Só presentão!

Escrito por
Publicado em: 26/12/2014

Todo dia 25 de dezembro é uma data que a NBA celebra uma rodada cheia de jogos inesquecíveis para o público e para os telespectadores. Revanches, clássicos, reencontros, rivalidades. Tudo isto foi destaque na rodada de Natal da temporada 2014/2015. Confira a seguir o que de melhor aconteceu.

Na 1ª partida do dia, os Wizards visitaram os Knicks e o desempenho de John Wall foi próximo da perfeição na fácil vitória do Washington sobre o New York por 102X91. O armador dos Wizards parece gostar de jogar no Madison Square Garden, onde ele contribuiu com 24 pontos e 11 assistências. Foi a 8ª partida de Wall no MSG em seus 5 anos de carreira na NBA: o Washington perdeu os primeiros 4 confrontos, incluindo 3 deles pelos placares de 112X91, 120X99 e 103X65! Mas as coisas mudaram de figura e a equipe de Wall venceu os últimos 4 duelos em Manhattan. Na partida de ontem, seus totais de pontos e assistências, assim como seu aproveitamento nos arremessos (58,8 %), representaram as maiores marcas em qualquer uma das 4 vitórias no Madison.

nyk_was_j_wall

Longe de Washington, o armador John Wall deve ter preferência por jogar no Madison Square Garden.

Por outro lado, Carmelo Anthony teve um pequeno consolo, mas o New York estabeleceu mais uma marca indesejada. O ala dos Knicks anotou 34 pontos, que foram insuficientes para o triunfo, mas suficientes para manter sua seqüência de 30 ou mais pontos marcados em cada uma das suas últimas 4 aparições na rodada de Natal. O único jogador na história da NBA que teve uma seqüência mais longa de jogos com 30 ou mais pontos no Natal foi Oscar Robertson, que registrou 30+ pontos por 7 partidas seguidas na rodada de Natal (de 1960 a 1966). Apesar do recorde de Carmelo, o confronto marcou a 8ª derrota consecutiva dos Knicks em casa, a mais longa série de derrotas em casa em uma única temporada na história da franquia – lembrando que esta equipe existe desde 1946, quando fazia parte de uma liga conhecida como BAA (Basketball Association of America).

Na partida seguinte, Spurs X Thunder reeditaram a final da conferência Oeste da temporada passada. E quem se deu bem desta vez foi o Russell Westbrook e o Thunder. O armador do Oklahoma City dominou os Spurs no triunfo por 114X106 – a 6ª vitória seguida da equipe contra o San Antonio, algo que nunca ocorreu antes. Westbrook deixou seu nome na história, ao produzir 34 pontos, 11 assistências, 5 rebotes e 5 roubadas, marcando a 1ª vez que ele estabeleceu uma partida de 30/10/5/5 na NBA (somente James Harden é o outro jogador a ter estas marcas nesta temporada). Além disso, ele é o 4º jogador nos últimos 30 anos com 30 pontos e 10 assistências em uma partida na rodada de Natal (se juntando a Rajon Rondo, Dwyane Wade e Tracy McGrady) e o 5º diferente a estabelecer uma partida de 30/10/5 no Natal, ao lado dos 3 citados anteriormente e de Jerry West e Oscar Robertson.

sas_okl_r_westbrook

Sem contar com Kevin Durant mais uma vez, o Oklahoma City teve o comando do armador Russell Westbrook.

A vitória fora de casa do Oklahoma City ontem foi a 1ª nesta temporada contra uma equipe que atualmente possui uma campanha acima dos 50,0 % de aproveitamento. Anteriormente, eles foram derrotados pelos Trail Blazers, Clippers, Raptors, Pelicans e Warriors em seus próprios domínios.

O confronto entre Heat X Cavaliers tinha um significado para lá de especial: era o reencontro de LeBron James com a torcida de Miami. Ao invés disso, quem roubou a cena foi o Dwyane Wade. Wade foi o cestinha da partida com 31 pontos liderando o Miami à vitória por 101X91 sobre o Cleveland, estragando a 1ª aparição de LeBron contra o Heat desde a sua saída. Para o armador do Heat, não houve “nenhuma novidade” – foi a 10ª vez em sua carreira na NBA que ele disputou um jogo no Natal e a 9ª vez que ele saiu como vencedor. Nenhum outro jogador na história da NBA que jogou, no mínimo, 10 partidas na rodada de Natal assegura um aproveitamento de vitórias tão alto quanto os 90,0 % de Wade – o integrante do Hall da Fama, Slater Martin, é o 2º colocado nessa lista. Ele possui um retrospecto de 8-2 (80,0 %) em 10 partidas disputadas no Natal pelo Minneapolis Lakers e St. Louis Hawks entre 1949 e 1959.

mia_cle_d_wade

Se quiser vencer um jogo na rodada de Natal da NBA é melhor chamar o armador Dwyane Wade para o seu time.

Para se ter uma idéia, a única vez que Wade e sua equipe foram derrotados no Natal aconteceu em 2007, quando o Heat perdeu por 96X82 em Cleveland. LeBron jogou de forma fenomenal naquela partida, registrando as maiores marcas do duelo com 25 pontos e 12 assistências pelos Cavs. Aliás, na partida de ontem, James foi o cestinha da equipe com 30 pontos, mas converteu apenas 10 dos 18 lances livres, igualando a 2ª maior marca de lances desperdiçados em sua carreira.

Já no clássico entre Bulls X Lakers, o ala/pivô Pau Gasol fez algo especial que LeBron não conseguiu fazer. Imaginem um jogador que venceu 2 títulos na NBA jogando 1ª vez contra a equipe pela qual ele conquistou estes campeonatos e pela qual ele jogava na última temporada. E ele não decepcionou, liderando sua nova equipe em pontos e rebotes na tranquila vitória sobre sua ex-equipe. Este é Gasol, que terminou com 23 pontos e 13 rebotes na tranquia vitória do Chicago por 113X93 sobre os Lakers. Quem poderia receber esta distinção ontem era LeBron James, que também tem 2 títulos da NBA, mas os Cavs perderam para o seu ex-time, o Heat.

chi_lal_p_gasol

O que Lebron James não conseguiu fazer no Natal, o ala/pivô espanhol Pau Gasol fez com sobras.

Desta forma, o espanhol se tornou o 1º jogador na NBA em exatos 28 anos a comandar sua equipe à vitória, liderando-a em pontos e rebotes, no 1º duelo contra uma equipe pela qual jogou na temporada anterior e venceu algum título da NBA. Um singelo fato, sim, mas muito significativo. No Natal de 1986, Moses Malone liderou o Washington Bullets em pontos e rebotes no triunfo por 102X97 contra os 76ers, pelo qual Malone venceu um campeonato de maneira memorável em 1983 (ele previu que o Philadelphia ganharia o título ao “varrer” cada uma das 3 séries a serem disputadas nos playoffs. Como se percebe, ele não errou muito: os 76ers venceram as séries por 4X0, 4X1 e 4X0, respectivamente). E apenas para concluir, o único outro jogador a liderar uma equipe à vitória da forma como Gasol fez contra a equipe pela qual ele tinha jogado na temporada anterior e ganhou mais de um título na NBA foi Walt Frazier, em seu 1º jogo contra os Knicks, jogando pelos Cavaliers em 1977.

E para terminar as comemorações natalinas, a última partida do dia apresentou a mais nova rivalidade da costa Oeste: Clippers e Warriors. Mesmo com seu exaustivo calendário, os Clippers erraram 16 tentativas de arremessos consecutivas durante um longo período do 1º quarto, mas se superaram e garantiram a vitória no 2º tempo por 100X86 contra os Warriors. Os Clippers igualaram a maior marca de arremessos consecutivos desperdiçados por uma equipe da NBA em alguma partida nesta temporada (os Nuggets também erraram 16 tentativas seguidas na derrota para os Knicks em 16/11/2014), e igualaram também a maior sequência de arremessos perdidos por uma equipe no 1º período de uma partida da NBA, em pouco mais de 10 anos – desde que os 76ers erraram 16 tentativas consecutivas em uma derrota por 88X80 para os Spurs no dia 18/11/2004.

No fim, os Clippers se tornaram a 1ª equipe da NBA a vencer e marcar 100 ou mais pontos em uma partida no tempo regulamentar em que desperdiçaram 16 ou mais arremessos seguidos desde que os Raptors derrubaram os próprios Clippers por 109X106  no dia 13/02/2005 , em um confronto em que o Toronto errou 18 arremessos consecutivos entre o 2º e o 3º período. Bom, depois disso tudo só nos resta desejar um Feliz Natal a todos os nossos seguidores que terminaram de ler este post na íntegra.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273