Sábado começa agitado

Escrito por
Publicado em: 3/09/2011

O dia de Sábado começou com bons jogos no Pré-Olímpico de Mar del Plata. Primeiro foram Canadá e Venezuela que fizeram um dos melhores jogos da competição (com direito a prorrogação). Depois, uruguaios e paraguaios fizeram uma verdadeira batalha física e de ordenamento tático. Ainda hoje o Brasil joga contra Cuba (18h).

No primeiro jogo do dia, os canadenses entraram com leve favoritismo contra a Venezuela, entretanto, mais uma vez o time de Greivis Vasquez surpreendeu e jogou muito bem. Com o armador da NBA inspirado (29 pontos) e uma ajuda de luxo de Pipito Romero (28) o time de Eric Musselman liderou boa parte da partida e não fosse uma decisão equivocada no penúltimo ataque do jogo poderia ter vencido já nos 40 minutos. Na prorrogação Vasquez foi eliminado por faltas, entretanto, David Cubillán e Gregory Echenique mostraram todo seu valor para garantir a importante vitória para a Venezuela.

Cubillán e Echenique terminaram o jogo com double-doubles. O primeiro com 15 pontos e 10 assistências e o segundo com 10 pontos e 10 rebotes. Do lado derrotado, Jermaine Anderson com 28 pontos foi o destaque.

No segundo jogo do dia, Uruguai e Paraguai prometiam uma batalha física e de muita força, além do empenho defensivo e ordenamento ofensivo. São dois times com sistemas similares. Os celestes entraram mais frouxos na defesa, talvez por saber das fragilidades individuais dos guaranis e o resultado foi um primeiro tempo parelho. Não fosse os 10 pontos de Mauricio Aguiar e os 8 de Leandro García Morales e Martín Osimani a coisa ficaria complicada.

Porém, no segundo tempo os uruguaios resolveram correr e se esforçar um pouco mais e abriram vantagem com um show de Leandro García Morales do perímetro (19 pontos no jogo), além do ingresso do baixinho Fernando Martínez que anotou 10 pontos. Após ficar entre 10 e 15 pontos na frente, o time de Gerardo Jauri apenas administrou o placar e com o controle de rebotes de Esteban Batista e os pontos decisivos de Osimani (15 no jogo) e Gustavo Barrera fechou a partida em 79-66. No final, ainda conseguiu descansar Batista, entretanto, ficou o segundo tempo inteiro sem Mauricio Aguiar que se lesionou em um escorregão na quadra molhada.

A situação de Aguiar é delicada, ele não voltou para o duelo e deve ficar de fora do restante do Pré-Olímpico. O problema é que além da qualidade de Aguiar como desafogo no ataque, o time celeste não possui nenhum jogador com suas características no banco. O ala reserva é Sebastián Vázquez, décimo segundo jogador desse elenco e que é o oposto de Aguiar, ou seja, um especialista em defesa. Vázquez pode formar com García Morales e Osimani um perímetro pra lá de marcador e fechado, entretanto, é um pouco inexperiente nesse nível de jogo. A outra solução, é a incursão de Osimani e Barrera nas alas, afinal, ambos tem 1,94m e são armadores altos. Com isso Martínez (de apenas 1,74m) poderia ingressar alguns minutos para agraciar o time com sua velocidade e poder de pontuação.

Com os resultados de hoje, uruguaios, canadenses e venezuelanos irão protagonizar uma briga interessante pelas vagas na repescagem, ou seja, a segunda fase irá pegar fogo.

Raoni Moretto
raoni@draftbrasil.net

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273