Oscar Schmidt entra para o Hall da Fama

Escrito por
Publicado em: 9/09/2013

Um dos maiores jogadores de basquetebol do nosso país, o potiguar Oscar Schmidt (55 anos), teve a honra de entrar no Hall da Fama, com direito à introdução de Larry Bird, ícone do Boston Celtics.

Para assistir o discurso de Oscar na íntegra é só clicar aqui.

Relembrar o Oscar atleta que, com certeza, foi dos protagonistas de sua geração no basquetebol mundial, anos 1980, é relembrar um cara que foi exímio na sua função em quadra, que era explicitamente arremessar.

Chegou a ter médias de 44 pontos por jogo na Itália (com 55% de aproveitamento nos arremessos de dois e três e 90% lances livres), chegou a fazer 40 de média em Jogos Olímpicos, Seul/88 (55% de arremessos de dois e três, 93% lances livres).

No auge, era móvel, usava como ninguém os corta-luzes, ajuda nos rebotes defensivos.

Foi cestinha de diversos torneios internacionais e nacionais e um tremendo arremessador. Será sempre lembrado pelo arremesso certeiro e pelas incontáveis horas de treinamento. O que com certeza tende a ser seu maior legado e sobre o qual ele é bem orgulhoso: treinou como ninguém.

O Hall da Fama em questão é o Naismith Memorial, fundado em 1959 e que, desde então, adiciona atletas anualmente em seu quadro. Ubiratan e Hortência são os outros brasileiros que fazem parte do memorial.

Existe também o Hall da Fama da FIBA, no qual Oscar já foi introduzido.

Entre 1974 e 2003, Oscar defendeu Palmeiras, Sírio, Caserta-ITA, Pávia-ITA e Valladolid-ESP, Corinthians, Bandeirantes, Bauru e Flamengo.

Jogou cinco jogos olímpicos, mas nunca levou uma medalha para casa. Foi terceiro no Mundial de 1978 nas Filipinas com a seleção brasileira e venceu o Pan de 1987, considerada a maior vitória na carreira.

Parabéns para o Oscar, mais do que merecido! Um dia histórico para ele e para nosso basquetebol.

Basketball Hall of Fame Enshrinement Ceremony

Para quem quiser conhecer mais sobre o “Mão Santa”, abaixo, os links para que vocês possam se aventurar nas médias deste ícone do basquete mundial por onde jogou (mas só fora do país, pelo italiano, espanhol, jogos olímpicos e mundiais):

Sua ficha no FIBA Archive: Link

Jogos Olímpicos: Link

LEGA (Itália): Link

ACB (Espanha: Link

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273