Playoffs NBB – Bauru varre Assis e está entre os 8

Escrito por
Publicado em: 8/04/2010

Bauru e Assis se enfrentam em mais um clássico caipira do início dos playoffs do NBB. A primeira partida é logo mais, em Assis, sem transmissão de TV. Por ter o mando, o Bauru jogará os jogos 2 e 3 em casa, e volta à estrada se necessário for um quarto jogo. A decisão, caso fique 2-2, será no caldeirão bauruense, peça chave na boa campanha da equipe em casa.

Bauru

É pegar carona na obviedade, mas não tem como não dizer que o Bauru é fantástico em casa e ridículo fora. É também a melhor maneira de entender qual o principal chave para o sucesso do time de Guerrinha nessa fase de competição. O time que não terá Alex, pode contar com a volta de Soró, e com um Larry Taylor motivado e tranquilo com a renovação de contrato.

O time deve ter como núcleo principal Larry, Fischer, Renato (Soró), Eddy e Agba, e terá como principal desafio o formato 1-2-1-1 dos playoffs da NBB. Convenhamos: para um time que não consegue vencer fora, abrir uma série jogando como visitante é uma péssima notícia e não soa mesmo como vantagem. Uma derrota pode jogar toda a pressão para as partidas em Bauru, revertando o quadro conquistado por uma boa temporada ao longo do ano.

A principal dificuldade será parar o ímpeto do trio de americanos de Assis, que, se inspirados, podem causar bastante problemas – principalmente Mike Borders, V. Love cover, que me respondeu, perguntado se estava preparado para os playoffs: “Eu estou sempre preparado”.

O principal jogador, claro, é Larry Taylor, mais uma vez melhor estrangeiro do NBB. Jogador espetacular e muito efetivo, colabora em todos os cantos da quadra e em todas os fundamentos do jogo.

Assis Basket

O time de Assis não é exatamente consistente, mas é bastante perigoso. Ricardo Giannechini, o primo feio, ao meu ver, é um dos armadores mais subestimados do país. Inteligente, agressivo, arisco, pode mesmo complicar o trabalho de Larry nos playoffs. Para isso, precisa ficar longe do problema de faltas – um matchup que coloque Borders e Taylor em duelo pode ajudar, nesse caso, Assis.

Se Giannechini pode ser a consistência, o trio de americanos certamente são a imprevisibilidade. John Thomas é capaz de air ball em lance livre e enterradas absurdamente primorosas. Parker é outro jogador que quando calibrado, pode decidir. O já citado Borders, ao meu ver, é o mais regular e sempre garante bons momentos nos jogos de Assis.

A verdade é que a saída de Aga fez um bem ao time e que o francano Carlão pode mesmo surpreender nessa série. Ele e Guerrinha são antigos conhecidos e veremos um duelo também no banco de reservas.

Retrospecto

Cada um fez valer o mando de casa, o que coloca Bauru como favorito pelo fato de jogar 3 das 5 em casa. O problema, como já mencionei, é a ordem da série! Sair perdendo nunca será bom em um playoff de jogo relativamente rápido.

É complicado imaginar que os jogos dos playoffs seguirão alguma tendência parecida da fase de classificação uma vez que ambas equipes estão tão diferentes. Em ambas situações, os times estavam disputando ainda o Paulista, e ainda sem reforços (no caso de Bauru) ou com o treinador diferente (caso de Assis).

Apostas?

A série promete ser a mais equilibrada. Pelo retrospecto, pelos problemas de Bauru como visitantes e principalmente pelas colocações que as equipes sustentaram na tabela.

Em nosso fórum, 80% dos leitores apostam que a série vai a 5 jogo. E a maioria acredita na vitória de Bauru!

Jogo 1 – via assessoria de Bauru

O GRSA/Itabom Bauru passou pelo Assis jogando fora de casa a primeira partida dos playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB) ao vencer por 70 a 77. As equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo no ginásio da Luso, em Bauru, pela segunda partida da série melhor de três. Os ingressos antecipados para as duas partidas (de domingo e segunda) já estão sendo vendidos na secretaria da Luso.

Assis teve a vantagem no início da partida, mas o time bauruense não deixou a diferença de pontos crescer. Final do primeiro quarto: 22 a 15. Bauru voltou melhor para o segundo quarto, diminuiu para 24 a 22 e manteve a diferença até o final do período: 35 x 32.
Na terceira etapa, o time bauruense se portou melhor e virou o jogo: 41 a 44 a seis minutos do final do quarto. Na sequência, o GRSA/Itabom continuou na frente e fechou 54 a 57. No período final, o time de Bauru foi a oito pontos de vantagem quando faltava oito minutos para o final da partida. Pra faturar a primeira vitória nos playoffs foi questão de tempo: 70 a 77. Larry, de Bauru, e Parker, do Assis, foram os cestinhas com 20 pontos cada.

O ala Fischer comentou a vitória na abertura dos playoffs. “Ganhamos uma só e ainda temos um longo caminho. Assim como nós viemos a Assis e ganhamos, eles podem fazer isso em Bauru. Precisamos estar concentrados para garantir mais duas vitórias e avançar para as quartas-de-final”.

“Nós temos que entrar focados neste segundo jogo. A gente sair na frente em um playoff, fora de casa, é muito importante. Mas não é determinante. Estamos invictos em casa, mas temos que entender que o Assis tem jogadores que fazem a diferença. O time cresce fora de casa. Então, precisamos estar focados na defesa forte e no ataque eficiente. O mais importante foi o espírito que a equipe teve no jogo de hoje”, destacou o técnico Guerrinha ao final da partida.

Jogo 2 – Via Lilian Santos

Bauru e Assis fizeram hoje em Bauru, a segunda partida dos playoffs. O jogo começou com muitas faltas, as duas equipes pressionando muito e o primeiro quarto terminou empatado em 19×19.

A defesa de Bauru veio forte para o segundo quarto obrigando Assis a cometer muitos erros. Bauru se distanciou no placar e foi para o intervalo com uma diferença de 15 pontos, 48×33.

Esperávamos que o jogo fosse ser mais pegado no terceiro quarto, mas Bauru manteve o ritmo e continuou pressionando. Larry deu um show de bonitos lances e infiltrações. Assis se manteve apático. Não era aquele Assis que estamos acostumados a ver. O quarto terminou em 79×50.

No último quarto, o time assisense pareceu acordar. Conseguiu uma boa seqüência de pontos, mas não era o dia deles. Bauru manteve o ritmo durante o jogo todo e fez 2×0 na série melhor-de-cinco. A partida terminou em 90×68.

Jogo 3 – Agora sim, pela torcedora Lilian Santos

Era o terceiro jogo dos playoffs contra Assis onde podíamos fechar a série melhor-de-cinco em 3×0. Nós bauruenses, acreditando nisso, lotamos o ginásio da Luso para mais essa batalha.

Esse jogo sim ia ser duro. Acho que não só eu, como a maioria dos torcedores presentes acreditavam nisso. Assis precisava ganhar.

Começou o jogo e Assis veio muito bem posicionado em quadra, sua defesa me parecia uma muralha. Bauru começou a errar muito e eles abriram uma larga diferença nos primeiros minutos. Nossas bolas não caíam, arremessos precipitados que levavam aos erros. O 1º quarto terminou com Assis na frente, 14×20.

E vem o 2º quarto. Vamos reagir, Bauru! E nós reagimos. As jogadas começaram a funcionar. Larry e Soró fizeram muitas bolas chegar ao garrafão nas mãos do nosso Jeff e ele fazia sua parte. Nossas bolas de 3 começaram a cair.. Viramos o placar! O ginásio foi à loucura!!! A partir daí, era só manter o ritmo e segurar a diferença.

Fischer estava acertando todas. Os meninos estavam lutando, jogando com muita raça, brigando o tempo todo, marcação cerrada.

Veio o último quarto, tínhamos uma boa diferença no placar, mas o Bahia e o Thomas, que para mim foram os grandes destaques de Assis, começaram a nos assustar. Sinceramente, não sei o pq o Guerrinha insistia no Ricardo, tava dormindo em quadra. Começamos a errar e diferença no placar diminuiu. O Jeff chegou a tomar um belo toco do aro. No último minuto a diferença caiu para 2 pontos. Não, não podíamos perder esse jogo, ficamos na frente o tempo todo, não seria agora que deixaríamos escapar.. E o nervosismo começou a bater, minhas mãos já não paravam quietas.. “Vamos lá Bauru, vocês são o time de guerreiros!” Quais foram os lances do final do jogo? Meu nervosismo era tão grande que não me lembro dos detalhes. Assis perdeu algumas bolas e para tentar segurar, vieram as faltas. Aproveitamos e fechamos o placar em 86×81. Que emoção! Estávamos classificados para as quartas-de-final do NBB. Esse time mereceu vencer. Por toda sua trajetória, pela superação, garra e força de vontade, principalmente, no momento de decisão. E invictos em casa!

Fiquei emocionada quando o Guerrinha foi comemorar com a torcida, que em todos os jogos em casa foi o 6º jogador. Nós também merecíamos essa vitória! Valeu Bauru! Time de GUERREIROS!

Foto: Imprensa/LNB

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273