Os Novatos da Temporada 2012/2013 da NBA

Escrito por
Publicado em: 6/04/2013

Nesse fim de semana, as atenções do mundo do basquete se voltam à Atlanta, onde acontece o Final Four, reunindo as 4 equipes que procuram chegar à final da NCAA. Não que tenha muito a ver, mas é interessante analisar os “rookies” desta temporada da NBA. Os dois primeiros escolhidos no Draft de 2012 vieram da atual campeã do basquete universitário, a universidade de Kentucky. O pivô Anthony Davis e o ala Michael Kidd-Gilchrist vieram cercados de muita expectativa (principalmente em relação a “Monocelha” Davis), mas fizeram uma temporada bastante discreta.

Anthony Davis, jogando no New Orleans Hornets, possui médias de 13.4 pontos e 8.1 rebotes. Nada mal para um novato, mas, pelo que era esperado do pivô, sua pontuação é um pouco abaixo do que poderia ser, ainda mais no Hornets, time carente de talento. Gilchrist, jogando no ainda mais fraco Charlotte Bobcats, também foi modesto, com apenas 9.1 pontos e 5.8 rebotes de médias. Talento, mostraram ter, com erros comuns de novatos; faltas de ataque infantis, marcação frouxa e vacilos nos rebotes, entre muitos outros. Assim como os torcedores de New Orleans e Charlotte, fica a torcida para uma melhor temporada dos dois, algo que parece ser possível.

Anthony Davis fez uma temporada razoável nos Hornets.

Anthony Davis fez uma temporada razoável nos Hornets.

De Florida e Syracuse, respectivamente, os armadores Bradley Beal e Dion Waiters foram escolhidos pelo Washington Wizards e Cleveland Cavaliers. Não fizeram uma temporada desastrosa, mas também não surpreenderam. Beal perdeu vários jogos, machucado, mas teve bons momentos na temporada, e o Wizards deve apostar no garoto, com média de 13.9 pontos na temporada. Waiters mostrou potencial para ser um bom pontuador ao lado de Kyrie Irving, mas precisa melhorar o arremesso, com muitas escolhas precipitadas e apenas 41% de aproveitamento de quadra.

Thomas Robinson, ala-pivô da universidade de Kansas, mostrou bastante dificuldade em se adaptar ao jogo da NBA. Teve pouco tempo de quadra, tanto no Sacramento Kings, quanto no Houston Rockets, é verdade, mas mostrou deficiência nos arremessos e deve ficar em segundo no prêmio de Shaquille O’Neal (ou Dwight Howard) de dificuldades em encestar nos lances livres, entre os novatos. Só Andre Drummond, do Pistons, perde para Robinson em aproveitamento (pífios 34% contra 54%) nessa categoria. Mostrou mais facilidade em pegar rebotes, algo positivo. É esperar para ver se em Houston ele terá chances, mesmo com a boa temporada de Omer Asik.

O favorito pra ganhar o prêmio de melhor “rookie” do ano é o surpreendente Damian Lillard, armador da Universidade Weber State. Com 22 anos, mais velho que Davis e Gilchrist, por exemplo, Lillard já mostrou mais maturidade e entendimento do jogo da NBA, refletindo nas médias de 18.9 pontos e 6.5 assistências. Claro, ainda comete erros naturais de um novato, principalmente na seleção de arremessos, alguns ainda precipitados. Mas, no resumo geral da temporada, Lillard foi o novato que mais encheu os olhos, principalmente no medíocre time de Portland, que joga a temporada sem contar com um bom banco.

Para encerrar, é interessante ficar de olho em Jonas Valanciunas, pivô lituano que foi “draftado” pelo Toronto Raptors em 2011, mas que ficou uma temporada a mais na Europa, ou seja, é novato. Prestes a completar 21 anos, Valanciunas já possui certa rodagem na Europa, inclusive participando das Olimpíadas de Londres em 2012. No início de temporada, parecia ter uma seleção limitada de arremessos, com apenas boa capacidade de pegar rebotes. Com o Toronto já eliminado de qualquer chance de playoffs, o jovem vem tendo mais tempo de jogo, e vai correspondendo; alcançou a casa de dígitos duplos nos últimos 11 jogos, mostrando um arsenal ofensivo mais variado também fora do garrafão. E ainda continua com ótimo posicionamento para pegar rebotes, além de mais força física. Com médias de 8.7 pontos e 6.1 rebotes, Valanciunas chegou com pouco alarde na NBA, mas, aos poucos, atrai os holofotes.

Com tempo de jogo, Jonas Valanciunas cresceu na temporada.

Com tempo de jogo, Jonas Valanciunas cresceu na temporada.

Apesar de Damian Lillard ser o favorito para levar o prêmio de novato da temporada, todos os jogadores aqui citados deverão ter boas carreiras na NBA (com preocupação, apenas Thomas Robinson). Não se deve esquecer, também de Harrison Barnes (bom ala que se encaixou no Warriors), Jared Sullinger (pivô de boa força física, que encerrou a temporada prematuramente, devido a uma lesão), Andre Drummond (precisa ser “lapidado”, mas mostra potencial), Mo Harkless (conquistou, aos poucos, espaço na rotação do Magic e está correspondendo bem), Tyler Zeller e Meyers Leonard.

Os que decepcionaram: Terrence Ross (muito precipitado nos arremessos, defesa deficiente), Austin Rivers (mesmo problema de Ross), além do já mencionado Thomas Robinson. E torço para que Royce White estreie na próxima temporada, após tanta confusão.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273