Senhoras e senhores…Kobe Bryant no Brasil

Escrito por
Publicado em: 22/06/2013

Kobe Bryant, uma das maiores estrelas da NBA está visitando o Brasil nesse final de semana. Ontem, o craque passou por São Paulo e o Draft Brasil aproveitou para ficar na cola do ala dos Lakers. Além disso, Kobe assistirá a partida válida pela Copa das Confederações entre Brasil X Itália em Salvador e visitará o Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro, ao lado de Ronaldinho Gaúcho, encerrando a passagem pelo Brasil.

Na tarde de ontem, o jogador recebeu a imprensa latina em uma loja da Nike em São Paulo – sua patrocinadora – para uma entrevista coletiva. Muito simpático, Bryant falou sobre diversos assuntos, entre eles os protestos por todo o Brasil, futebol, e claro, muito basquete. Acompanhe abaixo os principais momentos da coletiva com a imprensa.

kobe_brasil_1

Durante sua passagem por SP, Kobe recebeu a imprensa latina em uma loja da Nike para uma entrevista coletiva.

Basquete

Com que jogador do 1º ‘Dream Team’ você gostaria de ter jogado?

Kobe Bryant: Nossa, cara…do 1º ‘Dream Team’? Acho que tenho que dizer o Michael, mas… sabe, é tão difícil, tem o Magic (Johnson), Bird (Larry Bird), todos jogadores que eu cresci assistindo, então… essa é difícil.

Primeiramente, como você se sente depois de ter se machucado em abril? Você considerou se aposentar do basquete depois de ter se machucado?

Kobe Bryant: Estou me sentindo bem, me sinto bem. Ainda dá pra ver a cicatriz no tornozelo, só faz dois meses e eu tenho andado bem. Depois de me machucar eu tive dúvidas, como acredito que qualquer pessoa teria, sabe, naquela situação, com relação a saber se poderei voltar a jogar com qualidade. Mas essas dúvidas, elas desapareceram. Eu pensei que ia começar a ouvir todo mundo duvidar se eu conseguiria ou não voltar, mas aí virou um desafio. Então agora eu penso: ‘Ok, você não acha que eu vou conseguir mais? Vou te mostrar. Talvez você tenha razão, eu acho que você está errado, mas vamos ver!’.

Miami ganhou o 2º título seguido. Eu gostaria de saber se você acha que o Heat pode construir uma nova dinastia na NBA?

Kobe Bryant: Eu não quero isso. Sabe? É totalmente possível, por causa do talento que eles têm, e os jogadores que eles têm. Eles jogam muito bem juntos. Mas nossa ideia, da organização dos Lakers, é dar um basta nisso.

De todos os tênis que você usou durante a sua vida, de qual mais gosta (os tênis de basquete) e por quê?

Kobe Bryant: Eu não posso escolher o meu. Eu posso escolher o meu?

Você pode, pode, claro!

Kobe Bryant: Então eu tenho que escolher o meu mesmo!

E por quê?

Kobe Bryant: É que… sinceramente, eu diria os que eu usei no ano passado. Eles são meus favoritos. Só porque, quando eu vou até a Nike, e sentamos e discutimos o produto. Nós começamos com o que eu acredito, o que vai me ajudar a ser um jogador de basquete melhor. O que vai me ajudar a me sentir mais confortável, o que vai me ajudar a mudar de direção, um calçado mais leve. Então as coisas são escolhidas para o me ajudar a ter um desempenho melhor. É por isso que eu escolho esses tênis. Então todo ano, nós tentamos aumentar a tecnologia, aumentar o apoio, a estabilidade, a flexibilidade, e é por esses motivos que eu escolho o tênis de 2012.

Sobre Lebron James, depois do 2º título, ele pode ser considerado um dos melhores?

Kobe Bryant: Sim, ele já era um dos melhores antes de ganhar o segundo título. O objetivo dos jogadores na NBA é ganhar diversos títulos. É o que o Russel fez, ele estabeleceu o padrão, ganhando 11 campeonatos, e o Magic, o Bird, o Michael. Todos eles ganharam muitos, muitos campeonatos.

Quais são os planos dos Lakers, já que o Dwight Howard agora é um free agent? Renovações, o que espera do time? Até para tentar impedir talvez um ‘three-peat’ do Miami.

Kobe Bryant: Realmente depende. Estamos esperando, assim como todo mundo está esperando, a decisão do Dwight. Porque não sabemos o que ele vai fazer. Sabe, se ele decidir ir pra outro time, a administração do Lakers vai ter que mexer nas coisas e tentar arrumar uma solução.

Jason Kidd acabou de encerrar a carreira e já vai começar atuar como treinador. Queria saber se pensa em fazer algo parecido, mesmo que demore um pouco mais.

Kobe Bryant: (risos) Não, não, não. Não, obrigado! Não, obrigado!

Quem você considera os melhores jogadores estrangeiros?

Kobe Bryant: Dirk Nowitzki é o melhor jogador estrangeiro de todos os tempos e ponto final. Depois dele, eu tenho que colocar o meu companheiro na lista, o Pau Gasol. O Pau (Gasol) sempre foi um dos melhores, um dos mais habilidosos que eu já vi. E depois, talvez o Manu. E aí, você sabe, tem o Drazen Petrovic, Vlade Divac, Arvydas Sabonis. Eu tenho certeza que estou esquecendo de vários, mas esses são os que vêm à cabeça. Ah… e o Tony Parker.

Qual é a sua opinião sobre o Manu Ginóbili?

Kobe Bryant: Eu o amo. A primeira vez jogamos ele tentou um drible pra cima de mim, como um drible de basquete de rua. Eu parei e tive que olhar pra trás. Olhei pra ele, e pensei ‘Quem é esse garoto?’. Ele me pegou de surpresa, e depois daquele drible eu pensei: ‘Quer saber? Preciso prestar atenção em você!’. Ele é um ótimo jogador.

Você respondeu sobre a sua lesão e como quer provar que tem a capacidade de voltar para as quadras. Mas você tem em mente por quantos anos ainda quer jogar basquete profissional? E os brasileiros vão poder assistí-lo na Olimpíada de 2016 no Rio?

Kobe Bryant: (Risos) Estou ansioso para jogar, cara. Essa lesão está realmente me dando muito mais força para continuar jogando. Então, realmente me vejo jogando por mais três ou quatro anos.

E qual é a sua opinião sobre o Oscar? Sabemos que ele é um ídolo pra você, e há 2 dias ele disse que você é um ídolo dele.

Kobe Bryant: Quando eu era criança sempre o assistia jogar na Itália. Nunca o chamei de Oscar, só de ‘La Bomba’, sabe? É isso que ele era pra mim. Ele sempre foi uma lenda. Sempre o considerei muito, admirei, respeitei. Eu espero ter a chance de chegar ao nível dele.

Qual é a sua opinião sobre os times nacionais de basquete do Brasil? E da liga brasileira e do basquete brasileiro?

Kobe Bryant: Há muitos talentos.  E a Seleção, nós jogamos contra ela talvez 4 ou 5 vezes. E no verão passado nós jogamos contra eles em Washington, D.C., e o jogo não foi nada fácil. A Seleção realmente tem jogadores de basquete muito bons, eu acho que eles estão bem próximos de chegar onde eles querem. E eu espero, eu adoraria ajudá-los a continuar a desenvolver o basquete. Trabalhar com alguns dos jogadores jovens, trabalhar como parte da Seleção. Eu adoraria jogar com o Leandro, Nenê, Varejão, participar de treinamentos e praticar com a garotada.

kobe_brasil_3

Rodeado de alguns talentos da seleção brasileira de basquete, como Alex Garcia, Leandrinho e Anderson Varejão e de seu ídolo, Oscar Schmidt, Kobe participou de um evento no Parque do Ibirapuera. (Crédito: Fibasquete.com.br)

Protestos pelo Brasil

Você está acompanhando as manifestações no Brasil? Ficou com receio de vir?

Kobe Bryant: Eu não estava apreensivo de vir ao Brasil (por conta das atuais manifestações). É importante as pessoas terem voz e serem ouvidas. Mas é preciso fazer isso sem violência.

kobe_brasil_2

Apesar dos pedidos do público presente, Kobe ficou só na vontade de mostrar suas habilidades com a bola de basquete.

Futebol

Queria que você falasse sobre futebol, se tem algum jogador, por exemplo, ele tem amizade com o Ronaldinho Gaúcho?  Se o Ronaldinho Gaúcho seria uma espécie de Kobe Bryant do futebol? Se ele conhece o Neymar? E tem a informação que ele vai assistir Brasil X Itália, se vai torcer para o Brasil ou para Itália? O que ele espera do jogo?

Kobe Bryant: Bom eu acho que, eu acho que ele é fenomenal, tenho que dizer que sim. A criatividade e a imaginação dele. Eu sento em casa com as minhas filhas e a gente assiste ele jogar, porque minhas duas filhas estão começando a jogar agora. Então eu faço elas assistirem ele e como ele dribla e o que ele faz. Ainda não conheci o Neymar, espero conhecê-lo. Espero que tenha a oportunidade de conhecê-lo amanhã, após a partida. E falando sobre Brasil e Itália, eu não… poxa… tinha que me colocar nessa situação, hein?! Então eu serei bem neutro e dizer que sou fã dos Estados Unidos.

Qual é a sua escolha de melhor jogador? Messi ou Cristiano Ronaldo?

Kobe Bryant: Poxa… cara! Depende do que você está procurando. É sempre uma pergunta difícil, mesmo quando é no meu âmbito profissional, e começamos a comparar jogadores desse nível, é muito difícil dizer: ‘Esse cara é melhor que aquele cara’. Então realmente depende do que você está procurando. Que tipo de jogador você quer. No meu esporte, se você quiser um jogador que vai facilitar, ser um armador? Sabe? Passar sempre pra quem está livre? Se quiser isso, sua escolha é o Magic Johnson. Se você quiser alguém que vai dominar o jogo com força de vontade total e marcar? Escolha o Jordan. Você não pode… sabe? É impossível responder. Você tem que fechar os olhos e escolher um. Quem eu pessoalmente prefiro assistir jogando? Eu gosto de assistir o Messi, por causa do que ele faz no Barça, e do que ele faz com a bola. Parece que a bola está grudada na chuteira dele. O controle de bola dele é fenomenal e eu gosto de ver a bola indo pra frente e pra trás, driblando a defesa. Eu realmente gosto de assistir isso.

A vida inteira Kobe foi comparado ao Michael Jordan, e hoje o Neymar sofre uma leve pressão de ser comparado com o Pelé. Que conselho poderia dar para um garoto que está tendo já esse peso, já que ele viveu isso? Gostaria de conhecer algum clube brasileiro de futebol ou torce por algum?

Kobe Bryant: Eu acho que, pro Neymar o que é realmente importante é só ser ele mesmo, e simplesmente competir. Às vezes você vê vários jogadores jovens perderem o foco. Então você tem um jogador que está jogando extremamente bem, mas de repente vem toda a atenção, e eles começam a fazer coisas demais, eles têm compromissos demais. Então eles perdem o foco. Então o que é muito importante pra ele, pra continuidade dele, é manter o foco. Sempre! E lembrar de como chegou a esse ponto, que foi a prática, a dedicação ao esporte. E se ele fizer isso, não deixará os holofotes desviarem a atenção. Ele já está jogando extraordinariamente. Ele já conquistou o mundo, então ele tem que se manter firme. E em relação aos times de futebol daqui, eu simplesmente… não tem um time brasileiro para o qual eu torça, sabe? Como eu tenho um por ter crescido na Itália, ou da liga principal ou algo do tipo. Então essa é uma categoria em aberto pra mim.

Você está no Brasil, e tem uma bola de futebol aí com você. Você pode nos mostrar como você joga futebol?

Kobe Bryant: Sim, eu gostaria, eu realmente… Eu não posso, porque eu tenho essa lesão que não me permite fazer isso, mas eu definitivamente gostaria.

Ah, tenta mostrar, vai?

Kobe Bryant: Cara, você sabe que os torcedores dos Lakers matariam você se eu começasse a fazer embaixadinha agora? Sem chance, cara!

Na sua opinião, quem vai ganhar a Copa do Mundo no Brasil?

Kobe Bryant: Poxa, cara… eu realmente estou torcendo, eu estou torcendo pelo Brasil. Eu quero ver o Brasil ganhar. Acho que os jogadores brasileiros são talentosos. Acho que a mudança do andamento deve ajudar, mas eu sei que os alemães tem a opinião deles sobre isso também. Eles têm muitos jogadores jovens e talentosos, mas eu estou torcendo para o  Brasil.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273