Revanche marcada

Escrito por
Publicado em: 1/06/2014

Nas finais da conferência Oeste, a equipe do San Antonio Spurs enfrentou alguns obstáculos, como o MVP da temporada 2013/2014 da liga e a contusão de um dos seus melhores jogadores, para 7 meses depois, retornar às finais da NBA. Os Spurs derrotaram o Oklahoma City Thunder na prorrogação por 112X107 no último sábado (dia 31/05), fecharam a série por 4X2 e estabeleceram a tão aguardada revanche contra o Miami Heat.

O jogo 6 foi completamente diferente de qualquer outra partida da série entre San Antonio X Oklahoma City. Após os primeiros 5 jogos terem sido decididos por uma diferença média de 20,4 pontos/partida, o jogo 6 foi definido no tempo extra. Depois de 23 trocas de liderança ou empates ao longo das primeiras 5 partidas, o decisivo jogo 6 apresentou 31 trocas de liderança ou empates. Confira o resumo da partida no vídeo abaixo:

Contando com um trio de “trintões”, os Spurs foram liderados pelos 19 pontos e 15 rebotes de Tim Duncan, pelos 26 pontos do cestinha da equipe, Boris Diaw, e pelos 15 pontos e 6 rebotes fundamentais de Manu Ginobili. Foi a 7ª vez em sua carreira que Duncan registrou estas marcas em uma partida que decidiu uma série nos playoffs. Já Diaw registrou a 2ª maior pontuação para um jogador que saiu do banco de reservas em uma partida decisiva nas finais de conferência nos últimos 15 anos – ficando atrás apenas dos 31 pontos de Daniel Gibson na série entre Cleveland Cavaliers X Detroit Pistons em 2007. Mas e Tony Parker? Bem, o francês ficou de fora de todo o 2 tempo e da prorrogação por causa de uma lesão no tornozelo esquerdo. O técnico Gregg Popovich disse que ele vinha sofrendo dores na região desde o jogo 4 da série.

okl_sas_jogo6_m_ginobili

Manu Ginobili explica o segredo dos Spurs para conquistar o 6º caneco da conferência Oeste: “trocar bons passes no ataque”.

Ofuscados pela derrota, a dupla Kevin Durant e Russell Westbrook foi mais uma vez dinâmica. Westbrook anotou 34 pontos, 8 assistências, 7 rebotes e 6 roubadas de bola e Durant contribuiu com 31 pontos e 14 rebotes para o Thunder. Ambos marcaram, pelo menos, 30 pontos na mesma partida pela 8ª vez em suas carreiras na pós-temporada, ultrapassando outra dupla famosa – Kobe Bryant e Shaquille O’Neal – pelo 2º maior número de jogos como este por 2 companheiros de time na história dos playoffs. Pelos seus próprios méritos, Westbrook produziu outra partida memorável – porém, em vão. Pela 2ª vez nestes playoffs, ele marcou no mínimo 30 pontos, 5 rebotes, 5 assistências e 5 roubos, se juntando a Michael Jordan como os únicos jogadores com mais de uma partida com 30/5/5/5 em um única pós-temporada. Jordan registrou isto em 2 oportunidades, em 1989 (4 vezes) e em 1990 (3 vezes).

Pela 1ª vez na história da franquia, os Spurs vão participar de 2 finais seguidas da NBA. Isto representa a 6ª aparição na grande decisão da NBA na história da franquia, todas elas na era Duncan/Popovich. Também é a 1ª revanche nas finais da NBA desde que Bulls X Jazz se enfrentaram nas finais em 1997 e 1998. Demonstrando grande capacidade de resistência, o San Antonio se tornou a 1ª equipe desde o Detroit em 1988/1989 a retornar à final da NBA depois de ser derrotada em um jogo 7 na final do ano anterior. Uma boa notícia para os torcedores dos Spurs: mesmo depois da derrota no jogo 7 em 1988, os Pistons deram a volta por cima e venceram a decisão seguinte. Se depender do time texano, eles esperam ter o mesmo êxito dos ‘Bad Boys’ em 1989.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273