Os 5 primeiros da classe de 2011

Escrito por
Publicado em: 23/06/2011

irving

23 de Junho, feriado no Brasil e noite de Draft na NBA. Como sempre, o Draft Brasil acompanha a movimentada noite dos novatos. Em tempo real, o nosso Twitter continua atento as escolhas, enquanto aqui no site começam as análises.

Primeiro vamos falar dos cinco primeiros selecionados, ou seja, Kyrie Irving, Derrick Williams, Enes Kanter, Tristan Thompson e Jonas Valenciunas.

#1 Pick – Kyrie Irving – Cleveland Cavaliers

Sem surpresas os Cavs escolheram Irving na primeira escolha. Vindo de Duke, Irving é um armador nato que pode melhorar o jogo de seus companheiros. Teve médias de quase 18 pontos e 5 assistências por jogo em sua primeira temporada de NCAA. O jovem armador tem boa capacidade física e me impressiona sua capacidade de pontuar no jump-shot e na linha de lance livre. Deve se tornar um jogador bastante sólido no Cavs. Vale lembrar que ele também é um bom defensor e chega ao Cavs como o primeiro número um após LeBron James.

#2 Pick – Derrick Williams – Minnesota Timberwolves

Williams é um atlético ala-pivô de 2,02m que impressiona pelo bom chute de fora (56% 3PT na última temporada). Além disso, consegue pontuar no jogo interno e forçar jogadas para o lance livre. Bom nos rebotes, apanhou quase 8.5 por jogo na última temporada de NCAA. Juntamente com 19.5 pontos por jogo foi o destaque de Arizona e mostrou também muita inteligência em seu jogo. Seu grande problema é por enquanto seu tamanho, ou seja, é um jogador da posição 4 ou será deslocado para a posição 3?

#3 Pick – Enes Kanter – Utah Jazz

O pivô turco de aproximadamente 2,10m fez boa carreira em seu país. É um atleta inteligente, bom de rebotes e com uma capacidade interessante de chutar de fora. Além disso, tem uma envergadura gigantesca e é muito bom nos corta-luzes. Acabou não jogando na última temporada por conta de regras da NCAA, ou seja, me surpreendeu um pouco sua escolha antes de jogadores mais rodados. Kanter tem como ponto fraco a velocidade.

#4 Pick – Tristan Thompson – Cleveland Cavaliers

Thompson foi a primeira grande surpresa do Draft. Quando todos esperavam Valanciunas, Stern chamou Thompson. Ninguém tem certeza do que o Cavs pensou, entretanto, correu alguns riscos com essa escolha. Thompson é um belo reboteiro (com destaque nos rebotes ofensivos), pontua com qualidade e tem força física. Com boa envergadura é um bom defensor, entretanto, mede apenas 2,02m e é um pouco baixo para o padrão NBA de jogo interno. Além disso, é péssimo nos lances livres. Uma escolha arriscada.

#5 Pick – Jonas Valanciunas – Toronto Raptors

O ótimo pivô lituano saiu apenas na quinta posição. Eu achei que sairia entre a #3 e a #4. Quem ganhou com isso foi o Toronto, afinal, Valanciunas é um dos melhores jovens da Europa. Na liga doméstica da Lituânia teve médias de quase 13 pontos e 8 rebotes por jogo. Na Euroliga (em alto nível), 8 pontos e 6 rebotes. É um jogador com um belo arsenal ofensivo ao redor da cesta. Como bônus, ainda chuta muito bem da linha do lance livre (88% na Euroliga). Precisa melhorar sua defesa e ganhar um pouco de força. Sempre foi listado como um trabalhador focado, ou seja, não deverá ter problemas para assimilar isso ao seu jogo. Valanciunas nasceu em 1992 e mede quase 2,15m.

Raoni Moretto
raoni@draftbrasil.net

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273