Uruguai lança sua lista para Mar del Plata

Escrito por
Publicado em: 20/06/2011

Nessa segunda-feira mais uma seleção divulgou sua pré-lista para o Pré-Olímpico 2011. Se trata de mais uma força sul-americana, o Uruguai. Claramente abaixo de Brasil e Argentina, os celestes entram na competição com a chance de batalhar por uma vaga no Pré-Olímpico Mundial. Devem fazer bons jogos contra Canadá, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.

Essa seleção uruguaia é praticamente formada pelo mesmo núcleo desde 2007 quando jogou o Pré-Olímpico de Las Vegas. Conta com ótimos jogadores e sua base de rotação conta com 6-7 jogadores que podem jogar no mais alto nível. O grande problema é a profundidade do elenco, afinal, há um abismo entre os principais atletas e os jogadores de rotação.

Mesmo assim, esse time esteve perto de uma conquista a nível global. Em Las Vegas, bateu Porto Rico com atuação épica de Esteban Batista e não fosse a péssima segunda fase estaria na Grécia para o Pré-Olímpico Mundial. Em 2009 na Copa América bateu o Canadá e posteriormente perderia um jogo fácil para o Panamá jogando fora a vaga no Mundial 2010.

Para muitos, essa é a última chance da geração de Martín Osimani e Leandro Garcia Morales conquistar algo e tudo leva a crer que a preparação será muito forte. Não há mais impasses com a federação (houve ameaça de greve a três anos atrás por melhores condições de treinamento, etc) e o foco é total. Além disso, a seleção irá treinar no recém reformado Palacio Peñarol, belo ginásio da capital.

Mesmo com duas ausências sempre sentidas e que envolvem muita especulação antes da convocação, esse selecionado me parece o mais forte em anos. Nicolás Mazzarino, aposentado da seleção confirmou que não jogará mais pela celeste o que causa uma certa decepção na lista, afinal, é exímio chutador do perímetro e cestinha do Cantú vice campeão italiano. A outra ausência é do ótimo Jayson Granger, 21 anos e com boas atuações no Estudiantes da ACB. Granger é uma espécie de Nenê uruguaio, ou seja, tem potencial mas nunca se apresenta ao seu selecionado, conduzindo toda a questão de forma péssima.

Apesar disso, Esteban Batisa vem da melhor temporada em anos. Cotado ao título de MVP da ACB, saiu do Fuenlabrada para o Caja Laboral no meio da temporada, perdeu minutos de jogo e se distanciou do feito, entretanto, apresentou ótimo basquete em vários momentos (inclusive após a troca de clube).

Martín Osimani e Leandro Garcia Morales são os outros destaques do time e ambos jogaram ótimas temporadas. Garcia Morales brilhou no México e foi mais uma vez um dos cestinhas da forte liga latina. Atualmente está nos playoffs da Venezuela com o Cocodrilos. Osimani por sua vez fez um começo de temporada sólido no México e se transferiu para a Argentina. No Obras foi líder e destaque de um time que terminou a fase de classificação em primeiro lugar geral e ainda conquistou o Interligas contra o Pinheiros.

Por fim, Gustavo Barrera, Mauricio Aguiar e Reque Newsome devem ajudar muito na rotação e também fizeram boas temporadas. Aguiar saiu da Itália para voltar ao Uruguai e brilhar na LUB com médias de 23 pontos por jogo. Barrera ganhou a experiência necessária para se tornar um reserva perfeito para Osimani com uma temporada de ACB (Unicaja Malaga e CB Granada). Não teve os minutos de jogo que pretendia, entretanto, conquistou médias de quase 4 pontos por jogo na Euroliga. Newsome por sua vez foi um dos pilares do Malvín campeão uruguaio e recebeu a maioria dos prêmios individuais da LUB.

Abaixo segue a lista completa:

– Esteban Batista, 2,08m, pivô

– Martín Osimani, 1,94m, armador

– Leandro Garcia Morales, 1,86m, escolta

– Gustavo Barrera, 1,94m, armador

– Mauricio Aguiar, 1,99m, ala

– Reque Newsome, 2,03m, ala-pivô

– Sebastián Izaguirre, 2,07m, pivô

– Fernando Martínez, 1,70m, armador

– Sebastián Vázquez, 1,95m, ala

– Emiliano Bastón, 2,00m, ala-pivô

– Nicolás Borsellino, 2,02m, ala-pivô

– Kiril Wachsmann, 2,03, ala-pivô

– Mathías Calfani, 2,02m, ala-pivô

– Bruno Fitipaldo, 1,83m, armador

– Joaquín Izuibejeres, 1,84m, escolta

– Joaquín Osimani, 1,93m, escolta

Na lista, existem algumas surpresas como Emiliano Bastón e Sebastián Vázquez. Bastón é um ala-pivô de muito futuro (88) e que teve boa temporada no Hebraica. Com médias perto dos 7 pontos e 5 rebotes por jogo ganha uma vaga no selecionado. Já Vázquez é um experiente ala com um potencial defensivo incrível. Fez parte de várias pré-seleções mas sempre acabou cortado. Entrou nessa lista no lugar de Emílio Taboada, cestinha do Biguá com quase 21 pontos por jogo.

Além dos citados, Wachsmann é outra novidade. Filho de pai uruguaio, nasceu nos Estados Unidos e joga na LEB Prata. Já era sabido que seria chamado, afinal, está com os papéis assinados para jogar pela seleção (ele tem direito a cidadania uruguaia por conta de seu pai). Wachsmann deve ser testado e se tiver nível internacional será presença certa na lista final.

Juntamente com Taboada, a torcida celeste reclamou a ausência de Alejandro Muro. Experiente armador e ídolo do Aguada, clube que possui uma das maiores torcidas no basquete uruguaio. Muro foi deixado de fora por conta da idade, entretanto, jogadores como Nicolás Borsellino não fizeram nada para estar na lista o que deixa a torcida um pouco frustrada.

Podemos considerar assim que há um núcleo de jogadores certos na lista final de Gerardo Jauri: Batista, M.Osimani, Garcia Morales, Aguiar, Newsome, Izaguirre e Barrera. Calfani e Wachsmann devem ser confirmados no jogo interno, o primeiro por ser a maior esperança do basquete oriental desde Batista e o segundo por motivos óbvios. Teríamos nove jogadores. Arrisco dizer que Fernando Martínez será o terceiro armador. O baixinho de 1,70m foi fundamental para a classificação celeste no Sul-Americano de Neiva, afinal, apesar de sua estatura o jogador tem recurso ofensivo de sobra para contribuir.

Faltariam dois jogadores, um deles sendo o reserva de Aguiar. Vázquez e J.Osimani me parecem largar na frente por conta da estatura e recurso defensivo, entretanto, Bruno Fitipaldo (1,83m) fez ótima LUB e poderia ser enquadrado como um escolta. Se Jauri decidir levar apenas cinco pivôs (Izaguirre, Batista, Newsome, Calfani e Wachsmann) os três poderiam brigar por duas vagas, entretanto, se for incluído um sexto jogador para o jogo interno, restaria uma vaga para três nomes. No jogo interno a disputa ficaria entre Bastón e Borsellino, com clara vantagem para o primeiro.

Por fim, Izuibejeres deve ser cortado, afinal, pesado e baixo, foi útil no Sul-Americano após a renúncia de Garcia Morales, entretanto, me parece muito mais uma convocação de reconhecimento do que por qualidade técnica.

Agora resta esperar os treinamentos para termos certeza do que Jauri irá fazer. Em primeira mão  é isso que se espera da boa seleção celeste.

Raoni Moretto
raoni@draftbrasil.net

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273