Primeiro dia do Sul-Americano 2010

Escrito por
Publicado em: 27/07/2010

Subiu a bola em Neiva, Colômbia para o 44º Campeonato Sul-Americano de Basquete. Com presença de oito equipes (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguay, Uruguay e Venezuela) o torneio dá quatro vagas para o torneio Pré-Olímpico de 2011 e três para o Pan-Americano do México. Nesse primeiro dia de jogos o destaque vai para a vitoriosa estréia do Brasil. Lembrando que a prévia completa e todos os elencos do Sul-Americano você encontra aqui

Antes de falar da bola laranja é nosso dever começar a análise pela falta de transmissão do torneio para o Brasil. ESPN Brasil, Sportv, Bandsports e Esporte Interativo que transmitiram a Copa América 2009 não estão passando os jogos do Sul-Americano, aparentemente interessados única e exclusivamente com o Mundial 2010 que começa em Agosto. O Sul-Americano não é tão importante? Verdade, o Mundial é muito mais. Agora ninguém se lembrou que o sonho olímpico começa agora? Não adianta reclamar nem chorar no ar ano que vem no Pré-Olímpico 2011 (como já vimos). O Sul-Americano é um “pré Pré-Olímpico” e tem todo o valor pra nossa seleção. Ou alguém aqui se esqueceu que desde Atlanta 1996 não participamos dos jogos? A velha demagogia de criticar e espernear após as eliminações é cansativa. Ressalto mais uma vez: o sonho olímpico começou hoje… sem transmissão para o Brasil. Por fim, é incrível pensar que enquanto o Brasil jogava contra os chilenos que quase nos tiraram da Copa América em um Sul-Americano como esse a programação apontava para replays de partidas da rodada passada do Brasileirão. Mais uma vez o fã do basquete ficou a ver navios.

Voltando ao basquete e esperando que possamos sempre nos focar somente nisso, o Sul-Americano foi surpreendente em sua primeira rodada. Primeiramente tivemos um duelo emocionante entre uruguayos e paraguayos. Aproveitando-se dos desfalques celestes e do ótimo poder de seu pivô Guillermo Araújo os guaranís fizeram partida dura contra a celeste. No final a qualidade de Mauricio Aguiar e a presença de garrafão de Esteban Batista salvaram o time de Gerardo Jauri. 66×61 foi o placar com destaque para os 20 pontos e 7 assistências de Aguiar, 6 pontos somados a 16 rebotes e 4 tocos de Batista e 14 anotações para Joaquín Izuibejeres. Do lado perdedor, Araújo fez um incrível double-double (29 pontos e 14 rebotes). Javi Martínez terminou o jogo com 10 pontos, 8 rebotes e 7 assistências.

Logo em seguida entraram em quadra Brasil e Chile. O começo foi favorável para o time de João Marcelo Leite que chegou a abrir 9 pontos ao final da primeira parcial. Entretanto, um segundo quarto horrível (12×8 para os andinos) assustou a todos. Primeiro pela enorme rotação que o técnico brasileiro utilizou, depois pela falta de qualidade ofensiva (8 pontos em 10 minutos) contra uma seleção que é baixa no garrafão e pesada no perímetro, ou seja, fraca na defesa. Além do mais, Patricio Briones (maior nome do basquete chileno) estava em um dia ridículo (terminou o jogo com 0 pontos). No segundo tempo a pontaria de Jonathan Tavernari (10 pontos) e alguns contra-ataques rápidos finalizados por Murilo (20 pontos e 11 rebotes) fizeram com que o Brasil abrisse vantagem e posteriormente vencesse a partida, entretanto, a pequena complicação do primeiro tempo com direito a momentos de pelada de parque preocupa, ainda mais com a iminência de um enfrentamento contra a Argentina já na semifinal.

Esse confronto precoce pode acontecer por conta da terceira partida do dia. Argentinos e venezuelanos se enfrentaram na melhor partida da noite. Sem Juan Pablo Cantero lesionado, Luis Cequeira assumiu a armação portenha. Os venezuelanos chegaram a abrir larga distância, porém os “hermanos” reagiram no período final. A vantagem chegou a cair para 1 ponto em incríveis 10×0 em 50 segundos. Mesmo assim não foi suficiente e os venezuelanos praticamente garantiram seu passaporte para o Pré-Olímpico, afinal, perder para o Equador parece tarefa difícil até para uma equipe da segunda divisão do Campeonato Paulista. Hector Romero sempre importante anotou 14 pontos para os vencedores. Do lado derrotado destaque para dois double-doubles potentes. Matías Sandes com 15 pontos e 14 rebotes e Juan Gutiérrez com 17 pontos e 12 rebotes.

Essa fraqueza equatoriana foi provada na estréia contra os donos da casa. Uma seleção cheia de problemas para ser formada dificilmente mostraria algo. Havia alguns rumores sobre Juan David Chang (2,13m) mas nem isso aconteceu. Chang mal jogou. Sua equipe tem nível de iniciante. Os colombianos que nada tem com isso amassaram os pobres equatorianos com boa presença de público em Neiva. Stalin Ortiz fez a festa e terminou a partida com 28 pontos. Edgar Moreno marcou 14 e John Hernández se aproveitou da fraqueza do time visitante para apanhar 18 rebotes. Claro que a vitória colombiana deve ser analisada com cuidado. O adversário praticamente não existe, entretanto, essa é a seleção mais forte da Colômbia em anos. Aliando isso ao fator local e toda a empolgação que isso gera, os argentinos começam a se preocupar, afinal, provavelmente argentinos e colombianos decidam vaga para a segunda fase no duelo final do terceiro dia.

Amanhã a competição segue com: Chile vs Paraguay, Argentina vs Equador, Brasil vs Uruguay e Colômbia x Venezuela.

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Foto: FIBA Americas

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273