado para 61X39.

Mais uma vez, o grande destaque da Rússia foi o Andrei Kirilenko, que anotou 16 pontos e 9 rebotes em 30 minutos em quadra. Outro que foi fundamental para a vitória russa foi Alexey Shved, que marcou 14 pontos e 6 assistências. Já a China foi comandada novamente por Yi Jianlian, responsável por 16 pontos, 7 rebotes e 4 tocos, sendo o único chinês a ultrapassar a marca de 10 pontos pela sua equipe.

Andrei Kirilenko encara a marcação chinesa em direção a bandeja. (Crédito: FIBA)

Andrei Kirilenko encara a marcação chinesa em direção a bandeja. (Crédito: FIBA)

Com este triunfo, a Rússia (2-0) assumiu a liderança do grupo B e enfrenta na próxima partida o Brasil (2-0). A China (0-2) por sua vez, amarga a lanterna e tentará a reabilitação na próxima rodada contra a Austrália (0-2).

Jogador da partida DB* – Andrei Kirilenko(RUS) = 16 pts/9 reb/4 stl/1 blk

Grupo B – Espanha 82X70 Austrália – Mostrando o seu favoritismo, Espanha passa pela Austrália

Apontada como uma das favoritas ao pódio em Londres, a Espanha mostrou que não está para brincadeiras. Nesta 3ª feira, a equipe treinada por Sergio Scariolo alcançou sua 2ª vitória, ao derrotar a Austrália por 82X70. Apesar do equilíbrio nos 2 primeiros quartos, a Espanha assegurou o triunfo no 3º período, ao abrir uma vantagem de 15 pontos no placar.

O principal jogador da seleção espanhola foi outra vez Pau Gasol. Em somente 18 minutos disputados, ele foi o cestinha da partida com 20 pontos. Outro destaque da Espanha foi Rudy Fernandez, que deixou a quadra sangrando por conta de um choque contra a lente de um fotógrafo, tomou 3 pontos na nuca, retornou e finalizou com 17 pontos e 6 rebotes. Entre os australianos, os maiores pontuadores foram Joe Ingles e Brad Newley, com 12 pontos, 6 rebotes e 3 assistências cada.

Apesar do pouco tempo em quadra, Pau Gasol fez o suficiente na vitória sobre a Austrália. (Crédito: FIBA)

Apesar do pouco tempo em quadra, Pau Gasol fez o suficiente na vitória sobre a Austrália. (Crédito: FIBA)

A Espanha (2-0) volta à quadra na 5ª feira para jogar contra a Grã-Bretanha (0-2) e a Austrália mede forças contra a China (0-2), no confronto entre 2 equipes que ainda não venceram no torneio olímpico.

Jogador da partida DB* – Rudy Fernandez(ESP) = 17 pts/6 reb/3 ast/1 stl

Grupo A – Lituânia 72X53 Nigéria – Lituânia se recupera de derrota na estreia e supera a Nigéria

Depois de uma decepcionante derrota para a Argentina na estreia, a Lituânia mostrou seu famoso “pedigree” no basquete internacional, que inclui 3 medalhas de bronze olímpicas, ao vencer a Nigéria – estreante na competição de basquete masculino das Olimpíadas – por 72X53.

Com a ajuda de Darius Songaila (12 pontos e 4 rebotes) e Linas Kleiza (11 pontos e 6 rebotes), a seleção lituana chegou a sua 1ª vitória no torneio. A vantagem lituana era de 34X27 no intervalo e aumentou consideravelmente ao longo do 3º quarto. Por outro lado, o time africano foi comandado pelos “double-doubles” de Al-Farouq Aminu, que marcou 12 pontos e 11 rebotes, e Ike Diogu, que terminou a partida com 12 pontos e 10 rebotes. O time africano acertou apenas 24 % dos arremessos de quadra e converteu somente 1 das 16 tentativas de 3 pontos.

Darius Songaila ajudou a Lituânia a se recuperar da derrota na estreia. (Crédito: FIBA)

Darius Songaila ajudou a Lituânia a se recuperar da derrota na estreia. (Crédito: FIBA)

Na próxima 5ª feira, a Lituânia (1-1) encara a França (1-1), enquanto a Nigéria tenta se reabilitar no torneio contra os EUA (2-0), na última partida da 3ª rodada.

Jogador da partida DB* – Rimantas Kaukenas(LIT) = 10 pts/2 reb/1 ast/2 stl/1 blk

Grupo A – França 71X64 Argentina – No duelo de companheiros de time, França surpreende a Argentina

Eles são companheiros de time nos EUA. Eles já venceram inúmeras partidas e 3 títulos na NBA juntos. Mas no duelo olímpico entre os astros Tony Parker e Manu Ginobili, quem levou a melhor foi o francês. No jogo mais aguardado e equilibrado da rodada, a França derrotou a Argentina por 71X64.

Com uma atuação discreta no 1º tempo, que terminou com uma breve vantagem francesa no placar por 32X29, Parker mostrou todo seu talento, ao anotar 17 pontos e 5 assistências e impor sua superioridade sobre a seleção argentina no 2º tempo da partida. Auxiliado por Nicolas Batum (14 pontos, 7 rebotes e 3 assistências) e Mickael Gelabale (13 pontos e 6 rebotes), a equipe francesa evitou a 5ª derrota seguida para a Argentina em Jogos Olímpicos. Ginobili começou a brilhar também no 2º tempo, ao marcar 18 dos seus 26 pontos para tentar reduzir a vantagem francesa no placar. Outro que registrou o desempenho habitual foi Luis Scola, que terminou com 16 pontos e 8 rebotes.

Tony Parker da França venceu o duelo particular contra Manu Ginobili da Argentina. (Crédito: Getty Images)

Tony Parker da França venceu o duelo particular contra Manu Ginobili da Argentina. (Crédito: Getty Images)

O próximo compromisso da França (1-1) será contra a Lituânia (1-1), enquanto a Argentina (1-1) enfrenta a Tunísia (0-2), ambas partidas a serem disputadas na 5ª feira.

Jogador da partida DB* – Manu Ginobili(ARG) = 26 pts/5 reb/1 ast/2 stl

Grupo A – EUA 110X63 Tunísia – Com sobra, EUA massacram a Tunísia na conclusão da rodada

A verdade tem que ser dita. Mesmo com uma vitória por 47 pontos de diferença, a vantagem ao final do 1º período sobre a Tunísia era de apenas 6 pontos. E mais, no intervalo, era de somente 13 pontos. Porém, na volta do intervalo, o que se viu foi um show. Os EUA chegaram a sua 2ª vitória nas Olimpíadas de Londres ao massacrar a equipe da Tunísia por 110X63.

Ao bater a marca centenária pela 1ª vez no torneio, o técnico Mike Krzyzewski  resolveu colocar seus reservas na volta do intervalo e o que se viu foi um festival de enterradas e pontes-aéreas. O resultado disto foram 6 jogadores norte-americanos estabelecendo mais de 10 pontos, entre eles Carmelo Anthony (16 pontos), Kevin Love (16 pontos), Kevin Durant (13 pontos), Anthony Davis (12 pontos), Russell Westbrook (11 pontos) e James Harden (10 pontos). A Tunísia, pelo menos, teve o maior pontuador da noite, Macram Ben Romdhane, com 22 pontos. E ficou de bom tamanho.

Carmelo Anthony não errou nenhum arremesso na partida contra a Tunísia. (Crédito: Getty Images)

Carmelo Anthony não errou nenhum arremesso na partida contra a Tunísia. (Crédito: Getty Images)

A próxima vítima, ou melhor, o próximo adversário dos EUA (2-0) será a Nigéria (1-1). Já a Tunísia (0-2) joga contra a França (1-1) na 5ª feira, dia 02/08.

Jogador da partida DB* – Kevin Durant(EUA) = 13 pts/10 reb/5 ast/1 stl

(*) O jogador da partida DB é eleito pelo blog do Draft Brasil, de acordo com a eficiência de suas estatísticas individuais, independente se a equipe do jogador escolhido saiu com a vitória ou com a derrota.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273