Ranking Draft Brasil do NBB – segunda edição

Escrito por
Publicado em: 24/02/2009

Após a divulgação da primeira edição do Ranking Draft Brasil do NBB, ainda na pré-temporada, decidimos que seriam lançadas mais 4 edições (após as 7ª, 15ª, 22ª e, por fim, após o término da fase regular do NBB).

Assim, transcorrido praticamente um quarto da competição, já é possível traçar um panorama um pouquinho melhor na equiparação das forças do NBB.

Obviamente, o adiamento de algumas partidas em virtude da participação de equipes brasileiras na Liga Sul-Americana prejudica em parte o trabalho, eis que algumas equipes só disputaram apenas 5 jogos na competição.

*Para uma perfeita visualização do quadro, recomendamos a utilização do navegador Firefox.

1

Universo/BRB Financeira/Brasília – Os atuais campeões da América tropeçaram em Araraquara, mas logo demonstraram a sua força contra o Vivo/Franca, em pleno Pedrocão. Fora isso, fazem uma temporada impecável. Fora a partida contra Vivo/Franca, não foram exatamente testados no NBB, mas a campanha na Liga das Américas habilita com sobras os brasilienses ao topo do basquete brasileiro.

Variação: +1

Campanha: 5-1

Últimos 7 jogos: V-V-x-d-v-V-V

2

Flamengo/Petrobrás – A equipe carioca foi a única da competição que ainda não atuou em casa. Assim, as 4 vitórias conquistadas fora de casa, bem como a classificação para o quadrangular final na Liga Sul-Americana são as credenciais dos atuais campeões brasileiros no Ranking.

Variação: -1

Campanha: 4-1

Últimos 7 jogos: v-v-v-v-d-*-*

3

Ciser/Araldite/Univille/Joinville – A equipe de Alberto Bial é a surpresa mais positiva do primeiro quarto do NBB. A agenda relativamente fácil, com 5 jogos em casa, não desmerece a excelente campanha dos catarinenses. Até porque, a equipe está conseguindo se impor sem qualquer dificuldade diante do adversários mais frágeis.

Variação: +5

Campanha: 6-1

Últimos 7 jogos: d-v-V-V-V-V-V

4

Vivo/Franca – 3 jogos e 3 vitórias. Esta é a campanha do time de Hélio Rubens fora de casa. Assim, mesmo com 3 titulares contundidos, a equipe francana se mantém no topo do Ranking.

Variação: –

Campanha: 5-1

Últimos 7 jogos: v-v-v-x-D-V-V

5

Pitágoras/Minas – Na primeira versão do Ranking, escrevemos que o Pitágoras/Minas deveria evoluir ao longo da competição e, por enquanto, é isso o que está acontecendo. Após 3 partidas sofríveis no início da competição, os mineiros ganharam moral ao derrotar Winner/Limeira na casa dos adversários, emplacando uma série de 4 vitórias consecutivas. Boa parte da recuperação se deve ao pivô Murilo e ao ala norte-americano Joseph Shipp III.

Variação: –

Campanha: 5-2

Últimos 7 jogos: d-v-D-v-v-V-V

6

Cetaf/Garoto/UVV/PMVV – Nenhuma equipe foi tão subestimeda em nosso primeiro Ranking do que os capixabas de Vila Velha. O Cetaf definitivamente brigará por uma vaga nos playoffs, eis que os reforços trazidos estão produzindo muito bem. O cubano Amiel, de um papel de coadjuvante no Flamengo, passou a ser líder em Vila Velha, enquanto que o esquecido Lucas Costa voltou ao Brasil para se tornar um dos principais pivôs do NBB.

Variação: +7

Campanha: 4-3

Últimos 7 jogos: V-D-v-d-v-x-d

7

Winner/Limeira – Assim como a maioria das equipes paulistas, decepcionou neste primeiro quarto do NBB. A diferença é que Winner/Limeira é a atual campeã paulista, razão pela qual se esperava ainda mais. Sejamos justos, os limeirenses pegaram a agenda mais difícil da competição até o momento, já tendo enfrentado 4 das 5 melhores equipes do Ranking. Além disso, bateram o Flamengo e o Joinville atuando em casa, e deram um trabalhão para Franca, em pleno Pedrocão.

Variação: -4

Campanha: 3-4

Últimos 7 jogos: V-V-d-D-V-d-d

8

Lupo/Araraquara – Qual será a verdadeira equipe de Araraquara? A que perdeu os 3 primeiros jogos ou a que venceu os 3 últimos? O fato é que André Bambu e companhia ganharam moral batendo o Universo/BRB apenas poucos dias após os brasilienses conquistarem a Liga das Américas. A partir de agora, o desafio é vencer fora de casa.

Variação: +3

Campanha: 3-3

Últimos 7 jogos: d-d-D-V-x-V-V

9

GRSA/Itabom/Bauru – Larry Taylor Jr. + 11? Pode parecer exagero, mas foi com duas partidas fora de série do norte-americano que o Bauru conquistou as suas duas únicas vitórias na competição. O ala Fischer até que tem ajudado, mas a equipe do técnico Guerrinha vai precisar de mais ajuda do elenco para almejar uma das vagas nos playofffs.

Variação: +1

Campanha: 2-3

Últimos 7 jogos: x-d-d-V-V-d-*

10

Amigão/Andorinha/Unimed/Assis – Considerando que a expectativa na desmanchada equipe era praticamente nula, até que Assis conseguiu surpreender. Em que pese as boas atuações de Ricardo Giannecchini e Rodrigo Bahia, fica difícil prever um potencial maior para este elenco, a não ser que aqueles 30 pontos e 14 rebotes de Anderson Mosso se torne algo habitual.

Variação: +4

Campanha: 2-3

Últimos 7 jogos: d-x-V-D-V-*-d

11

Paulistano/Amil – Para um elenco limitado, perder qualquer peça pode representar o fim da chances de brigar na competição. A situação piora quando este jogador é o armador principal do time. Fernando Penna vinha liderando o NBB nas médias de assistências e o futuro do Paulistano na competição está intimamente ligada à rapidez da recuperação do armador.

Variação: -5

Campanha: 2-5

Últimos 7 jogos: V-D-d-v-d-d-d

12

São José/Unimed/Vinac – Outra equipe que não teve alívio na tabela até o momento. O problema é que o São José já jogou 5 partidas em casa, razão pela qual precisará arrumar um jeito de vencer fora de casa para manter-se vivo na competição.

Variação: -3

Campanha: 2-5

Últimos 7 jogos: V-D-V-D-D-d-d

13

Saldanha da Gama – Depois de um início regular, o time da capital capixaba foi sacudido por 2 das principais equipes da competição, Universo e Joinville. Com um dos elencos mais jovens da competição, o Saldanha da Gama precisará voltar ao eixo depois de 2 derrotas consecutivas por uma diferença de mais de 30 pontos no placar.

Variação: -1

Campanha: 2-4

Últimos 7 jogos: D-V-D-v-d-d-x

14

Univates/Bira – “Joga como nunca, perde como sempre”. Aparentemente, o mantra que representava bem a equipe de Lajeado deixou de ser repetido após a mudança de técnico. O fim da seca de vitórias é positivo, mas o nível dos adversários batidos em casa não é dos melhores.

Variação: +1

Campanha: 2-5

Últimos 7 jogos: d-d-d-D-D-V-V

15

Pinheiros – Outra grande decepção paulista na competição. Apesar de alguns resultados apertados, como as derrotas para Flamengo e Minas, o elenco do Pinheiros tem potencial para jogar um basquete muito melhor do que o apresentado até aqui. Com uma série de atuações ruins, o ala Marquinhos está mostrando por que não tem vaga na NBA e, até mesmo, na seleção brasileira.

Variação: -8

Campanha: 1-6

Últimos 7 jogos: D-D-V-d-d-d-d

Legenda:

V – vitória em casa

v – vitória fora de casa

D – derrota em casa

d – derrota fora de casa

x – equipe de bye

* – partida adiada

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273