Segundo dia do Sul-Americano 2010

Escrito por
Publicado em: 28/07/2010

Enquanto o Brasil continua sem receber imagens do Sul-Americano de Neiva, Colômbia, a bola laranja continua em alta nas terras de Edgar Moreno e Stalin Ortiz. Após um primeiro dia interessante (bom jogo entre Uruguay e Paraguay, Brasil começando com vitória e Argentina e Venezuela duelando com garra e qualidade) a competição teve hoje sua segunda noite de partidas. Destaque para a vitória do Brasil contra os sempre rivais celestes e pro épico duelo entre colombianos e venezuelanos. Lembrando que a cobertura do primeiro dia de jogos você encontra aqui e a prévia completa com os elencos aqui.

Começando a noite, paraguayos e chilenos entraram em quadra para disputar um duelo que prometia no mínimo equilíbrio. Os chilenos estavam em busca de uma vitória que os levaria para o jogo contra o Uruguay com chances reais de classificação para o Pré-Olímpico 2011. Os guaranís do outro lado buscavam um resultado positivo de suma importância nesse momento de ressurgimento do basquete local. O encontro começou equilibrado, entretanto, a boa distribuição de jogo, pontuação e poder de rebote do excelente e histórico Javi Martínez fizeram com que o time de Arturo Álvarez terminasse em vantagem o primeiro tempo (43×31). A diferença se manteve durante o terceiro período, porém, Patricio Briones apareceu pro jogo juntamente com Erick Carrasco e a diferença chegou a beirar uma posse da bola nos minutos finais. Em um dia que o ótimo Guillermo Araújo não apareceu tão bem, Bruno Sanotti comprovou todo o seu talento ao anotar 16 pontos (além de 8 rebotes) para garantir a vitória paraguaya e manter as chances de classificação de sua equipe (ainda que improvável, afinal, o adversário do último dia é o Brasil). Além de Sanotti, vale destacar mais uma atuação completa de Javi Martínez (15 pontos, 8 rebotes, 7 assistências). Briones anotou 20 pontos e Carrasco 14.

O segundo jogo foi mais uma vez uma brincadeira de criança. Contra o Equador vai ser assim, disputa para ver quem ganha por mais pontos. O time equatoriano não tem a mínima condição de jogar nesse nível. Hoje contra a Argentina os bravos equatorianos ainda tentaram resistir no primeiro quarto (19×12), entretanto, quando a porta abriu (ou melhor, o aro) foi uma festa portenha. Arrasadores 107×43 (64 pontos de vantagem). Leonel Schattmann foi o cestinha com 19 pontos, seguido por Alejandro Martín Alloati e Federico Aguerre com 18. Jogadores mais importantes como Román González e Matías Sandes jogaram apenas 10 minutos. Do lado equatoriano podemos citar Vicente Díaz que mais uma vez anotou 11 pontos.

Chegamos enfim ao jogo entre Brasil e Uruguay. Após uma estréia pouco convincente contra o Chile, João Marcelo Leite e sua equipe conseguiram mostrar um pouco mais hoje contra a seleção de Gerardo Jauri. Aproveitando-se da falta de empenho defensivo da celeste (carecterística sempre fundamental para o sucesso da equipe), o Brasil impôs seu ritmo e já no primeiro quarto vencia por 13 pontos (29×16). Os celestes chegaram a reagir no segundo período (apesar de Esteban Batista estar ainda travado) com boas atuações de Mauricio Aguiar e Fernando Martínez. No intervalo a vantagem brasileira caiu para 10 pontos. Todavia, com pouco tempo para reagir o time de Jauri começou a tentar acelerar o ritmo do encontro, ou seja, praticamente assinou sua derrota. Na correria o Brasil ampliou seu domínio e garantiu a sua melhor vitória até aqui. Jonathan Tavernari foi mais uma vez fundamental (15 pontos). Nezinho com 13 e Murilo com 11 e 8 rebotes seguiram a boa atuação de Tavernari. Aguiar com 14 pontos e Martínez com 18 foram os melhores do lado perdedor.

O final da noite reservou para os amantes do basquete um duelo épico entre os donos da casa e os venezuelanos. Após a vitória no primeiro dia contra a Argentina, o time de Nestor Salazar parecia favorito certo para o jogo, entretanto, havíamos avisado: o fator local aliado ao time mais forte da Colômbia em anos poderia surtir algum efeito positivo. E surtiu. Com uma torcida inflamada (muito também por conta dos problemas políticos entre os governos dos dois países), os “cafeteros” foram pra cima na base da empolgação. Os venezuelanos com mais qualidade técnica abriram 10 pontos no primeiro quarto e mantiveram-se a frente por 3 ao final do segundo. Porém a empolgação foi crescendo. Edgar Moreno e Stalin Ortiz seguindo a torcida, Enielsen Guevara dominando o garrafão e o resultado foi um segundo tempo muito disputado. No final os colombianos conseguiram levar a partida para a prorrogação. No tempo extra ficou difícil conter Moreno, Ortiz e a torcida local. Com direito a falta de sinal por parte da TV local e alguns minutos de incerteza sobre o resultado final, tivemos um dos resultados mais históricos do basquete colombiano. 84×83 contra os venezuelanos. Stalin Ortiz com 27 pontos foi o nome do jogo. Edgar Moreno com pontos importantes terminou o jogo com 7. Enielsen Guevara anotou 15. Do lado derrotado, Luis Bethelmy com 17 pontos e 11 rebotes e Hector Romero com 13 foram os destaques.

O resultado do jogo entre Colômbia e Venezuela embolou o grupo B, afinal, os locais chegaram a duas vitórias enquanto Argentina e Venezuela possuem uma. Considerando que os venezuelanos não perderão para a fraquíssima seleção equatoriana, colombianos e argentinos decidem a vaga para as semifinais na partida de amanhã. Com vitória dos donos da casa, a Argentina estaria eliminada da competição de forma precoce. Os hermanos só estariam presentes no Pré-Olímpico 2011 porque o evento será em Mar del Plata e o time da casa recebe automaticamente uma vaga. Porém, ainda é fiasco, afinal, o Pan-Americano é no México e a fortíssima seleção argentina desfalcaria o evento. Em caso de vitória argentina há o tríplice empate. Vencendo por 1 ponto os argentinos estão fora pelo saldo de cestas, vencendo por 2 ou mais estão dentro.

A única certeza é que teremos fortes emoções nesse último dia de jogos da primeira fase. Uma pena que o torcedor brasileiro esteja abandonado pelos canais esportivos nacionais. Pelo menos há sempre o debate e a informação via internet.

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Foto: FIBA Americas

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273