Playoffs NBA preview: Boston Celtics – Miami Heat

Escrito por
Publicado em: 15/04/2010

Temporada regular: 3-0 Boston

Séria candidata a série de playoffs mais deprê do ano. É difícil se excitar com este encontro entre um suposto candidato a título (os Celtics) que parece louco para entrar em férias e um time (o Heat) montado com peças descartáveis que expiram no fundo da temporada e assistem ao seu grande astro jogar sozinho. E não é como se estes times jogassem o basquete dos mais vistosos.

Os Celtics são velhos. Os Celtics jogam com desinteresse. A intensidade que marcou sua campanha do título foi substituída pela mais completa letargia. Eles estão 18-14 desde All Star Game. 4 dos 9 jogadores em atividade com mais de 1000 jogos na carreira estão no seu elenco. Eles cometem turnovers num ritmo alarmante. Eles são um time mediano nos rebotes defensivos e horroroso nos ofensivos (só os Pacers e os Warriors os superam). Rasheed Wallace é sério candidato o pior jogador disputando mais de 20 minutos por noite da temporada. Seus jogadores jovens (Rondo, Perkins) perderam a paciência em serem tratados como coadjuvantes. Podemos contar com o time ficar sem gás e ver seu ataque morrer por alguns minutos do segundo tempo em quase todas as partidas (nenhum time desperdiçou tantas vantagens de mais de dez pontos no intervalo). Seu GM achou que Nate Robinson e Michael Finley eram a solução. Seu técnico fechou a temporada regular falando em aposentadoria. Ah, e Paul Pierce envelheceu decaiu, mas se recusa a aceitar isso e conceder espaço no ataque do time.

É um cenário negro, mas não é como em meio a uma temporada esquecível não existam boas noticias. Rajon Rondo é o melhor defensivo da liga e um dos mais habilidosos também. Eles seguem um time de elite na defesa (4o. mais eficiente da NBA), o que é marcante quando consideramos que eles perdem a disputa de rebotes em quase todo jogo. A despeito de todos os comentários sobre a decadência de Kevin Garnett ele permanecer um excepcional e inteligente defensor. Os números ofensivos de Ray Allen seguem fortes e constantes desde o ASG. E Pierce ainda tem seus ocasionais flashs de excelência. Ainda podemos contar com os Celtics voltando no tempo para uma ocasional exibição de gala. E isto tudo deve ser o suficiente para levá-los a segunda rodada.

O Heat é um time triste. Seu padrão de jogo se resume a 4 jogadores assistirem Dwyane Wade ser brilhante. Eles são uma boa defesa (7o. da NBA) e um ataque fraco (19o.) e desprovido de opções. A campanha desde o ASG (21-8) parece boa até notarmos que eles perderam 6 dos 12 jogos contra times dos playoffs no período (e 2 das 6 vitórias vieram contra um muito desfalcado Bulls). A maior qualidade do Heat é que poucos times foram tão eficientes contra adversários fracos, o que não significa nada nos playoffs. Diz muito sobre o time que eles deixaram armadores (Carlos Arroyo, Mario Chalmers, Rafer Alston) entrar e sair da rotação sem que qualquer um deles tivesse qualquer impacto. Wade marcou 34 pontos em média nos 3 confrontos contra os Celtics este ano e um time inteligente como Boston sabe que pode bater o Heat mesmo que permita a Wade chegar aos 40 todas as noites.

Previsão: Boston em 6.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273