Por que somos contra?

Escrito por
Publicado em: 4/02/2011

No meio da festa, uma notícia desagradável. Foi na entrevista coletiva do Final de Semana das Estrelas que a LNB informou ao público que o NBB passaria a ser decidido em uma única partida, já a partir da próxima temporada.

Não é a primeira vez que você ouve falar neste assunto: há alguns meses a LNB ameaçara utilizar a mesmíssima fórmula para decidir a terceira temporada do NBB, mas diante de uma forte reação contrária viu-se obrigada a recuar. Pudera, uma pesquisa realizada na maior comunidade do NBB do orkut constatou que, entre centenas de torcedores, mais de 90%  rejeitavam a ideia.

Dessa vez, contudo, os clubes e dirigentes da LNB resolveram atropelar a opinião da quase totalidade dos basqueteiros para adotar a fórmula descrita na foto acima em destaque.

Como se vê, a partir da próxima temporada o basquete brasileiro passará a ter a o regulamento mais complicado do mundo.

Enquanto Lula Ferreira desafiava a inteligência dos jornalistas ao tentar convencê-los de que a final não seria realizada numa única partida, o presidente da LNB, Kouros Monadjemi, foi sincero e objetivo: “estamos mesmo abrindo mão parcialmente da parte técnica em prol da financeira“. Kouros lembrou da dificuldade dos clubes e enalteceu a parceria com a Rede Globo, que, em suas palavras, foi a única emissora a “apostar no basquete brasileiro”.

Ora, tomada a decisão, cabe à imprensa e aos torcedores debaterem e questionarem sobre os limites dessa perda técnica. Já foram eles ultrapassados?

No meu modesto entender, sim. Para começar, a LNB derruba um sistema tradicional do basquete que é adotado em todos os grandes campeonatos nacionais do mundo: a série final. Para minimizar a perda de bilheteria dos clubes, a LNB criou um sinistro quadrangular que, além de confundir os torcedores, possibilita que um time antecipadamente eliminado influa na classificação para a final. Não bastasse, a LNB admitiu a possibilidade de a final ser disputada em quadra neutra, longe das torcidas dos times finalistas, o que é desastroso.

E que não venham os dirigentes aparecerem eufóricos no dia 10 de junho de 2012, um domingo, entoando dizeres como “eu já sabia”. A questão não é se a final será um sucesso de audiência, vista por milhões de telespectadores. Ora, ao conseguir 2 horas de TV aberta, talvez espremidas na grade do programa Esporte Espetacular, o basquete, segunda modalidade esportiva mais popular do planeta, terá conquistado um feito menor do que a maratona aquática brasileira ou o showbol, por exemplo.

No fim das contas o que leva o público efetivamente aos ginásios? Qualidade técnica e fortalecimento dos clubes ou 2 horas anuais de divulgação em rede nacional? Por causa de um dia no mês de junho, ginásios como HSBC Arena e o Nilson Nelson torna-se-ão abarrotados de pessoas durante toda a temporada regular? Eu duvido, e muito.

E o futuro? Quais serão os próximos passos da LNB? Nos próximos 10, 20, 30 anos teremos que nos contentar com essas 2 horas anuais de basquete na TV aberta? Será esse o grande diferencial do NBB para a popularização do basquete? Qual é o planejamento a longo prazo da LNB, já que houve o compromisso de que essa seria uma decisão “temporária”?

Como o próprio Kouros admitiu, a LNB ganhará um aumento na “mesada”. Mas e aí? Como serão investidos esses recursos? Teremos uma “liga rica”, mas com um campeonato fraco, clubes deficitários e com público muito aquém do potencial? Pois se esse script lembra a relação entre CBF/Globo/Futebol, não se trata de mera coincidência, com a diferença de que a popularidade do futebol é tão grande no Brasil que nem as imposições toscas de TV conseguiram aniquilar com a modalidade. Ainda assim, é triste ver clubes de futebol que, ao contrário do resto do mundo, não conseguem garantir retorno financeiro através de seus torcedores, dependendo sempre da mesada da TV.

Deveras, não é de mesada que os clubes precisam. Eles precisam é de auto-suficiência. Eles precisam de um espaço maior na TV, aberta ou fechada; eles precisam que seus jogos ocorram em horários decentes; eles precisam que seus jogos nas competições continentais sejam transmitidos; eles precisam que o nome de seus patrocinadores não sejam omitidos, eles precisam que a TV não crie uma série de imposições na utilização de espaços de ginásio/quadra; eles precisam de regulamentos inteligíveis; e, finalmente, eles precisam que seus fiéis torcedores sejam ouvidos e prestigiados.

A curto prazo, dirigentes sorrirão com os recursos inéditos que serão obtidos, mas o sucesso a médio e longo prazo dependerá exclusivamente de como esses recursos serão utilizados ou contigenciados, no sentido de que essa dependência do basquete brasileiro com diante da TV seja minimizada no futuro.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273