O segundo dia do Eurobasket 2011

Escrito por
Publicado em: 2/09/2011

Ontem, dia primeiro de setembro, tivemos o segundo dia de jogos do Eurobasket 2011, que classifica duas equipes para os Jogos Olímpicos de Londres, ano que vem. O breve resumo do que aconteceu no velho continente.

Espanha 87 x 73 Portugal

Os espanhóis venceram facilmente o time português com destaque para o pivô Pau Gasol, com 20 pontos e 9 rebotes em 20 minutos jogados. Juan Navarro fez 17 pontos e Marc Gasol fez 10 pontos e 9 rebotes. Todos os atletas espanhóis atuaram pelo menos 7 minutos na partida. Antônio Taveres foi o destaque do time luso, vindo do banco, o armador do Benfica fez 17 pontos em 19 minutos jogados. Mas foi pouco, com apenas 41% nos arremessos de quadra e sofrendo 55% e impressionantes 100% nos lances livres, Portugal conhece sua segunda derrota no Eurobasket 2011. A Espanha com duas vitórias em dois jogos, segue firme para confirmar seu favoritismo no torneio.

Sérvia 92 x 77 Letônia

Outra favorita ao título europeu, a Sérvia não teve problemas para confirmar a vitória sobre a Letônia. Nenad Krstic fez 23 pontos e converteu 7 de 10 arremessos de quadra e Dusko Savanovic fez 19 pontos. Pelos letões, o ala-pivô Roland Freimanis fez 18 pontos e capturou 8 rebotes, sendo o destaque solitário. A Sérvia tem duas vitórias em dois jogos e a Letônia segue sem vencer após duas rodadas.

Bósnia 94 x 86 Montenegro

A Bósnia conseguiu sua primeira vitória neste Europeu ao bater Montenegro, com virada no último periodo. Os destaques da seleção da Bósnia foram o lateral do Caja Laboral, Mirza Teletovic com 23 pontos e 4 rebotes e Nihad Dedovic com 19 pontos e 5 rebotes. Pelos montenegrinos, o pivô do Minnesota Timbewolves, Nikola Pekovic fez 16 pontos mas apanhou apenas 1 rebotes e o lateral Omar Cook fez 16 pontos. Montenegro perde a primeira em dois jogos e a Bósnia vence a primeira após duas partidas, embolando o grupo C.

Bulgária 68 x 65 Bélgica

No confronto de duas equipes figurantes do torneio europeu, os búlgaros foram mais competentes e venceram por três pontos após abrir quatro pontos no final do terceiro período. Os armadores Earl Rowland com 22 pontos e Filip Videnov com 17 pontos e 8 rebotes foram os destaques os búlgaros. Pelo lado belga, Sam Van Rossom com 17 pontos e pivô Tomas Van den Spiegel, 12 pontos e 8 rebotes, foram os melhores. A Bulgária venceu o primero jogo no torneio e a Bélgica mantém a saga de derrotas no grupo D.

Turquia 90 x 61 Grã Bretanha

Atuais vice-campeões mundiais, os turcos massacraram os britânicos com uma vitória por 29 pontos. Omer Asik fez 7 pontos e apnhou 9 rebotes e teve a companhia de Emir Preldzic, 15 pontos, 4 rebotes e 6 assistências como outro destaque. Pelos britânicos, novamente Luol Deng, agora com 22 pontos e 8 rebotes foi o destaque solitário. O time britânico converteu apenas 35% das suas tentativas de arremessos e cedeu 54,8%, uma diferença íncrivel e que descreve bem a diferença de realidade das equipes. Turquia tem duas vitórias em dois jogos e a Grã Bretanha perdeu sua segunda em dois confrontos.

França 85 x 68 Israel

Com um dos melhores elencos deste Eurobasket 2011, a França não tomou conhecimento de Israel e despachou os israelistas com vitórias de 24 x 14 no primeiro período e 22 x 13 no terceiro, para apenas manter a diferença e fechar sem problemas. Tony Parker, como segue a regra, foi o destaque principal dos franceses com 21 pontos e 8 assistências e Nicolas Batum converteu 15 pontos e recuperou 6 posses de bola. Os veteranos Yotam Halperin e Lor Eliyahu fizeram 15 pontos cada e David Blu fez 14, mas foram somente os três com qualidade para tentar a vitória. Israel segue sem vitórias após dois jogos e os franceses conseguiram a segunda vitória no torneio em dois duelos pelo Grupo B.

Grécia 81 x 61 Finlândia

A seleção helênica confirmou o favoritismo ao vencer os finlandeses por 20 pontos de diferença, abrindo todo período uma pequena vantagem. Ioannis Bourousis capturou 10 rebotes e marcou 19 pontos comandando os gregos. Pelos rivais, Petter Koponen foi o destaque solitário com 21 pontos. Enquanto os gregos converteram 58% das suas tentativas, os finlandeses não estiveram com a mão calibrada e converteram apenas 35% dos seus tiros, tornando a tarefa já complicada em missão ímpossivel. Gregos venceram os dois jogos disputados e a Finlândia perdeu as duas partidas até aqui.

Rússia 65 x 58 Geórgia

Os russos venceram sua segunda partida por uma diferença de 7 pontos contra uma Geórgia que incomodou bastante no segundo tempo. Após abrir treze pontos na primeira parte do jogo, os russos viram a vantagem cair para paenas sete pontos para os últimos dez minutos de confronto. Mas deu a lógica, com o lateral do Utah Jazz, Andrei Kirilenko terminando com 20 pontos e 4 rebotes sendo superado entre os pontuadores do duelo apenas pelo escolta Manuchar Markoishvili, 21 pontos e 3 rebotes. Os russos seguem em busca de mais um título europeu, porém ainda não convenceu com uma grande atuação. No grupo D, deu a sorte de ter ao lado seleções sem tanta tradição para duelar. A Geórgia perdeu o primeiro jogo no torneio.

Lituânia 97 x 77 Polônia

Os anfitriões passearam em casa contra a Polônia e venceram por 20 pontos de diferença. Com a exceção de Marikonas Petravicius, todos os lituanos jogaram pelo menos 9 minutos nesta partida, que teve como grande destaque Mantas Kalnietis que de todos os arremessos que tentou, errou apenas um lance livre na partida e finalizou com 19 pontos, 6 rebotes e 6 assistências. Pelos poloneses, Thomas Kelati fez 16 pontos e 4 rebotes para ser o destaque solitário. Lituânia venceu os dois jogos que fez e a Polônia segue sem vencer após dois duelos. No grupo A ainda temos Espanha, Turquia e Portugal, estes aliás, são os confrontos que faltam para Lituânia até o final desta primeira fase.

Alemanha 76 x 62 Itália

A mão italiana provavelmente não esteve em seus dias de glória. Com pifios 32% de aproveitamento nos chutes, a seleção azzurra não teve a menor chance contra Dirk Nowitzki, 21 pontos e 12 rebotes e Chris Kaman, 17 pontos e 17 rebotes. A dupla germânica combinou poara 14/30 nos arremessos de quadra, 38 pontos e 29 rebotes, a Itália inteira capturou apenas 34 rebotes, sendo 11 deles vindo de Danilo Gallinari, que se destacou nos rebotes e foi péssimo nos arremessos, 4/15. Com isso, a Alemanha tem duas vitórias em dois jogos e segue na luta pelo milagre de conseguir uma das duas vagas diretas para Londres-12 e a Itália, cada dia mais longe do bom basquetebol do vice-campeonato olímpico de 2004, tem duas derrotas em dois confrontos.

Macedônia 78 x Croácia

O armador Vlado Ilieviski converteu dois pontos faltando 10 segundos para o final do jogo e a Cróacia tentou um chute de três na última posse, para confirmar a grande zebra do segundo dia do Eurobasket 2011. Ilieviski conectou 18 pontos e Pero Antikj somou 15. Dontaye Draper fez 13 pontos, 6 rebotes e 6 assistências se tornando o destaque croata. Bojan Bogdanovic, que errou o derradeiro chute de três no final da partida, tinha acertado todos os outros três anteriores e no torneio, converteu nove de doze tentativas. Porém, com o erro no final da partida, a Crócia conheceu sua primeira derrota em dois jogos e a Macedônia venceu o primeiro confronto em dois duelos pelo grupo C.

Eslovênia 68 x 64 Ucrânia

O segundo período foi providencial para a derrota ucraniana. Após tomarem de 23 x 8 no período, o time bem que tentou mas não conseguiu tirar a diferença de 21 pontos que se estabeleceu no intervalo de jogo. A Eslovênia tentou entregar o ouro no final, perdendo o último período por 26 x 11, mas levou a vitória que no final das contas, veio por apeas 4 pontos de vantagem. No meio de toda insconsitência das equipes, os destaques foram o ala-pivô Erazem Lorbek com 12 pontos e o pivô Mirza Begic com 14 pontos de ajuda. No lado ucraniano, o pivô Kyrylo Fesenko fez 11 pontos em 15 minutos, mas apanhou apenas 1 rebote e teve ajuda do ala-pivô Serhiy Lishchuk com nove pontos e cinco rebotes. No rebotes do jogo, a Eslovênia dominou por completo a Ucrânia, 39 x 23, sendo 13 ofensivos contra apenas 18 defensivos dos ucranianos, dados que conseguem dar uma pequena ajuda para explicar onde a Ucrânia se perdeu no jogo. A Eslovênia segue invicta no torneio, dois jogos e duas vitórias e a Ucrânia perdeu os dois duelos que fez até aqui pelo grupo D.

Jogos do terceiro dia do Eurobasket 2011

Dia 02/09

Espanha x Grã Bretanha
Sérvia x Israel
Portugal x Polônia
Letônia x Itália
Turquia x Lituânia
França x Alemanha

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273