Feliz Euroliga

Escrito por
Publicado em: 2/01/2014

O esporte da bola laranja começará 2014 fervendo no velho continente. Já no segundo dia do ano, a segunda fase da Euroliga (o “Top 16”) terá sua largada. O formato continua o mesmo da temporada passada. Dois grupos de 8 equipes em se enfrentam em ida e volta e as 4 melhores de cada grupo avançam para a fase de playoffs. Para quem quiser variar um pouco e ver algo além da NBA, atrações não faltarão. Vamos à algumas delas.

1 – Obradovic entre amigos: Será a 1ª vez que o octacampeão europeu, técnico de maior grife fora dos EUA e atual técnico do Fenerbahçe, Zelyko Obradovic, enfrentará o Panathinaikos após sua vitoriosa passagem pelos verdes de Atenas – em 13 temporadas foram 11 títulos gregos e 5 Euroligas. Espera-se uma homenagem, pelo menos parecida com a que teve o pivô Mike Batiste, que coincidentemente durante sua passagem pelo Fenerbahçe, foi recebido com muito carinho pela sua antiga torcida quando foi a Atenas enfrentar seu ex-clube (clique aqui para ver). Na hora que a bola subir, favoritismo dos turcos.

2 – Obradovic entre inimigos: Antes de se encontrar com seus antigos fãs, o técnico sérvio e sua equipe irão até Atenas medir forças com o atual bicampeão e ainda invicto Olympiacos (o confronto abre a 2ª fase, já no dia 02/01). Além da rivalidade histórica entre gregos e turcos, a parte vermelha de Atenas reencontrará um de seus maiores algozes dirigindo a equipe turca. Duelo entre a 5ª defesa mais eficiente (os gregos sofrem 102,5 pontos a cada 100 posses de bola) contra o 2º ataque mais eficiente (turcos anotam 119, 4 pontos a cada 100 posses).

3 – O bom filho…: Este clichê fará todo sentido quando Olympiacos e Barcelona se enfrentarem em Atenas. Pela 1ª vez, Kostas Papanikolaou, peça fundamental no bicampeonato dos gregos e a melhor revelação do país nos últimos 5 anos, enfrentará o time que o lançou. Papanikolaou tem encontrado seu lugar no esquema defensivo de Xavi Pascual. Com ele em quadra, a eficiência defensiva do Barcelona é de 99,6 pontos sofridos a cada 100 posses, valor que vai para 112,9 pontos quando ele está fora. O norte-americano Joe Dorsey, que teve participação importante no título europeu de 2012, é outro que estará ao lado dos catalães.

2013-11-09_FCBvsCBCANARIAS_VIC__75_.v1388490851

Após uma primeira fase irregular, o Barcelona, do brasileiro Marcelinho Huertas, medirá forças contra o Anadolu Efes

4 – Fúria de Titãs: Olympiacos e Panathinaikos vivem momentos distintos. Enquanto o 1º está invicto na temporada e defende o título europeu, o 2º já não ostenta a potência de algumas temporadas atrás e tem sofrido no torneio continental (fez um modesto 5-5 na primeira fase com direito a derrota em casa para o Maccabi na última rodada).  Mas quando eles se encontram a temperatura sempre sobe, algumas vezes além do ponto, como na decisão do último campeonato grego (clique aqui para ver). Dois jogos para sacudir a capital helênica.

5 – Guerra das cervejas: Fenerbahçe X Anadolu Efes (que demitiu o técnico Oktay Mahmudi neste final de ano) fazem o duelo turco desta 2ª fase. Embora a rivalidade não esteja no mesmo nível da com o Galatasaray, um dos objetivos do Fener é ser o 2º clube turco a chegar ao Final Four da Euroliga e igualar a façanha do Efes, um clube estritamente de basquete, sem qualquer vínculo com o futebol, raridade no basquete europeu atual. Destaque para o duelo dos patrocinadores. Anadolu  e Ulker (patrocinador do Fener) são grupos  que disputam a liderança do mercado de bebidas na Turquia.

6 – Era para você ter feito isso Messina! CSKA e Real Madrid se enfrentarão 2 vezes nesta fase, e Ettore Messina , técnico da equipe russa, poderá ter o privilégio de ser o 1º a derrotar a máquina espanhola na atual temporada.  Nunca é demais se lembrar da passagem apagada que o italiano teve pelos merengues e que, devido à falta de resultados o mesmo acabou substituído pelo atual comandante Pablo Laso, que até agora faz um trabalho irrepreensível. O Real tem a melhor campanha, o melhor saldo de pontos, o ataque mais eficiente (121, 9 pontos por 100 posses) a defesa mais eficiente (88, 9 pontos por 100 posses, 8,1 pontos a menos que o CSKA, 2º no quesito) a equipe que mais rouba bolas ( 12,5 roubos a cada 100 jogadas do adversário) e a equipe  que dá mais tocos ( a cada 100 arremessos do adversário, 6,5 são bloqueados). Não é exagero afirmar que pratica atualmente, como disse Giancarlo Giampietro, no blog Vinte Um, o basquete mais agradável de ver no mundo.

45d

Invicto e protagonizando o basquete mais agradável e efetivo atualmente na Europa, o Real Madrid de Pablo Laso é hoje o time a ser batido no Velho Continente.

7 – Sai de retro Scariolo! Sergio Scariolo tem um currículo respeitável, que incluem um título da liga ACB pelo Unicaja Malaga em 2006 e uma prata olímpica pela Espanha em 2012. Porém sua passagem pelo Olímpia Milano foi uma das coisas mais tenebrosas do clube milanês – eliminação na 1ª fase da Euroliga e fracasso na 1ª rodada dos playoffs da Liga italiana. Scariolo estará em Milão onde não deverá ser recebido com entusiasmo pelos tifosi. Isto é, se durar até lá. A campanha de seu atual clube, o tradicional Baskonia, na liga ACB é bem modesta (5 vitórias em 11 jogos e a 10ª colocação no geral) e não empolga ninguém em Vitória.

8 – Jogo da Saudade: Ou o jogo da melancolia, pode ser muito bem aplicado quando Partizan da Sérvia e Zalguiris Kaunas da Lituânia se enfrentarem. Antigas potências do leste europeu, hoje ambos os times lutam para se manterem no cenário – por dificuldades financeiras, o time de Kaunas, que revelou Sabonis, cancelou sua participação na liga VTB (correspondente ao antigo campeonato soviético). Já o time de Belgrado, que revelou Vlad Divac, tem um dos melhores programas de desenvolvimento de talentos da Europa. Destaque para os torcedores destas equipes. Exemplo de basquete nas veias.

A repetição do duelo Barcelona X Fenerbahçe (na 1ª fase, quem jogou em casa venceu), o duelo russo entre CSKA X Lokomotiv Kuban, além do Maccabi (do sempre competente David Blatt) X Galatasaray (do conhecido Carlos Arroyo) são garantia de bom basquete.

Se tiver interesse, acesse o site oficial da competição para saber dos  horários e confrontos: www.euroleague.net.

Para não perder o costume, a coluna deixa o palpite (e a ordem) dos classificados.

Grupo E: Fenerbache, Olympiacos, Barcelona e Panathinaikos.

Grupo F: Real, CSKA, Galatasaray e Macabbi.

O que resultaria para os playoffs seria Fenerbache x Macabbi, Olympiacos x Galatasaray, CSKA x Barcelona e Real x Panathinaikos. Nada mal.

Em abril, nós conferimos.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273