Paraguai também libera sua lista para Mar del Plata

Escrito por
Publicado em: 17/06/2011

daniperezNa tarde dessa quinta-feira (16), a seleção do Paraguai anunciou seus jogadores para o Pré-Olímpico. Arturo Álvarez citou 13 jogadores em uma pré-lista que também conta com 3 jogadores convidados para os treinamentos iniciais. Para o Paraguai, a participação na competição FIBA Americas já é o maior feito em muito tempo, afinal, o país conta com apenas quatro times profissionais em sua Liga e nem Sul-Americano vinha jogando. Isso mudou em Neiva, Colômbia, quando ano passado o time fez uma digna competição e acabou em quinto lugar.

Com o convite da FIBA Americas, os paraguaios prometem aproveitar o máximo a experiência, ou seja, lutar muito por uma vitória na primeira fase que garantiria o time em uma improvável disputa por vaga ao Pré-Olímpico Mundial. Confesso não acreditar que isso seja possível, entretanto, vale ressaltar que o time foi a grande surpresa do último Sul-Americano mostrando ótimos valores.

Arturo Álvarez é um grande treinador, espanhol de nascimento trabalhou por várias temporadas na ACB. Em entrevista publicada na internet hoje, afirmou que sua seleção irá lutar muito para honrar a participação em um torneio tão importante. Ainda citou que é muito difícil formar uma seleção competitiva em um país que conta com apenas quatro times na liga doméstica, entretanto, ressaltou que o time irá buscar errar pouco e defender forte para manter os jogos com um marcador apertado até os minutos finais.

Essa seleção conta principalmente com três jogadores de nível interessante. O primeiro é o lendário Javi Martínez, jogador do Regatas Corrientes que juntamente com Federico Kammerichs e Ramzee Stanton foi fundamental para a conquista da Liga das Americas desse ano pelos correntinos. Martínez controla muito bem o jogo e além de pontuar consegue passar e apanhar rebotes. Faz tempo que o atleta é um dos destaques da forte Liga Argentina.

Além dele, Bruno Zanotti é outro jogador com carreira sólida em terras portenhas. Atualmente no Club 9 de Rio Tercero, teve passagens pela NCAA e basquete europeu (Itália e Suíça) e é um ala de muita versatilidade. Podendo jogar na posição 3 e também na 4, pontua através de sua força física e é um destaque defensivo interessante. Me parece um jogador de características fundamentais para essa seleção guarani.

Menos conhecido, porém de ótimo Sul-Americano 2010, está o pivô Guillermo Araújo. O forte jogador de 2,04m rodou pelo Chile e está de volta ao Paraguai jogando pelo Libertad. Após terminar a competição em Neiva com 15 pontos e quase 9 rebotes de média por jogo, Araújo ainda conseguiu quase um double-double de média na última Liga das Américas (16/9).

Os outros integrantes do plantel não possuem tanto nível técnico, entretanto, alguns devem ser presença certa no selecionado final. Daniel Pérez e Fábio José são os de maior destaque. De resto, Álvarez terá dificuldade para armar um time competitivo com poucas peças de rotação. Em Neiva, não mais de 7 ou 8 jogadores tiveram minutos reais de jogo e em Mar del Plata o nível técnico será realmente muito maior.

Abaixo a lista completa dos guaranis:

– Javi Martínez, 1,90m, ala-armador

– Bruno Zanotti, 1,97m, ala

– Guillermo Araújo, 2,04m, pivô

– Daniel Pérez, 1,90m, ala-armador

– Fábio José, 1,98m, ala-pivô

– Christian Rodas, 2,02m, pivô

– Gustavo Torres, 1,75m, armador

– Sergio Aceval, 1,80m, armador

– Adolfo López, 1,99m, ala-pivô

– Richard Ozuna, 1,85m, ala-armador

– Jorge Riveros, 1,90m, ala-armador

– Ramón Sánchez, 1,96m, ala

– Federico Mellone, 1,90m, ala

Por fim, vale lembrar que esse time paraguaio também enfrentará problemas de estatura. Tirando Araújo, o único jogador acima de 2,00m é o pivô Rodas, fraco e acima do peso nas últimas aparições internacionais. Fábio José com 1,98m é o segundo principal nome do jogo interno e é possível que Zanotti (1,97m) tenha que ser utilizado por vários minutos na posição de ala-pivô. Adolfo López e Ramón Sánchez são os outros dois jogadores perto de 2,00m e não possuem a mínima rodagem internacional.

Creio que acima de tudo é preciso valorizar a participação do Paraguai pela coragem e pelo ânimo que a competição trará aos jovens praticantes do esporte no país. Quem sabe seja o começo de um maior desenvolvimento do basquete paraguaio.

Raoni Moretto
raoni@draftbrasil.net

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273